29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
18/07/2021

É possível se livrar do estresse e da ansiedade na pandemia?

Foto: Divulgação

Quadros de ansiedade e estresse aumentaram durante o período de isolamento social e isso trouxe consequências para quem é hipertenso

 Uma das doenças que mais mata em todo o planeta, a hipertensão necessita de uma atenção especial durante a pandemia. Segundo a cardiologista Ivia Dayana Mallau Fulguera, do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" essa relação com o sistema nervoso com a pressão alta está mais grave nesses tempos, pois as reclamações relacionadas ao equilíbrio da saúde mental - como ansiedade e estresse - são mais frequentes.

 

"Ao vivenciar uma situação de estresse, o organismo libera hormônios como a adrenalina, que vão do cérebro aos músculos, elevando a pressão. Nestes casos, o corpo continua em estado de alerta, pronto para uma situação de perigo", explica.

 

Para ela, os atuais tempos difíceis e desafiadores, o medo de contrair a doença, o alto índice de desemprego e as incertezas relacionadas à cura da Covid-19 são algumas das questões que tendem a deixar as pessoas mais apreensivas e com ansiedade.

 

Veja também

 

De onde vem o que eu como e uso: resíduos da cana-de-açúcar geram o biogás, que vira energia elétrica e combustível substituto do diesel

 

Aqui é no tapa! Conhece essa competição maluca e muito dolorida?. VEJA VÍDEO

 

A melhor forma de diminuir o estresse durante o período é permanecer ativo, mesmo dentro de casa, praticand o atividades que tragam alguma sensação de tranquilidade e lazer.

 

"É importante que, apesar da nova rotina, mantenhamos os nossos hábitos saudáveis. Nesse sentido, atividades como dançar, praticar Yoga ou algum hobby antigo são boas opções para manter corpo e mente em movimento e podem servir como uma terapia ocupacional", mostra a cardiologista.

 

Por fim, a Dra. Ivia explica que a melhor forma de combater a hipertensão arterial (independentemente da ansiedade) é prevenindo a doença, com hábitos simples que podem ser adotados no dia a dia. "Hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação livre de gorduras e de sal excessivo, além de evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, estão entre as medidas que ajudam a combater a hipertensão", conclui.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Para os pacientes que já convivem com a doença, os cuidados são os mesmos, mas eles devem ser redobrados para que não haja um agravamento do quadro.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.