29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
14/01/2021

Açaí: veja os benefícios e saiba como consumir a fruta de forma correta

Foto: Reprodução

Entenda problemas mais comuns na ingestão da fruta e conheça seus reais benefícios

O açaí é uma fruta típica da região Norte do Brasil, mas se popularizou tanto, mas tanto, que pode ser encontrado em boa parte do país. Consumido no café da manhã, após o almoço ou à tarde, ele traz uma série de benefícios: é rico em vitaminas, fibras e proteínas e ajuda a melhorar o humor, a libido e até a fertilidade, além de hidratar pele e cabelos.

 

No entanto, o que pouca gente fala é que mesmo os alimentos saudáveis podem acarretar em problemas de saúde, caso sejam consumidos de forma errada. Confira!

 

Veja também 

 

Comer alimentos muito quentes pode provocar desde úlceras a alguns cânceres. VEJA

 

Afinal, comer muita banana pode atrapalhar sua dieta?

Ganho de peso


Diferente da região Norte do Brasil, onde o açaí é consumido em sua forma mais pura e sem adição de açúcares, comumente acompanhado de farinha e peixe, nos outros lugares do país, a fruta é servida com ingredientes calóricos, como granola, leite em pó, mel, paçoca e até mesmo leite condensado.

 

Outro ponto importante é que grande parte dos locais coloca uma abundante quantidade de xarope de guaraná no açaí que é comercializado.

 

A nutricionista Carla Caratin alerta que 100g de açaí puro contém 58 calorias. No entanto, se adicionarmos o xarope de guaraná a esta mesma quantia, a fruta passa a ter 110 calorias.

 

“É por isso que se consumirmos o açaí com esses ingredientes nada saudáveis não obteremos quase nenhum dos benefícios que a fruta proporciona à saúde. Ela, então, deixa de ser um alimento interessante, para ser uma fonte de caloria e açúcares, fazendo com que nosso corpo passe a armazenar muita gordura”, explica a nutricionista.

 

Os benefícios e perigos do açaí — Foto: Reprodução/Unsplash

 

Excesso de cafeína


De acordo com a especialista em Saúde Integrativa, Melissa Setubal, o guaraná possui um alto índice de cafeína em sua composição e, se consumido em excesso, pode acabar causando um desequilíbrio hormonal.

 

“A cafeína é um estimulante que atua diretamente na produção de cortisol, que é o hormônio responsável por nos deixar alerta, também conhecido como o hormônio do estresse. O consumo excessivo desta substância faz com que o corpo gaste muita energia para produzir o cortisol, sendo necessário repô-la. Para isso, o organismo começa a pedir por mais glicose, que é a energia rápida que ele tem para consumir. Todos esses procedimentos acabam atingindo os demais sistemas metabólicos que processam a glicose, sobretudo o pâncreas, que produz a insulina", explica.

 

"A cafeína tende a provocar diversos efeitos no organismo, podendo piorar ou desencadear distúrbios hormonais como TPM, estresse crônico, fadiga adrenal, problemas na tireoide, ovário policístico e até diabetes, além do cansaço físico."

 

Os benefícios e perigos do açaí — Foto: Reprodução/Unsplash

 

Se consumido de forma correta, no entanto, o açaí também tem benefícios. Veja mais! 


Fonte de energia


Um dos efeitos mais conhecido do açaí é o sentimento de recarga, muito associado aos exercícios físicos. Mas a especialista em Saúde Integrativa esclarece que esta fruta, ao contrário do que muita gente pensa, não ajuda no crescimento de músculos, apenas dá mais vigor para as pessoas praticarem as atividades.

 

“Nos sentimos mais enérgicos após comer açaí porque esse fruto atua, de forma significativa, na questão do funcionamento de composição dos hormônios e neurotransmissores. Essa relação influencia diretamente nossa energia e nosso humor”, explica Melissa Setubal.

 

Apesar disso, a nutricionista Carla Caratin esclarece que este alimento não é fonte de ferro. Segundo ela, em 100g de açaí é possível encontrar apenas 0,3mg de ferro. Por outro lado, a fruta é rica em proteínas, fibras e lipídios, e fonte de vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui boas porções de fósforo, magnésio e potássio, além de uma grande quantidade concentrada de antioxidantes em sua composição, como a antocianina, que ajuda na prevenção do câncer e é responsável pela coloração avermelhada ou arroxeada das frutas vermelhas.

 

“Em geral, os antioxidantes possuem um papel importante no controle do colesterol, trazem benefícios para o coração e auxiliam no fortalecimento do sistema imune. Ainda ajudam no funcionamento do intestino, são excelentes agentes anti-inflamatórios e participam da regeneração muscular”, pontua Carla.

 

Porém, Melissa Setubal lembra que consumir o açaí sozinho não trará mudanças consideráveis para a saúde.

 

“É interessante tentar manter uma dieta balanceada, pois são os nutrientes advindos de diversos alimentos, consumidos em conjunto, que vão realmente dar resultados aparentes e poderão ser sentidos no corpo”, reforça Melissa.

 

Os benefícios e perigos do açaí — Foto: Reprodução/Unsplash

 

Hidratação para pele e cabelos


De acordo com a dermatologista Lilian Guadanhim, o consumo de açaí também pode trazer uma série de benefícios para a pele e os cabelos – seja por meio de uso externo ou ingestão da fruta.

 

“O açaí é rico em ácidos graxos essenciais, sobretudo Ômega 9 e 6, elementos altamente hidratantes. Tais propriedades, quando combinadas com outros produtos, podem ser aplicadas como cremes hidratantes corporais e capilares”, explica a médica.

 

Na indústria de cosméticos, essa característica hidratante é a mais valorizada. Normalmente, o açaí é misturado a ativos como a manteiga de karité, por exemplo.

 

Contudo, os dermatologistas não indicam usar o açaí diretamente na pele ou nos cabelos porque não existem estudos suficientes sobre o produto. Ainda é chamada a atenção para o risco de manchas.

 

Os benefícios e perigos do açaí — Foto: Reprodução/Unsplash

 

Afrodisíaco?


Sim, o açaí é um afrodisíaco natural. Pelo menos é o que explica a especialista em Saúde Integrativa, Melissa Setubal.

 

“Alimentos denominados afrodisíacos, como o açaí, são adaptogênicos, ou seja, recuperam e equilibram o organismo no aspecto energético. Eles atendem as necessidades de funcionamento do sistema reprodutor endócrino porque têm altas concentrações de antioxidantes e alguns nutrientes específicos, como o zinco, essencial para a libido", garante Melissa.

 

Os benefícios e perigos do açaí — Foto: Reprodução/Unsplash

Fotos: Reprodução

 

Além disso, segundo a nutricionista Carla Caratin, o açaí ajuda na circulação sanguínea e causa a melhora do humor, condição importante a ser considerada quando o assunto é bem-estar na cama.

 

Mas, claro, a qualidade do produto importa na hora de atingir esses benefícios. “Além disso, é importante esclarecer que esses efeitos não serão sentidos na primeira vez e muito menos todas as vezes que a pessoa consumir açaí", afirma Carla.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

"É a combinação de uma boa alimentação e um estilo de vida mais saudável que ajudará nesse sentido”, reforça Melissa.

 

Fonte: Gshow

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.