20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
12/12/2022

Ações do Idam e parceiros priorizam a regularização ambiental

Foto: Divulgação/Idam

Objetivo é regularizar mais produtores e garantir a eles o acesso a políticas públicas

Com o objetivo de apoiar os produtores rurais do estado, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem priorizado ações de retificação e inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), em parceria com as secretarias de Estado de Produção Rural (Sepror) e do Meio Ambiente (Sema), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

 

“Na semana passada, em Maués, nós realizamos uma ação de retificação de CAR, com o objetivo de regularizar os produtores da região para que possam ter acesso ao Crédito Rural e políticas públicas. Ao todo, nós atendemos 176 produtores, entre os dias 5 e 10 de dezembro”, explicou Luiz Rocha, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef).

 

Ainda segundo ele, a questão da regularização ambiental é um assunto de grande importância para o Idam, haja vista o alto número de produtores que se encontram em estado de irregularidade. Conforme delineou Rocha, a falta de uma regularização impede o acesso ao Crédito Rural e a políticas públicas como o Programa Alimenta Brasil (PAB), entre outras.

 

Veja também

 

Grupo desmata área de preservação no Distrito Federal; máquina avaliada em R$ 1 milhão foi apreendida

 

Alertas de desmatamento na Amazônia têm segundo pior novembro da série histórica, aponta Inpe

 

A ação realizada na última semana representa apenas uma das múltiplas atividades que o Idam vem agendando juntamente com seus parceiros. Já para o mês de janeiro, o instituto dará início ao ProjeCAR, beneficiando 36 municípios com ações de sensibilização, inscrição e retificação do CAR.

 

 

“Também temos no sul do Amazonas o projeto Paisagens Sustentáveis, que está beneficiando o desenvolvimento sustentável de áreas degradadas”, antecipou Rocha.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fotos: Reprodução

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.