20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
11/01/2022

2º ataque com drone em 4 dias deixa mortos na Etiópia

Foto: Reprodução

Ao menos 17 pessoas morreram, a maioria mulheres, segundo trabalhadores humanitários. Ataque aéreo na sexta matou 56 e feriu 30, incluindo crianças, em um campo para deslocados.

Um ataque aéreo com drone na região de Tigré, no norte da Etiópia, matou ao menos 17 pessoas e feriu dezenas na cidade de Mai Tsebri, na segunda-feira (10). A maioria das vítimas são mulheres.

 

As mortes ocorrem dias após um outro ataque aéreo matar 56 pessoas e ferir mais de 130, incluindo crianças, em um campo para deslocados na cidade de Dedebit na sexta-feira (7).

 

Após o primeiro ataque, a ONU informou no domingo (9) que organizações humanitárias haviam suspendido seu trabalho na região "devido à ameaça contínua de ataques com drones".

 

Veja também 

 

Coreia do Norte lança novo míssil balístico

 

Coreia do Norte testa com sucesso míssil hipersônico

A Etiópia é o segundo país mais populoso da África e governada pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2019 pelo fim do conflito de 20 anos com a vizinha Eritreia.

 

Policiais exibem armas durante parada militar em Addis Abeba, capital da Etiópia, em 19 de junho de 2021, na véspera das eleições locais — Foto: Ben Curtis/AP

 

Mas o país vive uma guerra civil há mais de um ano, entre forças do governo e seus aliados regionais, apoiados pela Eritreia, e rebeldes da Frente de Libertação Popular do Tigré (TPLF), no norte do país.

 

MAPA - Tigré, Etiópia — Foto: g1

 

Mapa mostra a região do Chifre da África — Foto:  g1

 

Após o ataque de segunda (10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou com o premiê etíope por telefone e levantou preocupações sobre as vítimas civis e o sofrimento causado por ataques aéreos, segundo o governo americano.

 

A guerra no Tigré


O governo etíope nega atacar civis no conflito, que começou em novembro de 2020, quando Abiy Ahmed decidiu fazer uma operação contra a Frente de Libertação Popular do Tigré (TPLF).

 

A nomeação de Abiy como primeiro-ministro em 2018 encerrou 27 anos de domínio da TPLF no comando do país, mas o grupo permaneceu no poder em sua região natal.

 

O premiê prometeu uma intervenção curta no Tigré, mas a ofensiva se converteu em uma sangrenta guerra civil com abusos das duas partes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Cada lado culpa o outro: a TPLF acusa Abiy de centralizar o poder em detrimento das regiões, e o prêmio Nobel da Paz acusa o grupo de tentar retornar ao poder no país. E ambos negam as acusações.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.