19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
16/02/2020

6 curiosidades incríveis sobre o filme ‘Coração Valente’

Foto: Divulgação

O roteiro foi escrito por Randall Wallace, que o baseou em um poema criado como uma recontagem romântica da vida do verdadeiro William Wallace.

Coração Valente’ é um filme que foi lançado em 1995 e que conta a história de Sir William Wallace, um cavaleiro escocês que foi uma peça importante na Primeira Guerra de Independência da Escócia.

 

O roteiro foi escrito por Randall Wallace, que o baseou em um poema criado como uma recontagem romântica da vida do verdadeiro William Wallace.

O roteiro de ‘Coração Valente’ caiu sobre a mesa de Mel Gibson, que transformou o filme em um projeto pessoal. Inicialmente, havia muita dúvida sobre se era possível obter lucro com um filme de guerra que girava em torno do passado do Escócia, mas Gibson provou que os céticos estavam errados, trazendo mais de 210 milhões de dólares nas bilheterias. Além disso, ‘Coração Valente’ também ganhou cinco prêmios do Oscar, com Gibson ganhando o de Melhor Diretor.

 

Veja também 

 

Fóssil revela tartaruga pré-histórica do tamanho de um carro que viveu na Amazônia

 

Por que a Terra já não tem animais tão grandes quanto os dinossauros?

 

Por conta de todo esse sucesso, estamos aqui para listar algumas curiosidades sobre os segredos por trás da produção de ‘Coração Valente’ e das várias imprecisões históricas que atormentaram o seu enredo. Confira!

 

6. Originalmente, Mel Gibson iria apenas dirigir o filme

 

 

Mel Gibson é quase tão famoso por seus trabalhos como diretor quanto por suas atuações. O primeiro filme dirigido por Gibson foi ‘O Homem sem Face’, que foi seguido por ‘Coração valente’. Anos mais tarde, Gibson dirigiu ‘A Paixão de Cristo’, que foi um enorme sucesso (apesar do tema controverso), arrecadando mais de seiscentos milhões de dólares nas bilheterias.

 

Quando Mel Gibson leu o roteiro de ‘Coração valente’, ele decidiu que queria apenas dirigir o filme e ficar atrás das câmeras, em vez de ter um papel significativo no elenco. Foi só por questões de financiamento que Mel Gibson acabou sendo forçado a assumir o papel do protagonista, pois era a única maneira que ele encontrou para começar o projeto que tanto planejava há anos.

 

5. Mel Gibson sabia que o filme não seria historicamente preciso

 

 

Embora seja um filme muito bom, ‘Coração Valente’ é tão historicamente preciso com relação à história da Escócia quanto ‘Os Flintstones’ são com relação à Idade da Pedra. Simplificando, ‘Coração Valente’ é essencialmente uma grande ficção da vida de William Wallace, com várias características imprecisas.



Mel Gibson comentou sobre as imprecisões históricas da produção em um vídeo incluído nos extras do DVD do filme e confirmou que estava ciente desde o início que a história era diferente, mas decidiu que queria que o filme fosse “cinematicamente atraente” em vez de seguir estritamente os eventos que ocorreram durante a Primeira Guerra de Independência da Escócia.

 

4. Mel Gibson perdeu mais de seis quilos durante as gravações

 

 

Mel Gibson disse que suas memórias da produção de ‘Coração Valente’ são um tanto nebulosas, devido ao quão agitadas elas eram para ele em um nível pessoal. Para se ter uma ideia, ele separou vários meses de sua vida para estrelar o filme, até porque além de aparecer na maioria das cenas, ele trabalhava como diretor e como um dos principais produtores.

 

Na verdade, a carga de trabalho de ‘Coração Valente’ era tão agitada que Mel Gibson perdeu mais de seis quilos ao longo do filme, apesar de devorar grandes quantidades de comida constantemente. Basicamente, ele gastava muita energia para fazer o filme e sua paixão pode ser vista claramente nas cenas dos bastidores feitas durante o processo de produção. Ou seja, no fim das contas, fica fácil de entender por que ele perdeu tanto peso em um período tão curto de tempo.



3. Muitos dos cavalos que aparecem nas linhas inimigas eram totalmente mecânicos

 

 

Muito cuidado costuma ser dado ao bem-estar dos animais nos sets de filmagens, principalmente quando se trata dos cavalos, devido à facilidade com que eles se machucam. Se os animais são prejudicados no set de um filme, isso pode levar a uma tonelada de reclamações, como foi o caso dos filmes de ‘O Hobbit’.

 

Consequentemente, isso preocupava a produção de ‘Coração Valente’, pois se fazia necessário o uso de vários cavalos durante o filme, muitos dos quais deveriam aparecer exatamente durante as cenas de batalha, que incluíam momentos em que os animais colidiriam com as linhas inimigas e as lanças dos soldados.

 

Por conta disso, os cavalos usados para essas colisões eram totalmente mecânicos e ficavam acoplados à uma pista móvel que funcionava com um conjunto de molas, para que os cavalos falsos parecessem galopar ao longo das cenas. Ainda assim, vale destacar que a maior parte da cavalaria era composta de cavalos de verdade, mas eles não participavam das cenas que eram consideradas mais perigosas.

 

2. Mel Gibson quase foi esmagado por um cavalo durante as filmagens

 

 

Os cavalos eram animais tão importantes durante as guerras anteriores à Primeira Guerra Mundial que tornou praticamente impossível fazer filmes históricos sem a sua inclusão. Isto é especialmente importante nos filmes que lidam com as guerras na Idade Média, devido à importância que a cavalaria montada exercia para muitos exércitos ao longo da história. O problema do uso de cavalos durante a realização de filmes é que eles podem ser animais perigosos, independentemente de quão bem treinados eles sejam.

 

De fato, Mel Gibson quase sofreu uma lesão terrível no set de filmagens de ‘Coração Valente’ quando seu cavalo quase o esmagou. Tudo aconteceu durante uma cena em que ele caía de propósito do cavalo e se levantava em seguida. O problema foi que o cavalo virou na direção errada e quase pisoteou Gibson, mas o ator conseguiu escapar sem ferimentos.

 

1. O filme foi filmado principalmente na Irlanda, em vez da Escócia

 

Fotos: Reprodução

 

‘Coração Valente’ até pode ser o filme mais icônico já feito sobre a Escócia, mas a verdade é que ele foi filmado principalmente na Irlanda. Curiosamente, o governo da Irlanda estava tão interessado em ajudar que até chegou a oferecer ajuda no fornecimento de soldados para o filme.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Na prática, a produção do filme decidiu transferir as gravações para a Irlanda devido às significativas reduções de impostos, até porque o orçamento para a realização filme já estava bastante apertado. É por esse mesmo motivo que muitos episódios de ‘Game of Thrones’ também foram filmados no território irlandês.

 

Tri Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.