25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
20/10/2019

A dialética da vida e seu poder transformador

Foto: Divulgação

Sociólogo: Lúcio Carril

Por Lúcio Carril - Vivemos num mundo de imposições. A forma de construção social é hierarquizada, presa em células, com valores formados a partir de condutas historicamente moldadas.


É preciso romper com isto todos os dias. É necessário enfrentar os limites impostos e construir outras formas mais abertas de convivência coletiva que possibilitem o desenvolvimento humano e não seu aprisionamento.


Do jeito que as sociedades foram moldadas não há espaço para a liberdade. E falo de liberdade como possibilidade do pleno desenvolvimento da humanidade e não no canto de sereia do liberalismo.

 

Veja também

 

Arthur Neto 'mentiu feio' ao culpar o engenheiro Flávio Rodrigues pela sua morte, afirma sociólogo Lúcio Carril. 'Ele (Arthur) deveria ter ficado calado e não tentado enganar a Polícia e a população', ressalta

 

Vigilante que estava de plantão no dia em que Flávio Rodrigues foi assassinado disse à Polícia que não houve invasão do Condomínio Passaredo e que ele viu o filho da primeira-dama de Manaus com sangue na cabeça. VEJA DEPOIMENTO

 

Se a sociedade é um fato social Durkheimiano, não somos obrigados a concordar com seu domínio absoluto. Precisamos romper as barreiras e fazer da dialética uma consciência de avanço do homem, da mulher e de suas humanidades.


É preciso construir uma nova sociedade todos os dias, enfrentando nossos limites impostos e desafiando as formas coletivas dominantes, opressoras e responsáveis por nossa infelicidade.


Fazer revolução não é só mudar as estruturas sociais. É, também, mudar nossas formas de ser e agir. É dialogar com a tolerância e reconhecer a existência do outro. Isto pode ser feito cotidianamente.


Nosso discurso não pode ser para enganar. Temos que fazer dele uma praxis transformadora. Isto só é possível se enfrentarmos os monstros que vivem a impor nossas práticas, nossas ações reprodutoras dos valores impostos. " Faça o que eu digo e não faça o que eu faço " não é revolucionário, é simplesmente desonesto, cínico e enganador. É preciso imprimir a dialética nas nossas vidas para iniciar a construção de um outro mundo.


Podemos começar a edificar uma nova sociedade e um novo mundo, se nossas ações forem de rompimento diário com a opressão do homem pelo homem e, principalmente, da mulher pelo homem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


Precisamos repensar nosso dia a dia e tratar com respeito nossas crianças, nossos idosos, nossos companheiros e companheiras, nosso meio ambiente, nossos animais, nossas plantas. Precisamos urgente inaugurar ou fortalecer em nossas vidas o amor, a tolerância, a gratidão e o desejo de um mundo melhor.

 

*Lúcio Carril é sociólogo e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.