24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
23/10/2022

Afinal, como o rei Tutancâmon morreu?

Foto: Reprodução

O rei Tutancâmon faleceu assim que saiu da adolescência, mas as condições de sua morte se tornaram um mistério desde então

Que o famoso rei Tutancâmon faleceu todos nós já sabemos. Afinal, já se passaram alguns séculos. No entanto, sua morte envolve uma pitada de mistério, levantando a pergunta: como o faraó morreu? Teria sido um assassinato? Ou então um acidente?

 

Pense nisso como um caso arquivado do Egito Antigo. Por décadas, houve muitas teorias concorrentes sobre como Tutancâmon, o Rei Menino, morreu e por que seu túmulo é menor do que o de outros faraós. Sendo assim, a causa de sua morte permaneceu um dos mistérios mais duradouros do Egito Antigo.

 

A múmia de Tutancâmon está dentro de sua tumba no Vale dos Reis, onde foi descoberta por Howard Carter. Até onde sabemos, é a única múmia no Vale dos Reis – a maioria dos restos reais foram realocados para o Museu Egípcio no Cairo.

 

Veja também

 

Quanto tempo a comida dura com a geladeira desligada?

 

Janus: a tartaruga de duas cabeças que está completando 25 anos

 

AS PROVAS

 

As evidências e análises científicas mostram que o rei Tutancâmon faleceu ainda novo, por volta dos 18 ou 19 anos. No entanto, o motivo de sua morte é o grande mistério. Ele teria sido vítima de algum acidente, atingido na cabeça ou então assassinado pelo seu tio e sucessor?

 

Essa teoria surgiu a partir de raios-X realizados em 1968 que mostraram fragmentos de ossos em seu crânio. Atualmente, essa teoria já foi desmentida. Isso porque seu crânio quebrou quando sua máscara de ouro foi tirada sem cuidado de sua múmia por Carter e sua equipe.

 

Então, teria o rei Tutancâmon morrido em um acidente de carruagem, pisoteado sob os cascos de seus cavalos? Ou talvez ele tenha morrido de uma infecção causada por um fêmur fraturado que se tornou gangrenoso?

 

Uma dessas teorias pode ser a verdadeira. No entanto, no Egito Antigo, quando a expectativa de vida era uma média de 30 anos de idade, não era incomum que as pessoas morressem logo no início de suas vidas. Isso até aqueles que eram de cargos altos e até da família real, que tinham maiores chances de longevidade em comparação com o povo.

 

Desse modo, Tutancâmon sofria de uma variedade de doenças, incluindo malária e uma necrose óssea incapacitante conhecida como doença de Kohler, que enfraqueceu seu pé esquerdo. Portanto, isso torna duvidoso que ele tenha morrido em um acidente de carruagem, pois teria sido difícil para o jovem operar uma com segurança. Vale destacar que 130 bengalas, muitas delas com sinais de uso, foram enterradas com o rei.

 

Os egípcios acreditavam que o incesto mantinha a linhagem pura, mas na verdade teve o efeito oposto, levando ao seu estado geralmente enfraquecido por aflições genéticas – problemas provavelmente exacerbados pela malária.

 

TÚMULO PEQUENO

 

Foto: Reprodução

 

Isso nos leva à questão de por que o túmulo de Tutancâmon é tão pequeno em tamanho comparado ao de seus companheiros faraós. Ele foi colocado lá porque morreu de repente, ainda jovem?

 

Em geral, as paredes subterrâneas e passagens das tumbas reais do Novo Reino no Vale dos Reis foram dispostas em uma sucessão de corredores descendentes e câmaras adornadas com textos e relevos pertencentes ao submundo. Ao longo dos séculos, ladrões conseguiram invadir todos os túmulos deste vale, exceto um: KV62, o de Tut.

 

Embora mais modesto em escala e carente de decoração, o túmulo de quatro câmaras de Tutancâmon mais do que compensava isso em conteúdo (ainda assim, é preciso imaginar que os túmulos maiores, desde que saqueados, continham ainda mais bens – nunca saberemos).

 

O estreito corredor de entrada e a área mínima da planta do túmulo indicam que ele nunca foi destinado ao enterro de um rei. Especula-se que foi originalmente destinado ao vizir de Tutancâmon ou possivelmente à misteriosa faraó Neferneferuaton. Seja qual for o caso, foi adaptado às pressas quando ele morreu inesperadamente no final da adolescência.

 

PRESSA

 

A tumba de Tutancâmon, apenas uma das quatro salas pequenas, a câmara funerária, é rebocada e decorada com cenas pintadas de cores vivas. A cena na parede norte retrata Tutancâmon na forma de Osíris, com seu vizir e sucessor, vestido como um sumo sacerdote realizando a cerimônia de abertura da boca, destinada a reviver o faraó morto na vida após a morte.

 

Uma rede de esporos de mofo preto há muito morto, como manchas de leopardo, perfura sua superfície, fornecendo ainda mais evidências de um trabalho urgente: a câmara funerária foi selada antes que a tinta tivesse tempo de secar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No que diz respeito à morte de Tutancâmon, não é tão dramático quanto alguns gostariam de imaginar. Ele provavelmente não foi assassinado e provavelmente não poderia andar com segurança em uma carruagem. Tutancâmon vem de uma longa linha de ligações incestuosas que enfraqueceram severamente seu sistema imunológico e o deixaram com uma perna doente. As chances são de que o membro foi infectado e levou à sua morte prematura.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.