20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/12/2022

7 dicas para montar um café da manhã sem erros

Você costuma tomar café da manhã ou está sempre com pressa e pula essa refeição no seu dia? Se você negligencia o desjejum com frequência, o Guia da Cozinha vem te mostrar como é essencial repensar esse hábito e te ensinar a montar o café da manhã sem erros.

 

Segundo a nutricionista Mara Pelloi, comer pela manhã ajuda o organismo a queimar calorias, ou seja, evita que picos de fome aconteçam ao longo do dia. Assim, se você sente fome extrema na hora do almoço, quer dizer que tem algo de errado com o seu café da manhã. Pois é! Tomar café da manhã é muito importante também por dar ânimo para começar o dia com mais disposição. Se durante a noite o nosso metabolismo fica lento, quando o dia começa, ele volta à ativa. Portanto, o café da manhã funciona como um tipo de "combustível".

 

Se você quer aprender a preparar um café da manhã sem erros, Pelloi lista 7 dicas essenciais. A partir dessas informações importantes, você nunca mais vai pular o desjejum!

 

Veja também 

 

Testamos a cura orgástica da massagem tântrica. Entenda como funciona

 

Flertar é traição? Entenda os combinados da monogamia

COMA BEM E O SUFICIENTE 


Como o café da manhã é a primeira refeição do dia, é essencial comer alimentos saudáveis e em quantidade suficiente para dar energia. De acordo com a nutricionista, depois de um jejum prolongado, que acontece durante a noite, você deve comer bem e o suficiente. Para ser completo, é necessário um combo de proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos.

 

Além disso, não tomar e nem comer nada ao acordar contribui para o ganho de peso, uma vez que você comerá uma quantidade muito maior de comida no almoço e num ritmo muito mais acelerado.

 

CONSUMA PROTEÍNAS 

 


"Não ingerir proteínas no café da manhã é um erro. Leite, queijos e ovos, além de terem seus benefícios nutricionais, reduzem o ritmo do esvaziamento gástrico, fazendo com que a fome demore a voltar", explica a especialista. Por isso, é essencial incluir alimentos ricos em proteína no cardápio!

 

INCLUA ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

 


Pelloi explica que alimentos ricos em fibras ajudam a trazer saciedade. Assim, você vai demorar a sentir fome de novo. Além disso, eles também são capazes de auxiliar a constipação intestinal e reduzem o colesterol.

 

BEBA ÁGUA

 


Beber água pela manhã dá energia! Ademais, um copo de água pela manhã, logo depois de acordar, também afasta os efeitos da desidratação, como dor de cabeça e falta de atenção. Então, não se esqueça!

 

COMA CARBOIDRATOS

 


Fontes de energia, os carboidratos são muito importantes para o café da manhã ideal. "Troque o pão branco e os biscoitos por carboidratos que tenham fibras, como aveia, pão integral ou granola sem açúcar", indica a nutricionista.

 

NÃO COMO COM PRESSA 

 

Se você comer com pressa, seu cérebro não irá assimilar o que você já consumiu e, assim, vai acabar comendo mais e pior. Uma dica para reduzir o tempo dedicado a essa refeição pela manhã é planejar as compras no final de semana e organizar a despensa semanalmente. Caso não tenha tempo já pela manhã, deixe tudo pronto no dia anterior. Assim, você pode deixar as frutas cortadas, a mesa posta ou preparar uma torrada daquele pão que sobrou, por exemplo.

 

COMECE PELO QUE VOCÊ GOSTA


Entender que o café da manhã é essencial é só o primeiro passo. Agora, mesmo que seja difícil, você pode começar introduzindo a refeição com alimentos que você gosta. E, caso ainda esteja muito complicado, uma dica é acordar 30 minutos mais cedo para comer.

 

SUGESTÕES PARA UM CAFÉ DA MANHÃ COMPLETO E SAUDÁVEL 


Opção 1


2 pães de queijo pequenos, ou 1 grande
1 copo de suco natural de 300ml
1 fruta


Opção 2


1 xícara de café
1 panqueca de aveia com banana
1 fatia de queijo minas


Opção 3


1 copo de 300ml de leite
1 tapioca com geleia caseira de frutas ou com 1 fatia de queijo minas ou com ovos mexidos
1 fruta


Opção 4


300ml de iogurte natural com frutas picadas e aveia
1 fatia de pão de cereais com manteiga

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Observação:
Sempre tente incluir elementos com bastante proteína (leite e ovos), vitaminas (frutas e verduras em um suco, por exemplo) e cereais (aveia, chia e granola). 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.