19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/11/2022

4 motivos para fazer terapia e colocar a saúde mental em primeiro lugar

Foto: Reprodução

Especialista lista vantagens da terapia e explica importância para a saúde mental em fazer esse tipo de acompanhamento

A saúde mental é um assunto com cada vez mais força. Mesmo antes da pandemia, a procura por acompanhamento psicológico já crescia, tendo aumentado em 44,5%, segundo a análise especial publicada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Por sua vez, durante e após o período pandêmico, esse interesse pela terapia cresceu ainda mais.

 

Segundo o Dr. Ariel Lipman, médico psiquiatra, a terapia se faz cada vez mais importante nos dias de hoje, uma vez que levamos uma vida progressivamente mais agitada. Por isso, não é raro nos sentirmos desconectados de nós mesmos.

 

“Falar com um profissional sobre seus sentimentos e mesmo sobre os eventos do seu dia a dia pode ser extremamente aliviador. Sem falar nos benefícios que a terapia pode trazer para uma pessoa a longo prazo. Por isso, não faltam motivos para procurar um terapeuta”, afirma o especialista.

 

Veja também 

 

Saúde do cérebro: veja alimentos que melhoram o seu funcionamento

 

Vitamina B é fundamental para o cérebro; veja onde encontrar

Veja a seguir algumas vantagens da terapia listadas pelo profissional:

 

CONSTRÓI AUTOCONFIANÇA


Uma pessoa que faz acompanhamento com um terapeuta pode se tornar mais autoconfiante. Isso porque, ao aprender a lidar melhor com seus sentimentos e inseguranças, é possível ganhar mais certeza em si mesmo.

 

“Por esse motivo a terapia é muito indicada para pessoas que sofrem de fobia social, por exemplo, pois esse é um transtorno cujo principal sintoma é a baixa autoestima”, explica Lipman.

 

EXPANDE O AUTOCONHECIMENTO


Não é só a autoconfiança que pode apresentar melhoras com a terapia, mas o autoconhecimento de forma geral. Ao manter conversas sinceras com um profissional, é possível externalizando sentimentos que estavam guardados.

 

“O autoconhecimento definitivamente é um dos maiores benefícios de se fazer terapia. Muitas pessoas acham que se conhecem e se entendem muito bem, mas só realmente passam a ter um grande conhecimento de si quando começam a ser atendidos por um psicólogo”, reitera o médico psiquiatra.

 

AJUDA A ENFRENTAR E CONVIVER COM SENTIMENTOS RUINS


Parte dessa trajetória de autoconhecimento na terapia é também aprender a conviver melhor com certos sentimentos, por piores que sejam, e também a enfrentá-los. E, nesse sentido, a terapia pode ajudar e muito.

 

Afinal, ao falar sobre seus problemas ou mesmo sobre situações simples do dia a dia que podem ser estressantes e desgastantes de alguma forma, além de compreender o porquê dessas ocasiões causarem tais sentimentos.

 

Assim, você vai conseguir começar a achar maneiras de lidar com essas situações de formas mais amenas ou, se possível, como enfrentá-las de frente.

 

TRABALHA E COMBATE BLOQUEIOS EMOCIONAIS E MEDOS


Como resultado de aprender a conviver melhor com sentimentos ruins, é possível também trabalhar e combater bloqueios emocionais, medos e traumas. Isso também é parte do processo de autoconhecimento, segundo o Dr. Ariel.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Se conhecer é também conhecer seus medos e traumas e, mais, saber como lidar com eles e, talvez, com o tempo, superá-los”, acrescenta ele. Portanto, mais um motivo para se fazer terapia é a possibilidade de superar bloqueios emocionais e outros problemas semelhantes. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.