28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/04/2020

5 alimentos que combatem congestão nasal para quem sofre de nariz entupido

Foto: Reprodução

Está sofrendo com nariz entupido? 5 alimentos que combatem congestão nasal

A congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, é um sintoma frequente que geralmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares.

 

Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente. O nariz entupido também pode surgir por causa de fatores externos como exposição à poluição, mudanças climáticas bruscas ou traumatismo.

 

Além disso, em alguns casos, a obstrução nasal ocorre devido a alterações anatômicas no nariz, como o desvio de septo. Esse sintoma desagradável pode vir acompanhado de um acúmulo de muco, o que dificulta ainda mais a respiração.

 

Veja também

 

Em meio à pandemia, como higienizar as compras do mercado? VEJA DICAS

 

Coronavírus: teste rápido que Brasil usará é mais vulnerável a falso-negativo

 

Na maioria dos casos, a congestão nasal é apenas um incômodo passageiro, que melhora rapidamente. Mas, se o desconforto persistir por semanas ou a pessoa ainda sentir dor na face, muita secreção, tosse, febre alta ou sangramento, é importante procurar um médico para averiguar se não é uma doença mais grave que precisa de tratamento.

 

Uma forma de amenizar a congestão nasal é escolher os alimentos adequados. Alguns contribuem para descongestionar as vias aéreas, enquanto outros causam a vasodilatação, aumentam a produção de muco, dão coceiras, espirros e falta de ar, piorando ainda mais o sintoma.

 

A seguir, indicamos quais alimentos podem diminuir a congestão nasal e quais devem ser evitados ou consumidos com bastante moderação. A lista foi elaborada com ajuda de Hugo Fraga Barbosa Leite, otorrinolaringologista e professor da disciplina de Otorrinolaringologia da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Marcelo Mello, otorrinolaringologista do Hospital CEMA; Karla Palma Portes, otorrinolaringologista e coordenadora do curso de Medicina da Uninove (Campus - Mauá) e Clarice Naya Loures, otorrinolaringologista do Hospital Santa Cruz.

 

Coloque no prato

 

 

Grãos e sementes

 

Castanhas, sementes de linhaça e de girassol contêm flavonoides. Essa substância tem efeito anti-inflamatório e é também emoliente, ou seja, ajuda a amolecer as mucosas e contribui para diminuir a sensação de entupimento nasal.

 

 

Canja de galinha

 

A canja de galinha possui o aminoácido cisteína, que atua como anti-inflamatório e acelera a fluidificação do muco aliviando a congestão nasal. Além disso, o vapor das sopas e as altas temperaturas aquecem e umidificam a mucosa nasal, levando a uma resposta fisiológica do corpo, com consequente descongestionamento do nariz.

 

 

Alho e cebola

 

Esses alimentos que são usados como temperos contêm substâncias que combatem infecções por bactérias, vírus e fungos. Isso ocorre devido a um componente chamado alicina que ajuda a diluir o muco e bloqueia as vias respiratórias e também reduz a inflamação da cavidade nasal.

 

 

Abacaxi

 

O abacaxi possui bromelina, uma substância que reduz a inflamação e diminui a congestão das vias nasais. Além disso, o abacaxi possui bastante água, o que ajuda na hidratação e vitamina C, o que combate inflamações. Lembrando que a bromelina encontra-se principalmente no miolo da fruta.

 

 

Gengibre

 

O consumo de gengibre diminui o sintoma devido as suas propriedades descongestionantes, que ajudam a limpar as vias respiratórias. Contém também substâncias anti-inflamatórias e por essa razão é um alimento que combate gripes e resfriados e alivia a congestão nasal causada por esses problemas de saúde.

 

Melhor evitar

 

 

Bebidas alcoólicas

 

O consumo de bebidas alcoólicas causa vasodilatação e obstrução nasal. A mucosa nasal é repleta de vasos sanguíneos, cuja função é aquecer o ar. Se esses vasos são dilatados, o nariz entope.

 

É muito comum algumas pessoas se queixarem de nariz entupido após as bebidas alcoólicas, sobretudo após tomar vinho. E também há pessoas que são alérgicas a alguns componentes de algumas bebidas, como cerveja e vinho, o que aumenta ainda mais o desconforto nasal.

 

 

Alimentos industrializados

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Consumir fast-food, enlatados e embutidos pode piorar os quadros alérgicos e causar a congestão, pois esses alimentos contêm nitritos, sulfitos, conservantes e corantes. Esses componentes pioram os quadros alérgicos e os problemas respiratórios. Por isso, é importante consumir com moderação. 

 

UOL

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.