18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manchete
21/03/2020

'NÃO É HORA DISSO': OS RISCOS DE FAZER DIETA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Foto: Reprodução

Alimentação muito restrita pode causar deficiência de nutrientes que mantêm o sistema imunológico em dia, segundo especialista

Se você quer perder alguns quilinhos e está pensando em começar uma dietra restritiva, melhor mudar de ideia — pelo menos por enquanto —, pois isso pode te deixar mais sensível ao coronavírus.

 

Segundo a nutricionista Thaynara Fernandes, o momento que o mundo vive, de enfrentamento à pandemia, não é o adequado para limitar a alimentação, pois o sistema imunológico pode ser afetado.

 

"Quando fazemos dietas restritivas, estamos limitando algum tipo de nutriente no organismo. Dietas hipocalóricas, especialmente abaixo de 1000kcal, são imunosupressoras [reduzem as reações imunológicas do organismo]. Se tratando de redução dos carboidratos (bastante comum em dietas de emagrecimento), pode acontecer a piora do sistema imunológico. Quando falamos de proteínas, elas fornecem os aminoácidos que vão movimentar nosso sistema imune", explica. "Resumindo: não é hora de fazer dieta", destaca a profissional.

 

Veja também

 

Musculação em casa na quarentena? Sim! Personal de Marquezine e Anitta diz como

 

Bora ficar em casa! Saiba por que isolamento previne coronavírus

Thaynara afirma que todos, sendo do grupo de risco ou não, devem agir da mesma forma no que diz respeito à alimentação: ingerir frutas e legumes alaranjados, que fornecem carotenóides que auxiliam no sistema imunológico, e caprichar nos alimentos fonte de vitamina C, como limão, laranja, acerola, kiwi, camu camu. "Como tempero, abuse do alho, cebola e gengibre que possuem compostos bioativos que melhoram o sistema imunológico como um todo", diz.

 

Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp

 

Para quem quiser dar um 'up' no sistema imunológico e, assim, reforçar a prevenção contra o vírus, a nutricionista recomenda extrato de própolis. "Especialmente o verde, tem ação antiviral. Como o coronavirus é um tipo de vírus, pode colaborar indiretamente". 

 

R7

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.