19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
29/05/2020

'Nesses termos, até eu assinaria', diz Aras sobre manifesto de procuradores críticos à sua atuação

Foto: Reprodução

Procurador-geral minimiza abaixo-assinado que pede respeito à lista tríplice para indicação do PGR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, minimizou nesta sexta-feira o abaixo-assinado feito no Ministério Público Federal com o objetivo de crítica-lo. Ao GLOBO, Aras disse que até ele assinaria o texto que circula entre procuradores de todo o país. O manifesto defende que o presidente da República adote a lista tríplice com nomes indicados pela categoria na escolha do comandante da instituição. No ano passado, Aras foi alçado ao posto sem ter integrado a lista.

 

O abaixo-assinado foi uma provocação a Aras, uma resposta a decisões recentes tomadas por ele considerada “governistas” por uma ala do Ministério Público Federal. Na quarta-feira, depois da operação determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, Aras pediu para a Corte suspender as investigações.

 

— Nesses termos, até eu assinaria esse abaixo-assinado, porque é um tema que nunca foi debatido pelo Congresso. Todavia, eventual propositura de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) poderia ensejar reformas de toda sorte na estrutura e na organização do Ministério Público da União, atingindo direitos e prerrogativas constitucionais — afirmou Aras.

  

Veja também

 

Aras se manifesta contra apreensão do celular de Bolsonaro

 

Bolsonaro teme que Carlos seja próximo alvo de operação contra fake news

O procurador-geral demonstrou apoio ao trecho do texto que circula pela internet que trata da garantia da independência do Ministério Público. “Com a finalidade de garantir à Procuradoria-Geral da República a efetiva independência indispensável ao exercício da missão constitucional do MPF, é necessário fazer um debate amplo, público e aberto sobre a institucionalização”, diz o texto.

 

Aras também observou que, se uma PEC sobre o assunto fosse votada pelo Congresso Nacional, seria necessário mudar também a Lei Complementar 75, que trata da estrutura do Ministério Público.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Segundo ele, regras básicas do funcionamento da instituição poderiam ser revistas - como, por exemplo, ficar sacramentada a possibilidade de escolha de um integrante do Ministério Público do Trabalho, ou do Ministério Público Militar, para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). A observação é um recado para a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), que ajudou a organizar o abaixo-assinado e são contrárias a nomeação de outras alas do Ministério Público para comandar a instituição.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.