23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
21/02/2020

7 filmes de terror dos anos 70 que ainda são assustadores nos dias de hoje

Foto: Reprodução

7 filmes de terror dos anos 70 que ainda são assustadores nos dias de hoje

Ogênero de terror vive em constante mudança, o que faz com que os elementos que assustam uma geração de espectadores em uma determinada época possam parecer “muito leves” para outra. De fato, é um tanto difícil tirar sustos reais do público moderno, mesmo com muitos filmes considerados grandes clássicos de terror, mas ainda existem verdadeiras obras-primas do gênero que mantêm sua reputação aterrorizante vários anos após o seu lançamento.

 

À medida que os anos 70 viram Hollywood assumindo maiores riscos com vários filmes inovadores sendo produzidos, esse movimento de uma “nova Hollywood” se estendeu também aos filmes de terror. De monstros sobrenaturais a histórias aterrorizantes baseadas na realidade, a década viu alguns dos maiores destaques do gênero.

 

Pensando nisso, listamos aqui alguns filmes de terror dos anos 70 que ainda são aterrorizantes nos dias de hoje. Confira! 

 

Veja também

 

Confira 7 coisas que você não sabia sobre os bastidores do filme do Doutor Estranho

 

Versão pornô de 'Coringa' ganha imagens bizarras. VEJA

7. O Homem de Palha (1973)

 


Abrindo a nossa lista temos O Homem de Palha, que apesar de ser o filme menos conhecido entre todos os listados aqui, conseguiu reunir uma base de fãs interessante ao longo dos anos. Com uma história situada em uma comunidade inglesa remota, o filme retrata um oficial da Scotland Yard que viaja para uma ilha para investigar o suposto desaparecimento de uma jovem.

 

O filme apresenta um desenvolvimento lento que pode ser um tanto cansativo para alguns espectadores, mas à medida que exploramos mais a fundo o seu mundo sombrio, o aumento do interesse em saber o que vai acontecer nas próximas cenas torna-se inevitável. Além disso, o filme traz consigo uma experiência perturbadora com um final fenomenal.

 

6. Tubarão (1975)

 

 

Steven Spielberg estava começando a ser notado pela indústria cinematográfica como um jovem cineasta promissor quando produziu Tubarão. Embora o filme enfrentasse uma produção problemática desde o início, ele foi o grande responsável por lançar Spielberg como um dos maiores nomes de Hollywood.

 

O filme possui uma história bastante simples, mas brilhante, de um grande tubarão branco que aterroriza uma pequena comunidade insular. A ideia de Spielberg de mostrar o tubarão em momentos esporádicos conseguiu tornar a trama ainda mais aterrorizante, especialmente ao ser acompanhado pela incrível composição musical de John Williams. De fato, até os dias de hoje, Tubarão ainda é um filme capaz de fazer com que as pessoas pensem duas vezes antes de ir ao oceano.

 

5. A Profecia (1976)

 

 

Crianças assustadoras sempre foram um elemento básico do gênero de terror, mas poucos filmes conseguiram aperfeiçoar esse conceito tão efetivamente quanto A Profecia. Este filme de Richard Donner segue um casal rico e bem-sucedido que adota uma criança depois de descobrir que são incapazes de ter os seus próprios filhos. No entanto, quando a morte começa a cercar a família, eles suspeitam que o garoto adotado não é tão inocente quanto parece.

 

Ver uma criança instilar tanto medo é algo bastante perturbador e consegue prender qualquer pessoa à história. O filme também apresenta uma ótima performance de Gregory Peck como o pai do garoto, que inicialmente se nega a acreditar que o garoto é mau, o que consequentemente acrescenta grandes riscos à história.

 

4. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

 

 

Os filmes de terror desse período estavam começando a se afastar dos filmes típicos de monstros e se concentrando mais em assassinos enlouquecidos. Sem muitas surpresas, essa abordagem provou ser muito bem-sucedida, dando origem a filmes que assustaram e fascinaram o público.

 

O Massacre da Serra Elétrica é um ótimo exemplo. O filme foi vagamente baseado nos crimes do serial killer Ed Gein e conta a história de um grupo de adolescentes que se deparam com uma situação de pesadelo nos confins do Texas, onde são perseguidos pelo vilã Leatherface. O Massacre da Serra Elétrica é uma história assustadora e sádica que conseguiu assombrar o público nos anos 70 com maestria.

 

3. Carrie – A Estranha (1976)

 

 

Recentemente, Stephen King ressurgiu na televisão e no cinema, mas o fato é que ele sempre foi um mestre no gênero de terror. Uma das suas adaptações mais bem-sucedias é Carrie – A Estranha, do diretor Brian De Palma. Sissy Spacek estrela como a personagem principal, uma menina maltratada e abusada do ensino médio que começa a descobrir que tem habilidades únicas.

 

O conto assustador de King é maravilhosamente trazido à vida graças a todo o talento cinematográfico envolvido, que por sua vez é bastante impressionante para um filme dos anos 70. Brian De Palma conseguiu criar o tom aterrorizante perfeito para a história, enquanto Sissy Spacek conseguiu interpretar muito bem a protagonista ao passar uma mensagem comovente e ao mesmo tempo aterrorizante para o público.

 

2. O Exorcista (1973)

 

 

Assim como A Profecia, O Exorcista apresenta uma criança pequena como a figura aterrorizante central da trama, porém consegue ter um enredo ainda mais explícito sobre a maldade da criança. O filme de William Friedkin traz uma história que segue dois padres encarregados de realizar um exorcismo em uma jovem que foi possuída por um antigo espírito demoníaco.

 

Mesmo para os padrões de hoje, o filme ainda é chocante e assustador, especialmente porque coloca uma criança no centro de toda a história. No geral, O Exorcista é um conto aterrorizante e intenso, com performances incríveis e um tom sombrio que permeia todo o filme, o que faz com que ele continue sendo um clássico do gênero e uma obra-prima altamente apreciada.

 

1. Halloween (1978)

 

Fotos: Reprodução

 

Embora o gênero slasher tenha sido estabelecido antes da produção de Halloween, foi esta obra-prima de John Carpenter que tornou os filmes desse tipo um elemento básico do gênero de terror. Além disso, Halloween é também o filme que apresentou um dos assassinos mais aterrorizantes da história cinematográfica: Michael Myers.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A história do filme é bastante simples e um tanto clichê, mas é eficaz quando se trata de assustar o público anos depois do seu lançamento. A aleatoriedade e a brutalidade de Myers são características extremamente perturbadoras e a sua presença assustadora fez com que o filme se transformasse em uma das franquias de terror mais antigas e bem-sucedidas de todos os tempos.

 

Tri Curioso

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.