28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
02/05/2021

'Superlua de sangue' e chuva de meteoros: os destaques astronômico de maio. VEJA

Foto: Reprodução

Um eclipse lunar total, que não poderá ser visto no Brasil, e várias conjunções entre a Lua e alguns planetas também darão o tom do espetáculo de fenômenos celestiais ao longo do mês; confira a lista completa

Maio é o mês das noivas, mas também de uma chuva de meteoros, de várias conjunções entre a Lua e planetas, de uma superlua e um eclipse lunar total que, infelizmente, não será visível aqui do Brasil.

 

Veja abaixo nosso calendário astronômico de maio com os eventos e datas mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes (para mais ou para menos) de acordo com sua posição no país.

 

Veja também

 

A mudança climática mudou o eixo da Terra de maneira invisível

 

Os diferentes tipos de infernos mitológicos

 

Calendário astronômico de maio

 
3 de maio : começamos o mês com uma conjunção entre a Lua e Saturno , ou seja, eles estarão “juntinhos” no céu. O para será visível a partir das 00h15, quando surgirão no horizonte ao leste. Saturno estará abaixo e à esquerda da Lua.

 

4 de maio : conjunção entre a Lua e Júpiter . O par será visível a partir da 1h20, quando surgirá no horizonte ao leste. Desta vez é Júpiter quem estará abaixo e à esquerda da Lua, enquanto Saturno estará acima dela, também à esquerda.

 

Calendário astronômico de maio: veja quando ficar de olho no céu - Olhar  Digital

 

6 de maio : pico da chuva de meteoros dos Eta Aquarídeos, que tem este nome pois parecem emanar da constelação de Aquário. Ela será visível a partir da 1h43, quando Aquário surge no horizonte ao leste, e continuará “ativa” até o amanhecer. O melhor horário para observá-la é cerca de uma hora antes do nascer do sol, quando a constelação estiver alta no horizonte.

 

A Lua Nova favorece a observação, e em um local com condições ideais (céu claro e longe da poluição luminosa das grandes cidades) será possível observar até 36 meteoros por hora.

 

Fases da Lua: tempo de duração e características - Calendarr

 

15 de maio : Mercúrio chega ao ponto mais alto no céu. Você poderá vê-lo brilhando a oeste, logo após o pôr do Sol.

 

16 de maio : Conjunção entre a Lua e Marte . O par será visível a partir do pôr do sol 35º acima do horizonte a noroeste, e irá “descer” até se pôr às 21h07.

 

Lua e Marte: veja como observar a conjunção dos astros nesta noite -  TecMundo

 

17 de maio : Lançamento do quinto satélite Space Based Infrared System Geosynchronous satellite (SBIRS GEO 5) para a Força Espacial do EUA. O foguete Atlas V da United Launch Alliance decolará a partir da plataforma 41 da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.

 

26 de maio : teremos a maior “superlua” do ano, conhecida nos EUA como “ Lua das Flores ” (Flower Moon) surgindo no horizonte a leste a partir das 18h20.

 

Superlua Rosa: saiba como observar o fenômeno que vai acontecer hoje

Fotos: Reproduções

 

No mesmo dia teremos um eclipse total da Lua, que infelizmente não será visível no Brasil. Durante o eclipse a Lua pode assumir uma coloração avermelhada, dando-lhe o apelido de “Lua de Sangue”.

 

27 de maio : lançamento da missão OneWeb 7 com 36 satélites da constelação de internet OneWeb, concorrente da Starlink. Um foguete russo Soyuz decolará do cosmódromo Vostochny, na Sibéria.

 

30 de maio : mais uma conjunção entre a Lua e Saturno. O par estará visível a partir das 22:25, quando surgir no horizonte ao leste. Saturno estará alinhado com a Lua, à sua esquerda.

 

Como se orientar


Para acompanhar nosso calendário astronômico , é importante saber em que direção olhar e como identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

 

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android minha recomendação é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.