28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
11/07/2020

A quarentena pode agravar sintomas da TPM? Ginecologista diz que sim

Foto: Reprodução

De acordo com profissional, novos sintomas podem surgir, assim como o agravamento da tensão

Com uma pesquisa rápida no Twitter utilizando as palavras-chave “isolamento” e “TPM” e já é possível enxergar, em publicações de diferentes usuárias, a queixa que parece unânime entre as mulheres em idade fértil durante o período de quarentena: sintomas novos ou intensificados, mais estresse e uma TPM mais longa.

 

Questionada sobre o assunto, a ginecologista Karina Brum confirma que existe, sim, uma relação entre os dois períodos. “Todos estão vivendo um isolamento social e isso se acentua ainda mais nas mulheres que estão de TPM, pois os hormônios já estão todos descontrolados e não poder fazer certas coisas aumenta ainda mais a ansiedade”, explica a profissional.

 

As principais alterações hormonais relacionadas ao humor ocorrem na queda da serotonina - o hormônio do bem-estar, da felicidade, do equilíbrio emocional e psicológico - e aumento do cortisol, relacionado aos níveis de estresse. O desequilíbrio acarreta em sintomas como compulsão alimentar, ansiedade, angústia ou irritação, que podem se tornar graves caso a mulher já esteja enfrentando um momento de fragilidade emocional.

 

Veja também

 

Quarentena impulsiona busca por relações extraconjugais, homens e mulheres revelam usar aplicativos

 

Sexo com máscara, sem beijo e outros conselhos de autoridades aos solteiros. VEJA

Como enfrentar a TPM na quarentena?


Mantenha conversas com familiares e amigos

 

Como falar sobre dinheiro com seus amigos

 

Por maiores que sejam as dificuldades causadas pelo isolamento, manter atividades sociais é fundamental para a saúde mental. A profissional orienta que “mesmo que não dê para ser presencial e ter o toque, o chat online ou a conversa por telefone já ajuda a acalmar a ansiedade", diz.

 

Considere o acompanhamento psicológico

 

Qual a importância do acompanhamento psicológico na FIV realizado ...

 

Independentemente do período pré-menstrual, Karina Brum reforça que o momento atípico e angustiante pelo qual estamos passando requer um atendimento especializado em saúde mental. “Caso não tenha condições, existem diversas instituições que estão fazendo atendimento voluntário e gratuito e podem ajudar com plantões online”, reforça. O iG Saúde organizou uma lista com esses serviços.

 

Evite discussões e desgastes emocionais desnecessários

 

TOC: quando manias e rituais viram doença - Viver com saúde ...

 

Evitar maximizar o estresse é fundamental em um momento que requer calma e atenção. Se você sabe que aquela atividade pode prejudicar seu equilíbrio emocional, considere deixar para depois!

 

Faça exercícios físicos

 

Os benefícios da prática regular de exercícios físicos ...

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

De acordo com a ginecologista, a prática que já é importante para a saúde do corpo se torna fundamental na TPM. "Liberar endorfina é muito importante neste momento e pode ajudar a diminuir as cólicas , melhorar o funcionamento do intestino, diminuir a ansiedade e melhorar o humor, tudo que é necessário para as mulheres combaterem a dupla TPM e quarentena", finaliza a ginecologista, que indica exercícios simples que possam ser feitos dentro de casa.

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.