16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
11/08/2022

8 formas de melhorar a saúde mental na menopausa

Foto: Reprodução

Com o passar dos anos, é inevitável atingir-se o fim da vida reprodutiva em mulheres. No entanto, além dos sintomas clássicos do período, mudanças em hormônios e no estilo de vida também podem prejudicar a saúde mental na menopausa.

 

Na saúde física, sintomas comuns da menopausa incluem sono comprometido, metabolismo lento, secura vaginal, ondas de calor e outros. Na saúde mental, entretanto, outros efeitos podem surgir. Saiba quais — e como se livrar deles — com informações da “NDTV”.

 

Veja também

 

Entenda como a alimentação influencia e pode adiantar a chegada da menopausa

 

Ginecologista dá dicas para melhorar a qualidade de vida na menopausa

 

SINTOMAS ADVERSOS DE SAÚDE MENTAL NA MENOPAUSA

 

Elevações e quedas hormonais podem ocasionar:

 

-Mudanças de humor;

-Ansiedade;

-Depressão;

-Fadiga;

-Problemas de foco.

 

Felizmente, é possível prevenir — ou amenizar — tais sintomas.

 

8 FORMAS DE MELHORAR A SAÚDE MENTAL NA MENOPAUSA

 

1 — Esteja preparada

Ler sobre a menopausa e saber como o período afeta seus hormônios e emoções é essencial para entender o que está acontecendo consigo. Dessa forma, você evita confusões e compreende por que, exatamente, está passando por mudanças de humor tão severas repentinamente.

 

2 — Aceite que é normal — e temporário

Ao enfrentar os sintomas da menopausa, não se sinta sozinha. O período, apesar de desafiador, é normal, e tudo isso com certeza está acontecendo com suas amigas também. Encontre conforto, ainda, em saber que tudo isso é temporário.

 

3 — Alimente-se bem

Alimentar-se de forma saudável pode promover melhor saúde física, consequentemente amenizando os sintomas da menopausa. Além disso, alguns alimentos podem incentivar a produção de hormônios da felicidade.

 

4 — Exercite-se

Mesmo que você sinta dores, consulte um médico e não abra mão de movimentar o corpo. Além de ajudar na produção de hormônios da felicidade, os exercícios físicos regulares podem amenizar sintomas físicos e mentais.

 

5 — Experimente meditar para melhorar a saúde mental na menopausa

Práticas como meditação, ioga e exercícios de respiração te ajudarão a ter maior controle e entendimento de suas emoções, além de ajudar a reduzir sentimentos de ansiedade e depressão.

 

6 — Procure ajuda

Desabafar também é uma forma de cuidar de sua saúde mental. Por isso, procure uma psicóloga ou converse com amigas que estejam passando pela mesma situação que você.

 

7 — Evite o álcool

Bebidas alcoólicas e outras substâncias entorpecentes podem promover um alívio temporário. No entanto, a longo prazo, podem afetar sua saúde física e mental. Dessa forma, você deve evitar o álcool e quaisquer substâncias viciantes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

8 — Encontre novas atividades

Participar de atividades que te proporcionem sentimentos de conquista pode ser a chave para uma transição mais suave. Por isso, essa pode ser a hora certa para testar coisas que você sempre quis, como cerâmica, culinária, dança e muito mais.

 

Fonte: Istoé

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.