23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
14/05/2022

Água alcalina é melhor? Médica esclarece dúvidas sobre hidratação

Foto: Reprodução

Quanto de água precisamos beber por dia? A nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Albert Einstein, sugere dois litros e explica o motivo.

 

“Em média, nosso corpo produz diariamente 7 litros de líquidos, englobando saliva, suco gástrico, entre outros, enquanto que no intestino absorvemos cerca de 9 litros de água, gerando um déficit de 2 litros. Por isso, recomendamos, no mínimo, estes dois litros como ideal para o consumo diário, não devendo ser ingerida toda de uma vez”.

 

A hidratação adequada, além de lubrificar estruturas de todo nosso organismo, auxilia no controle de peso, já que melhora a absorção dos nutrientes e a digestão dos alimentos. “Precisamos de água desde os vasos sanguíneos e trato gastrointestinal até a lubrificação dos nossos olhos e articulações”, afirma Andrea.

 

Veja também

 

Retenção de líquidos: como evitar o acúmulo de água e desinchar o corpo

 

Alergia à água: entenda doença rara que leva pessoas a evitarem banhos

 

SINAL DE ALERTA

 

De acordo com a médica, o principal alerta de que você está precisando de mais água é a prisão de ventre. “Não consumir água ou ingerir apenas em pouca quantidade prejudica todas as funções que precisam do líquido e a digestão é uma das primeiras a serem afetadas”, explica Andrea.

 

Mesmo se tratando de um líquido sem contra indicações, a médica enfatiza a necessidade do cuidado com a hidratação e consumo por idosos, cardíacos e pessoas com problemas renais. “Os idosos precisam de atenção redobrada, pois possuem uma tendência maior à desidratação perdendo também o alerta causado pela sensação de sede. Além disso, pessoas com problemas cardíacos e renais possuem muitas vezes uma restrição da ingestão de água, que deve ser orientada por quem lhes acompanha profissionalmente”, finaliza.

 

ÁGUA ALCALINA

 

Outro tema que gera debates são os supostos benefícios da água alcalina (com pH superior a 7,5), que possui, segundo seus fabricantes, frações ácidas e cargas elétricas maiores do que a água tradicionalmente ingerida. De acordo com Andrea, não existe comprovação científica que confirme maiores benefícios obtidos a partir da água alcalina, além disso nosso próprio organismo corrige o pH da água quando a distribui no corpo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A médica destaca a importância de ingerir água filtrada. “A água não tratada pode causar infecções e intoxicações, o que torna ainda mais necessário o uso e ingestão do líquido devidamente purificado”, conclui a nutróloga. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.