25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
11/05/2022

5 maneiras de recuperar a autoconfiança

Foto: Reprodução

Recuperar a autoconfiança: A autoconfiança refere-se ao sentimento de confiança nas próprias habilidades, qualidades e julgamento. E se alguns têm de sobra, outros são extremamente carentes. Felizmente, aumentar o seu ego pode ser aprendido! Aqui estão 5 dicas para construir autoconfiança.

 

Na psicologia, a autoconfiança é um componente da autoestima – a maneira geral como um indivíduo avalia seu valor pessoal. Refere-se à capacidade que reconhecemos em nós mesmos de agir “como deveríamos”. Ter autoconfiança promove equilíbrio interior, relacionamentos mais harmoniosos e maior realização pessoal. Acreditar em si mesmo e em suas habilidades permite que você se realize e, em um círculo virtuoso, avaliando-se pelo seu justo valor, reconheça e aceite seus limites. Quando você tem autoconfiança, é capaz de dedicar seus recursos à realização de si mesmo, em vez de desperdiçar energia se preocupando e buscando segurança.

 

Veja também

 

SOS Beauté: por que meus tratamentos faciais são ineficazes?

 

DIU: 6 mitos e verdades sobre o método contraceptivo

COMO GANHAR OU RECUPERAR A AUTOCONFIANÇA 

 

1. PARE DE SE COMPARAR COM OS OUTROS 


Comparar-se com os outros é um inimigo da realização. É, no entanto, uma dinâmica humana que se manifesta desde a infância. E continua na idade adulta: comparação de nossa aparência, nosso status social, nossas posses materiais, até mesmo nossos relacionamentos. E sejamos honestos, a mídia social não é necessariamente um impulsionador da confiança. Especialmente quando você segue apenas modelos e blogueiros de viagens. Para começar, já faça uma grande faxina no Instagram, Facebook, etc. Como Marie Kondo, pergunte a si mesmo se esta conta lhe traz alegria? Você se sente menos confiante em si mesmo depois de ver as fotos dessa pessoa? Portanto, pare de seguir. É radical, mas funciona, prometo. Quando você estiver fazendo comparações, tente igualar a pontuação em sua cabeça. Se você tem inveja do sucesso de outra pessoa, lembre-se de seus próprios triunfos. Todo mundo lidera sua própria corrida em seu próprio ritmo e a vida não é uma competição.

 

2. CUIDE DE VOCÊ 


Cuidar de si mesmo física e mentalmente é essencial para ter autoconfiança. Faça do “autocuidado” – como é frequentemente chamado – uma prioridade. Este termo engloba tudo o que você faz para se fazer bem. Então sim, isso inclui praticar uma atividade física que você goste, manter uma boa rotina de sono, ter uma alimentação saudável, mas isso não é tudo. É também saber quando seus recursos estão acabando e recuar o suficiente para se preservar. Cuidar de si também significa ouvir a si mesmo, permitir-se dizer não a certas coisas, concentrar-se em si mesmo.

 

 

3. PRATIQUE A AUTOCOMPAIXÃO 


Autocompaixão é tratar a si mesmo com gentileza quando você comete um erro, falha ou sofre um revés. Falar duramente consigo mesmo não o motivará a fazer melhor. De fato, estudos mostram que tende a ter o efeito oposto. Um estudo de 2009 publicado no Journal of Personality descobriu que a autocompaixão contribui para uma autoconfiança mais consistente. Pensar “Todo mundo está errado às vezes”, em vez de “Eu sou tão estúpido” ou “Eu estraguei tudo” pode ajudá-lo a se sentir melhor, mesmo que você não tenha se saído tão bem quanto esperava. Não sabe por onde começar a praticar a autocompaixão? É simples: imagine como você falaria com um amigo. Muitas vezes somos muito mais amigáveis, otimistas e encorajadores com nossos amigos e entes queridos do que com nós mesmos. Sempre que você estiver passando por um momento difícil, reserve um momento para refletir sobre como você reagiria com alguém próximo a você se encontrasse uma situação semelhante.

 

4. TENHA UM DIÁRIO DE GRATIDÃO 


O diário de gratidão ajuda você a se sentir bem e a desenvolver autoconfiança. É particularmente útil para aqueles que tendem a ver o copo meio vazio. Mime-se com um bom caderno, que você vai gostar de abrir todos os dias para anotar as coisas pelas quais você é grato. Para que isso funcione, é claro que deve ser enfrentado diariamente ou pelo menos regularmente. Marque esta consulta para se concentrar no que você tem (não no que você não tem!), seja gentil consigo mesmo e com os outros e se conheça melhor. Ao virar as páginas, você verá que essas listas de gratidão o ajudam a cultivar uma mentalidade positiva e a recuperar a confiança em si mesmo e em suas habilidades!

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

5. EEXPERIMENTE CERTAS SITUAÇÕES 


Quando seu cérebro te disser para não falar em uma reunião ou que você nunca poderá fazer esse exercício, lembre-se de que seus pensamentos nem sempre são precisos. E, às vezes, a melhor maneira de lidar com a conversa interna negativa é desafiar essas afirmações. Tente fazer aquelas coisas que você acha que não pode fazer e veja o que acontece. Você descobrirá que cometer alguns erros ou corar não é tão ruim quanto você imagina. E cada vez que você consegue enfrentar uma dessas situações, você melhora sua autoconfiança. 

 

Fonte: We Fashion Trends 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.