20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
10/08/2019

Adaf participa de instalação do Serviço de Inspeção Municipal de Manacapuru

Foto: Divulgação

Diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a equipe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da Adaf (Ulsav)

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), participou, na manhã desta sexta-feira (09/09), da solenidade de instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do município de Manacapuru, distante a 68 quilômetros de Manaus, em linha reta. Esteve presente, o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, a equipe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal da Adaf (Ulsav), o titular da Secretaria Municipal de Produção Rural e Abastecimento (Sempra), Nailson Ferreira, a representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-AM), Luiza Moura, secretários municipais, vereadores, produtores rurais e outros representantes de entidades.

 

Ainda neste ano, o secretário da Sempra, Nailson Ferreira, solicitou apoio técnico da equipe da gerência de inspeção de produtos de origem animal da Adaf, para a implementação do SIM no município de Manacapuru. Nesse sentido, a Adaf forneceu suporte e orientações técnicas para que o serviço fosse instalado, levando em consideração as atribuições da legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a legislação estadual de nº 4.223, de 8 de outubro 2015.

 

 Veja também

 


Projeto de Belarmino Lins pode transformar Festa do Rodeio de Apuí em patrimônio cultural imaterial do Amazonas

Reforma Administrativa e PLOA são principais pautas do segundo semestre, afirma Josué Neto

 

“Temos sob a nossa responsabilidade Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que oportuniza às agroindústrias que têm o SIE a fiscalização pela Adaf para que produtos de origem animal possam ser processados e comercializados por todo Estado.

 

Nós da Adaf, assumimos agora o compromisso de ser parceira da Sempra e atuarmos com afinco, garantindo a qualidade e valorização dos produtos regionais assegurando a inocuidade e condições higiênico sanitárias de acordo com a legislação vigente, resguardando a saúde pública, comentou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

 

Sobre o SIM- O SIM é um serviço vinculado à Sempra e será responsável pela fiscalização de alimentos de origem animal na agroindústria de pequeno porte do município. Atualmente, poucos municípios do Amazonas possuem essa autonomia voltado para a inspeção de produtos de origem animal para pequenos produtores rurais.

 

Segundo o secretário municipal de Produção Rural e Abastecimento, Nailson Ferreira, o SIM tem como proposta garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização de agroindústrias para a comercialização dentro do município de Manacapuru, através da concessão do registro e da inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

“Nós estamos em um momento diferente, em que as ações nos levam à buscar esse caminho, onde hoje, a questão prioritária é a segurança alimentar. Muitos alimentos nossos não têm certificação e isso acaba impedindo o crescimento e fortalecimento das atividades. Então, tivemos essa necessidade de implantar esse serviço”, comentou Nailson. 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.