29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
18/07/2022

5 geniais inventores mortos pelas próprias criações

Foto: Reprodução

Muita gente criativa por aí vive tentando encontrar seu lugar ao sol, ou pelo menos colocar seu nome na história com algo de relevante para a humanidade.

 

Foi mais ou menos dessa maneira que a tragédia entrou na vida dos inventores desta lista, que tiveram a infelicidade de ver seus dias chegarem ao fim por intermédio das próprias criações.

 

Alguns pela baixa segurança para testar seus produtos, outros pelo excesso de confiança de que sabiam o que estavam fazendo, as histórias destas pessoas criativas possuem erros semelhantes. Para deixar de ensino (e entreter a nossa audiência), conheça 5 mortíferas criações e seus finados criadores.

 

Veja também

 

Dedos enrugados: por que esse mecanismo é importante para nós?

 

Por que não podemos beber água do mar?

 

1. Sylvester H. Roper: bicicleta a vapor

Pioneiro na construção de automóveis e motocicletas, o norte-americano Sylvester H. Roper é uma lenda entre amantes da velocidade. Com muito talento em mecânica, aos 12 anos ele fez uma máquina a vapor sem nunca ter visto uma de perto e construiu um motor de locomotiva com apenas 14 anos.

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

Trabalhando em sua oficina em Boston, Roper desenvolveu um velocípede a vapor, considerado a primeira motocicleta da história. Ansioso para exibir sua invenção, Sylvester a levou até a pista de ciclismo do rio Charles, deu três voltas, atingiu 40 km/h e, na quarta volta, caiu, bateu a cabeça e morreu. O velocípede foi introduzido no Motorcycle Hall of Fame em 2002.

 

2. Li Si: as cinco punições

As Cinco Punições é o nome que recebeu um conjunto de penalidades físicas impostas pelo sistema legal da China durante a era pré-moderna. Segundo historiadores da Universidade de Stanford, Li Si, chanceler do país por quatro décadas, teria criado o conjunto de punições.

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

Servidor leal de dois imperadores chineses, Li Si acabou sendo preso em 208 a.C., acusado de conspirar contra o sucessor do trono, Fusu. Condenado por traição, foi morto enquanto era punido com o uso do método por ele inventado.

 

3. Horace Lawson Hunley: submarino

Ainda que fosse advogado, Horace Lawson Hunley era muito inventivo. Foi isso que o motivou a colocar seus talentos na construção de um submarino, que seria amplamente utilizado durante a Primeira Guerra Mundial. Os EUA enfrentavam a Guerra Civil e Hunley construiu um equipamento capaz de imergir, como forma de pegar os "ianques" desprevenidos.

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

No primeiro teste, cinco soldados morreram afogados. Horace não desistiu, melhorou o protótipo e, dias depois, conseguiu imergir e afundar um navio da União. Acontece que, no trajeto de retorno, o submarino afundou e toda a tripulação, incluindo Hunley, morreu.

 

4. Karel Soucek: cápsula acolchoada

O tcheco Karel Soucek foi um dublê sedento por adrenalina. Conhece a cena clássica do Pica Pau que um dos personagens desce as Cataratas do Niágara dentro de um barril? Então, Soucek fez isso, mas sobreviveu. Para o feito, ele desenvolveu uma cápsula acolchoada, que fazia às vezes de barril, e simplesmente se jogou. Feito atingido, partiu aposentadoria, certo?

 

5 geniais inventores mortos pelas próprias criações - Mega Curioso

 

Errado. Seis meses depois, Karel levou sua cápsula para outro desafio: despencar o topo do Astrodome, ginásio em Houston, direto em um tanque cheio de água. A queda não foi como planejada e, ainda que tenha sobrevivido ao impacto, morreu dias depois. Como homenagem, seu corpo descansa às margens das Cataratas do Niágara, do lado canadense.

 

5. Marie Curie: elementos radioativos de rádio e polônio

Marie Curie é uma das maiores cientistas de todos os tempos. A polonesa naturalizada francesa não foi apenas uma grande pesquisadora ou a primeira mulher a receber dois Prêmios Nobel. Em diferentes áreas, feito sem igual até hoje. Contudo, seu trabalho, que levou à descoberta dos elementos radioativos rádio e polônio também a matou.

 

(Fonte: Wikimedia Commons)

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para desenvolver sua pesquisa, precisou ser exposta a cargas de radiações ionizantes por períodos prolongados. Até o início do século XX, pouco se sabia sobre os efeitos nocivos da exposição a substâncias radioativas. Ela adoeceu e, em 1934, com apenas 66 anos, acabou falecendo em decorrência de anemia aplástica. 

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.