24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
09/06/2021

À PGR, Pazuello diz que sabia de crise no Amazonas antes do que afirmou à CPI

Foto: Reprodução

Quando depôs à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia no Senado, o ex-ministro disse que soube só no dia 10 de janeiro do problema

Quando depôs à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia no Senado, no dia 20 de maio, o ex-ministro da Saúde e general da ativa Eduardo Pazuello foi muito cobrado sobre o momento em que soube que ia faltar oxigênio hospitalar em Manaus no início do ano. Em depoimento, ele disse que havia sido no dia 10 de janeiro.

 

Documento oficial do Ministério da Saúde enviado à Procuradoria Geral da República (PGR) e divulgado pelo canal CNN Brasil nesta quarta-feira (9/6) indica, no entanto, que o aviso chegou à Pasta dois dias antes, em 8 de janeiro.

 

“Foi detectado, ainda, logo no início do período, a gravíssima situação dos estoques de oxigênio hospitalar em Manaus, em quantidade absolutamente insuficiente para o atendimento da demanda crescente. Tal problema chegou ao conhecimento do Ministério no dia 8 de janeiro, por meio de um e-mail enviado por Petrônio Bastos, da White Martins (fabricante do produto), no qual remete, em anexo, cópia de comunicado daquela Empresa à Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, datado de 7 de janeiro, explicando o possível desabastecimento e indicando, ao Estado, buscar outras fontes para o produto”, diz o documento com timbre oficial, que foi enviado sob o título “ações emergenciais decorrentes do agravamento dos casos de covid-19 no estado do Amazonas”.

 

Veja também

 

Exército impõe 100 anos de sigilo para processo administrativo de Pazuello


Bolsonaro concede honraria a comandante que livrou Pazuello de punição

 

Trata-se de um relatório parcial enviado em resposta à investigação da PGR sobre as ações e omissões do governo federal na crise amazônica no início do ano, quando faltou oxigênio para pacientes de Covid-19.

 

Além do documento, a Saúde enviou à PGR, no dia 17 de janeiro deste ano, uma mensagem encaminhada pelo governo do Amazonas a Pazuello no dia 8 de janeiro alertando para a “iminência de esgotamento” do oxigênio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  


O ex-ministro não se manifestou. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.