28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
07/10/2020

7 sinais que sua pele te dá sobre sua alimentação

Foto: Reprodução

Flacidez, perda de viço e inchaço e outros sintomas podem estar relacionados à sua dieta. Veja as causas e como recuperar a sua pele desses danos

Quando se fala em hábitos alimentares as pessoas geralmente pensam em ganho e perda de peso. Porém, a nossa pele também responde diretamente ao que comemos. Isso quer dizer que não basta manter uma rotina de cuidados com a pele adequada para mantê-la sempre bonita e saudável. É necessário estar atenta também à sua dieta.

 

Veja a seguir o que dizem alguns especialistas sobre o que sua pele anda querendo te dizer com relação à sua alimentação e saiba como resolver esses problemas.

 

Veja também

 

Lingerie: origem, história e atualidade dessa peça de roupa íntima tão importante na vida das mulheres. VEJA

 

Conheça os sintomas que podem indicar câncer no colo do útero

 

Eczema


Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, a dermatite atópica é uma doença genética caracterizada por uma alteração na barreira pele, que é responsável por nos proteger de danos causados por microrganismos e agressores ambientais como o sol e a poluição. Os sintomas são: pele ressecada e irritada, apresentando coceira, vermelhidão e descamação.

 

A médica nutróloga Marcella Garcez, explica que alimentos perigosos que funcionam como gatilhos para o problema, como leite, ovos, trigo, soja, frutos do mar ou sementes oleaginosas. Portanto, se vale a pena evitar ou diminuir a ingestação desses alimentos se sua pele apresenta este problema.

 

Acne severa e insistente

 

Tudo sobre a Acne!

 

Segundo a dermatologista Claudia Marçal, diversos estudos têm relacionado o consumo excessivo de leite ao surgimento da acne, sob a teoria de que os hormônios do laticínio podem promover o estímulo da atividade hormonal, da inflamação e da produção de sebo e bactérias, fatores que estão diretamente associados à doença.

 

O uso de suplementos como Whey Protein, que é a proteína do leite, também merece acompanhamento mais rigoroso, pois há indicícios, o pó pode aumentar a produção de sebo, que está associada ao desenvolvimento da acne. Também é preciso ter cuidado com os derivados do leite, como iogurtes e queijos, chocolate ao leite, alimentos ricos em ômega-6 (milho, soja e carne vermelha), além de farinha branca e frituras, que aumentam a produção de insulina ou gorduras que estimulam a pele a secretar grandes quantidades de óleo e sebo.


A dieta ideal, de acordo com Garcez, leva em conta recomendações alimentares que incluem alimentos ou suplementos contendo probióticos, ácidos graxos ômega-3, zinco, antioxidantes, fibras e vitamina A. “Alimentos com zinco têm papel importante para o controle da produção de sebo, de acordo com estudos”, diz.

 

Flacidez

 

Flacidez facial? Tratamentos enrijecem a pele e até o músculo – O Paraná

 

Dietas muito restritivas podem ser desastrosas para sua aparência. “Um processo de perda de peso tem ainda implicações também no rosto, afinal perdemos gordura no corpo inteiro, e isso nem sempre agrada”, afirma o cirurgião plástico Mário Farinazzo. A perda de peso excessiva e sem acompanhamento causa a redução do volume que mantinha a pele mais esticada, com acentuação da flacidez do rosto e do pescoço, mais rugas, olheiras e mudança da expressão facial.

 

Segundo a Garcez, o ideal é que qualquer emagrecimento rápido ou que conte com perda ponderal de mais de 10% do peso corporal tenha acompanhamento médico. “Além de adequar a alimentação, alguns suplementos orais podem ser indicados para combater essa flacidez e fornecer nutrientes para o corpo”, afirma a farmacêutica Mika Yamaguchi.

 

Viço

 

Viço natural: confira 3 dicas para conseguir o glow da temporada - Vogue |  maquiagem

 

As dietas muito restritivas também podem causar as carências de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos de boa qualidade, impactando na hidratação e formação de filme hidrolipídico de boa qualidade da pele. A pele tende a ficar mais seca, mesmo com hidratantes, suscetível a danos externos.

 

Para reverter a perda de viço é preciso apostar em uma alimentação com substâncias antioxidantes naturais, os frutos vermelhos, o chá branco e verde, Além disso, recomenda-se a substituição do trigo e da massa branca, o consumo de pelo menos três porções de frutas ao dia, evitar carnes gordurosas, carne vermelha em grande quantidade, fazer consumo de ômegas, com as castanhas, peixes de águas profundas como o salmão e a sardinha.

 

Rosácea e vermelhidão

 

Saiba tudo sobre a Rosácea, doença vascular crônica e inflamatória

 

Pessoas com pele sensível sofrem por facilmente apresentarem vermelhidão, irritação e ressecamento. Isso pode ser causado por doenças de pele, como a rosácea, por exposição à poluição ou ingredientes cosméticos e também por gatilhos alimentares.

 

“Pacientes com rosácea devem evitar os desencadeantes alimentares e nesse grupo entram várias especiarias, molho picante, chocolate ao leite e branco, frutas cítricas, álcool, além de bebidas quentes como café e chá", afirma a nutróloga.

 

Inchaço


Acordar com o rosto inchado costuma forte ligação com o que você anda comendo. “O principal motivo do surgimento do inchaço é porque o sistema linfático, responsável pela reabsorção de líquido, fica mais lento durante o sono, o que aumenta o problema durante a noite”, diz a dermatologista Paola Pomerantzeff. Para prevenir é essencial ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia, o que ajuda a desinchar o corpo todo.

 

O controle de consumo de sódio também é essencial, pois ele colabora para retenção de líquido. “Cuidado com o sódio ‘escondido’ em refrigerantes, doces, alimentos diet, sucos de caixinha, biscoitos, enlatados e salgadinhos, porque eles também facilitam esse processo de inchaço”, afirma Garcez. Recomenda-se investir no consumo de couve, brócolis e repolho, vegetais que melhoram a eliminação de toxinas.

 

Piora na psoríase

 

Psoríase | Drauzio Varella - Drauzio Varella

Fotos: Reproduções

 

A psoríase é categorizada como uma doença autoimune, sendo causada então principalmente devido à predisposição genética. Porém, outros gatilhos também podem agravar a doença,entre eles a alimentação.

 

Comer muita gordura e açúcar é realmente maléfico para o organismo. “Um estudo publicado no começo de fevereiro no Journal of Investigative Dermatology demonstrou que, mesmo uma exposição a curto prazo à dieta ocidental rica em gordura e açúcar pode levar a doenças inflamatórias da pele, como a psoríase”, explica Garcez.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

Por isso lembre-se sempre que uma boa alimentação, equilibrada e com boa ingestão de fibras, sem excessos em açúcar e gordura de má qualidade, é capaz de trazer diversos benefícios para a pele e evitar muitas doenças.

 

IG

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.