29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/10/2019

10 dicas para garantir um bom pós-operatório depois da cirurgia plástica

Foto: Divulgação

Dormir mal, comer errado, estresse e exercícios físicos podem prejudicar a cicatrização

 O cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Marco Cassol, enumera as dez atitudes que fazem com que a cicatriz apareça mais do que a beleza de um novo nariz, abdômen ou contorno corporal. Saiba como evitá-las:

 

1 – Fumar: uma das coisas mais importantes no pós-operatório é parar ou diminuir muito o cigarro, e isso deve ser combinado antes da cirurgia. Se possível, suspender o cigarro antes da cirurgia e combinar com o médico a necessidade de suporte medicamentoso. O mínimo aceitável de fumo é nada, mas é melhor diminuir do que não fazer nada.

 

2 – Parar de comer ou comer errado: a nutrição e o aporte proteico e de vitaminas contribuem muito na cirurgia. Não é preciso mudar completamente a alimentação, mas deve-se adicionar à dieta frutas, verduras e proteína, animal ou vegetal, como soja, carne, leite e ovos. Também podemos receitar o Cubitan, que é um suplemento como se fosse um tipo de iogurte. Neste caso, nem precisa ser um por dia. Meio já oferece esse aporte proteico extra.

 

Veja também 

 

Confira nomes curtinhos para meninas que serão tendência em 2020

 

Melasma não tem cura, mas tem tratamento explica especialista

 

3 – Não controlar os níveis: em pacientes com doenças crônicas, a que mais compromete a cicatrização é a diabete, mas também tem a pressão alta e a insuficiência renal. No pós-operatório, o paciente precisa estar com este problema compensado, ou seja, dentro dos padrões aceitáveis.

  

4 – Pensar que toda cirurgia é igual: há peculiaridades. Em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica (redução de estômago), o cuidado com a anemia e o déficit de vitaminas precisa ser redobrado. É preciso fazer exames antes da cirurgia e ter todos os níveis controlados, inclusive no pós-operatório. Para estes pacientes também pode ser administrado o Cubitan.

 

 5 – Dormir pouco ou mal: pode parecer uma bobagem, mas cuidar da quantidade e da qualidade do sono é muito importante. As pessoas não se atentam para isso e acabam não tendo o sono REM (fase dos sonhos). O sono ideal é de oito horas ininterruptas.

 

 6 – Estressar-se: o paciente deve aproveitar esse momento da cirurgia para diminuir o ritmo e se auto avaliar, se sentir, se enxergar. É um momento único, inclusive de reavaliação emocional.

  

7 – Usar drogas: os alucinógenos causam desconexão e queremos que a pessoa esteja conectada. Dessa forma, mais rápida é a recuperação.

 

 8 – Não fazer o que o médico orientou: seguir as prescrições médicas é fundamental para uma boa recuperação. Se o médico pediu para usar cinta e fazer drenagens linfáticas, por exemplo, é porque é realmente importante. E no tempo que ele determinou.

 

 9 – Descuidar da cicatriz: duas coisas que fazem com que ela fique com boa qualidade são a vascularização (aporte sanguíneo) e a tensão (quanto maior, mais alargada ficará a cicatriz). Por isso, não se deve expor a cicatriz a uma tensão excessiva, o que inclui os exercícios físicos. O retorno às atividades físicas ocorre em no máximo dois meses; a média é de um mês e meio, com uma evolução progressiva.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

  

10 – Usar qualquer coisa na cicatriz: sempre seguir a orientação do médico sobre placa de silicone, filme plástico cicatrizante, cremes para cicatriz e outros tratamentos para cicatriz hipertrófica e queloide, como laser de CO2, dermaroller, infiltração de triancinolona, betaterapia. Além disso, é fundamental usar o curativo de micropore pelo tempo estipulado pelo médico.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.