23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
08/10/2021

'Poço do inferno' é explorado pela 1ª vez no iêmen

Foto: Reprodução

O poço de Barhout, no Iêmen

O poço de Barhout, no Iêmen, foi explorado pela primeira vez na história, ou ao menos é o que acredita um grupo de espeleólogos vindos do Omã. Segundo a lenda local, a cavidade foi batizada de "Poço do Inferno" por amedrontar os moradores da região, os quais acreditam que ela serve como uma prisão para demônios.

 

O enorme buraco fica localizado no deserto da província de Al-Mahra, no leste do país. Com 30 metros de largura, o misterioso lugar serve como porta de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Após a expedição, os pesquisadores encontraram alguns animais mortos, como cobras, e pérolas verdes e acinzentadas formadas por sais de cálcio levados pela água da chuva.

 

Embora a expectativa local fosse de que os exploradores encontrassem monstros e demônios dentro da caverna, não houve qualquer indício a respeito de seres sobrenaturais durante a expedição. Ao todo, oito espeólogos decidiram participar dessa missão por algo que descreveram como "paixão".

 

Veja também

 

Por que existem casas falsas em londres?

 

Empresa brasileira cria teste para descobrir nossa idade biológica

 

(Fonte: AFP/Arquivos)

 

Em entrevista a Agence France-Press (AFP), Mohamed al-Kindi, pesquisador e professor de geologia na Universidade Alemã de Tecnologia de Omã, comentou sobre as expectativas para o caso. "Nós acreditávamos que esse projeto iria revelar uma nova maravilha e parte da história do Iêmen", disse.

 

Antes de publicarem um relatório final sobre a expedição, a equipe afirma ter coletado diversas amostras de águas, pedra, solo e alguns dos animais mortos para levar para análise. Por muito tempo, diversas autoridades iemenitas afirmaram à AFP não fazer ideia do que existia no buraco.

 

Poço milenar

 

(Fonte: AFP/Arquivos)

 

Em declaração oficial, oficiais do governo do Iêmen chegaram a afirmar nunca terem procurado saber mais sobre o que existir no fundo do Poço do Inferno, mas que provavelmente ele existiria há "milhões e milhões" de anos. Mesmo com todo esse tempo, ninguém nunca tinha tido a ousadia de chegar até o fundo.

 

Após entrar no buraco, os espeólogos precisaram descer cerca de 50 a 60 metros até atingir o solo outra vez. De acordo com Salah Babhair, que participou da operação, a operação chegou a causar certo desconforto entre os exploradores, visto que a caverna possuía pouco oxigênio e quase nenhuma ventilação.

 

Buracos como o poço de Barhout normalmente são formados quando os vazios de uma rocha abaixo da superfície se expandem tanto que o telhado da estrutura não resiste mais. Dessa forma, um enorme vão é aberto na parte superior, criando uma forma de acesso para uma caverna misteriosa.

 

Falta de exploração

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

Fotos: Reprodução

 

Além da preocupação quanto a respiração, os maiores motivos para o Poço do Inferno ter permanecido até hoje são dois: misticismo e conflitos armados. Durante séculos, a população do Iêmen transmitiu lendas de geração para geração dizendo que "djinns", ou espíritos malignos, viviam sob esse buraco.

 

Por conta disso, a maioria dos moradores locais evitam passar perto da região ou até mesmo falar sobre o poço, com medo de que isso possa trazer grande azar para suas vidas. Além disso, a situação política do país não é nada boa, o que não facilita a criação de oportunidades para esse tipo de pesquisa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Desde 2014, o Iêmen está preso em uma guerra civil entre o governo e os rebeldes hutis, causando dezenas de milhares de mortos e fazendo com que milhões de pessoas buscassem sair do país. O combate também fez com que o país ficasse à beira de uma crise de forme devastadora. Segundo as Nações Unidas, isso pode estar afetando 14 milhões de pessoas.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.