19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
01/06/2022

6 alimentos que você deve evitar durante a menopausa

Foto: Reprodução

Seguir uma dieta saudável e equilibrada é, no geral, uma boa ideia. Isso é especialmente verdade para mulheres que estão se aproximando ou que acabaram de passar pela menopausa, já que alguns alimentos podem intensificar os sintomas desagradáveis do período.

 

“Uma boa nutrição pode fazer uma grande mudança em como você se sente em relação aos sintomas da menopausa, como mudanças de humor, ondas de calor, exaustão, inchaço e possível ganho de peso”, diz a nutricionista Amy Jamieson-Petonic à “Everyday Health”, de onde são as informações.

 

Amy pontua, ainda, que mulheres na idade da menopausa devem se certificar de comer muitos grãos integrais, frutas e vegetais frescos e proteínas magras para uma saúde ideal.

 

Veja também

 

Menopausa: como fica o cabelo nessa fase?

 

Por que a menopausa está diretamente ligada ao declínio da saúde cardiovascular

 

Esse conselho é apoiado por uma pesquisa com 400 mulheres na pós-menopausa, documentada em um artigo publicado na revista “Menopause”, que descobriu que as mulheres que mantinham uma dieta rica em frutas e vegetais eram menos propensas a relatar sintomas da menopausa. O fato, entretanto, se opões entre aquelas cujas dietas eram ricas em alimentos gordurosos e doces.

 

Pensando nisso, vale ficar atenta ao cardápio durante esse período. Portanto, anote as dicas abaixo.

 

6 alimentos que você deve evitar durante a menopausa:

 

ALIMENTOS PROCESSADOS

 

Salgadinhos e biscoitos podem ser saborosos, mas geralmente são ricos em sódio e/ou carregados com açúcares adicionados, o que pode fazer seu organismo reter água e se sentir inchado, de acordo com Amy.

 

Se você deseja petiscar, experimente uma alternativa mais saudável, como queijo branco, cenoura mergulhada em homus ou alguns biscoitos integrais com manteiga de amendoim.

 

ALIMENTOS APIMENTADOS

 

Pense duas vezes antes de adicionar aquele molho de pimenta super forte em seu prato. Alimentos com alta classificação na escala de ardência podem desencadear sudorese, rubor e outros sintomas de ondas de calor.

 

Se você deseja dar um toque especial a um prato sem tempero, Amy sugere utilizar especiarias que dão sabor sem muita ardência, como cominho, curry, açafrão e manjericão.

 

FAST FOOD

 

“Restaurantes drive-thru podem ser convenientes quando você está com pressa, mas suas refeições costumam servir uma enorme quantidade de gordura”, diz Amy. Alimentos gordurosos podem aumentar o risco de doenças cardíacas — condição cujo risco é aumentado em mulheres na pós-menopausa, de acordo com a Associação Americana do Coração.

 

“Esses alimentos também tendem a promover ganho de peso, o que pode exacerbar os sintomas da menopausa”, continua a nutricionista. A melhor solução? Tenha alimentos rápidos e saudáveis ??à mão congelando sobras em casa. E se os restaurantes de fast food forem a única opção disponível, opte pelas escolhas mais saudáveis do menu.

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS

 

Embora não seja necessário renunciar ao álcool a todo momento, há muitas boas razões para manter o consumo moderado da substância. Para mulheres, isso significa uma bebida por dia ou menos.

 

Mulheres que tomam de duas a cinco doses por dia têm 1,5 vez mais risco de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não bebem nada, e o consumo excessivo da substância pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, de acordo com a Sociedade Norte-Americana de Menopausa. Além disso, algumas mulheres acreditam que isso as tornam mais suscetíveis a ondas de calor.

 

“Eu digo às mulheres para ouvirem seus corpos”, pontua Amy. “Se o álcool agrava os sintomas da menopausa, elas devem tentar evitá-lo.” Se você ainda quiser beber ocasionalmente, a especialista sugere experimentar o vinho branco, que tem menos álcool do que a maioria das bebidas.

 

CAFEÍNA

 

Sua xícara de café matinal pode estar piorando os sintomas do período. De acordo com um estudo da Mayo Clinic publicado na revista “Menopause”, mulheres na menopausa que consumiam cafeína eram mais propensas a ter ondas de calor do que aquelas que não a consumiam.

 

“Se você deseja uma bebida quente, experimente uma xícara de chá de gengibre quente ou menta — ambos sem cafeína” sugere Amy. Se é da energia extra que precisa, tente dar uma caminhada rápida em vez de depender da substância.

 

CARNES GORDAS

 

Além de serem ricas em gordura saturada, carnes como peito bovino e bacon podem diminuir os níveis de serotonina do corpo, segundo Amy. “Quando a serotonina cai, nos sentimos bravas, mal-humoradas e irritáveis”, diz ela.

 

Dessa forma, quando você estiver comprando carnes, pule os cortes gordurosos e marmorizados e opte por opções como frango, peru e carne moída magra.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os alimentos benéficos à saúde durante a menopausa são bons para o organismo em qualquer fase de sua vida. Construindo hábitos alimentares saudáveis o quanto antes promoverá uma saúde melhor nos próximos anos, inclusive durante a menopausa. 

 

Fonte: Istoé

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.