18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
28/01/2023

3 dicas para um café da manhã mais saudável

Foto: Reprodução

Durante a noite, o nosso corpo fica por um longo período de tempo sem receber alimento, mesmo que continue trabalhando para manter suas funções básicas. Nesse sentido, o café da manhã é o responsável por fornecer energia para as primeiras tarefas do dia e, por isso, é considerado a refeição mais importante.


"Pular a primeira refeição do dia pode afetar o desempenho cognitivo, prejudicar a memória e a atenção", destaca o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em emagrecimento e controle do peso e membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition do Brasil.

 

Um estudo publicado na Revista de Nutrição pontua que o hábito de se alimentar ao levantar da cama tem associação a um menor risco de doenças do coração, pois auxilia na saciedade e contribui para o controle do peso.

 

Veja também 

 

Qualquer quantidade de álcool faz mal ao cérebro, mostra estudo

 

Caso Zé Neto: saiba como agir durante uma crise de ansiedade

No entanto, é preciso ressaltar que esses benefícios são conquistados quando o café da manhã conta com uma combinação adequada de alimentos. Pensando nisso, o Nataniel Viuniski lista três dicas importantes para que essa refeição seja saudável.

 

COMBINE ALIMENTOS DE CADA GRUPO

 

Um café da manhã completo é aquele que consegue oferecer proteínas, carboidratos e gorduras ao organismo, afinal, esses três macronutrientes desempenham funções e benefícios específicos no nosso corpo.

 

Os carboidratos são fundamentais para o funcionamento do organismo, pois fornecem a energia necessária. Em alguns casos, eles também podem ser ricos em fibras, por exemplo, nas frutas e nos pães integrais e cereais.

 

As proteínas desempenham um papel muito importante no metabolismo celular, além de serem indispensáveis para a saciedade e para a manutenção de massa muscular. Elas podem ser de origem animal (ovos, leites e derivados) ou vegetal (como a proteína da soja).

 

Por serem precursoras de hormônios e interferirem na absorção de vitaminas lipossolúveis, as gorduras são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Segundo Nataniel, as gorduras insaturadas devem ser priorizadas e consumidas moderadamente, uma vez que não apresentam risco cardiovascular."São aquelas consideradas "boas" e que estão presentes em alimentos como azeite de oliva, semente de linhaça, chia, abacate, peixes e oleaginosas (castanha-do-pará, nozes, amêndoas), entre outros", explica ele.

 

É preciso tomar cuidado com o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, que podem ter ação inflamatória no organismo.

 

FAÇA TROCAS NUTRITIVAS

 

Para que o organismo desempenhe suas funções de forma adequada e para fortalecer o sistema imunológico, é essencial ingerir vitaminas e minerais.

 

Então, avalie se você pode aumentar o consumo de alimentos enriquecidos com esses micronutrientes.

 

"Além das frutas, legumes e verduras, as vitaminas e minerais podem ser obtidas por meio de suplementos alimentares e dos shakes substitutos parciais de refeição de marcas reconhecidas, que são práticos de preparar e fornecem nutrientes em quantidades balanceadas, conforme as rígidas normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", aponta o especialista.

 

MANTENHA UM ROTINA DE HORÁRIO

 

Você já ouviu falar em ciclo circadiano? Ele é um ritmo biológico e natural do organismo que comanda alguns processos fisiológicos para que o nosso corpo sinta fome, acorde e tenha sono, por exemplo.

 

Por essa razão, é interessante ter horários específicos e regulares para as refeições e outras atividades, incluindo a atividade física e o sono.

 

Segundo um estudo publicado no periódico Frontiers in Endocrinology, quando nos alimentamos em horários que fogem do padrão em relação ao dia e a noite, o funcionamento do corpo é impactado negativamente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"O impacto no ciclo circadiano está relacionado ao ganho de peso e à obesidade, além de baixa imunidade. Daí a importância de manter uma rotina saudável sempre com exercícios e horários definidos para comer, trabalhar, estudar e se divertir", conclui o especialista.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.