28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
03/12/2021

'Super Bigode': TV estatal da Venezuela transmite desenho de herói inspirado em Nicolás Maduro

Foto: Reprodução

O slogan do herói é "Com mão de ferro", frase que Maduro repetiu divesas vezes ao assumir o poder em 2013

A emissora de televisão estatal da Venezuela (VTV) exibiu nesta semana o desenho de um super-herói inspirado no presidente do país, Nicolás Maduro, batizado de "Super Bigode". O personagem, que tem a função de "combater o imperialismo dos Estados Unidos" e "salvar o país", gerou polêmica pela propaganda do governo e por retratar outros políticos de oposição como vilões. 

 

O slogan do herói é "Com mão de ferro", frase que Maduro repetiu divesas vezes ao assumir o poder em 2013. Em 2019, ele mesmo se descreveu como "Super Bigode", durante uma declaração em que criticava o presidente do Equador, Lenín Moreno.

 

Conforme o jornal El País, numa prévia divulgada por jornalistas e apoiadores do Chavismo, dois personagens representados como galinhas, com traços que os identificam com os opositores Julio Borges e Henry Ramos Allup, tramam com um suposto vilão da Casa Branca um plano para causar um apagão no país. A situação remonta o período de 2019 em que cidades ficaram de três a dez dias sem fornecimento de energia elétrica.

 

Veja também

 

Partido de Nicolás Maduro elege 20 dos 23 governadores em eleições na Venezuela

 

Maduro chama Bolsonaro de 'imbecil' por associar vacina e Aids

 

O "Super Bigode" convoca um grupo de pessoas para garantir que vai resolver o problema. Na sequência, ele destrói um drone enviado dos EUA para gerar um suposto efeito eletromagnético capaz de hackear a principal usina hidrelétrica no país. O fornecimento de energia é retomado e a população o celebra como "indestrutível".

 

Em meio a um contexto de controle e censura, não há informações sobre quem são os criadores da história, se é uma produção financiada com dinheiro público, quantos episódios terá, ou o tempo e os canais em que o desenho será transmitido.

 

Eleições regionais


O desenho surge logo após as eleições regionais na Venezuela, que tiveram o menor comparecimento em 20 anos: seis de cada dez cidadãos não saíram de casa para votar. Para analistas, a alta abstenção refletiu principalmente o desânimo do eleitor, que não vê nem o governo nem a oposição como alternativas capazes de resolver os problemas cotidianos.

 

TV estatal da Venezuela transmite desenho de herói inspirado em Nicolás Maduro

Imagem: Reprodução

 

O pleito garantiu ao chavismo a prefeitura de Caracas e pelo menos 19 dos 23 governos estaduais — ainda falta, contudo, o resultado no estado de Barinas, terra natal do ex-presidente Hugo Chávez. O desempenho da oposição foi um pouco melhor em nível municipal, conquistando 117 cidades, enquanto o chavismo venceu em 218 das 335 prefeituras. Antes, comandava 306 cidades.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O partido governista viu sua votação total diminuir para menos de 4 milhões, em comparação com os 5,9 milhões de votos que obteve há quatro anos. No total, cerca de 55% dos votos foram a favor de opositores, ou seja, os candidatos chavistas receberam menos da metade dos votos.

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.