20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
12/11/2020

Além do prazer: 5 benefícios que a prática sexual traz para a pele

Foto: Reprodução

Fora render bons momentos de prazer, fazer sexo pode turbinar a hidratação e o viço da pele, desobstruir poros, além de prevenir acne e acelerar a renovação do tecido cutâneo

 Que manter uma rotina de skincare eficaz, prestar atenção aos sinais da sua pele e cultivar bons hábitos diariamente são essenciais para ter uma cútis saudável e mais bela, você já sabe. Mas, além desse combo especial de lifestyle, a prática sexual pode influenciar diretamente na boa hidratação, viço e luminosidade cutânea. “Isso porque durante o sexo são liberados hormônios e substâncias, como o estrogênio e a testosterona, que estão diretamente envolvidos na manutenção da saúde da pele”, destaca a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

“A melhora de circulação sanguínea proveniente da atividade sexual é capaz de diminuir o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de proteção da pele”, acrescenta a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e membro do American College of Lifestyle Medicine. Quer saber quais são esses benefícios que, com certeza, vão além do prazer? Confira a seguir todos os benefícios do sexo para a sua beleza como um todo:

 

 Veja também

 

DEPILAÇÃO TOTAL! É ruim remover ou depilar todos os pelos da região íntima? Descubra!

 

O que fazer se o absorvente interno ficar preso dentro de você

 

1. Efeito detox e antioxidante


De acordo com Beatriz Lassance, cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o acúmulo de radicais livres nos tecidos é um dos fatores que levam ao envelhecimento precoce e, como a atividade sexual consome energia consegue, com isso, neutralizar esses radicais, melhorando o estresse oxidativo.

 

"O sexo acelera o metabolismo de todo o organismo - o que estimula as células a absorverem mais nutrientes e o corpo a secretar toxinas de maneira mais eficiente”, afirma. Durante a atividade sexual, toda a nossa circulação fica mais solicitada. "O sistema arterial (sangue que "alimenta" os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a completa Aline Lamaita.

 

Além disso, a atividade sexual diminui o nível de cortisol - o hormônio do estresse- ao longo do dia e, por isso, melhora a qualidade da pele e até a do sono. isso porque altos níveis de cortisol podem contribuir para diversos problemas de pele, como envelhecimento e acne, já que esse hormônio potencializa o estado inflamatório persistente do tecido cutâneo, diminuindo a longevidade e a atividade das células. “O cortisol está também relacionado ao aumento de oleosidade e à diminuição da produção natural de ácido hialurônico na pele”, completa Aline Lamaita.

 

2. Diminui o inchaço

 

6 alimentos que incham a barriga e você nem imagina

 

Assim como um exercício físico, durante o sexo, o fluxo sanguíneo aumenta, passando a levar oxigênio e nutrientes de forma mais eficaz para os tecidos, incluindo a pele. “Com isso, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Como resultado, a pele ganha um aspecto mais saudável, tornando-se hidratada, corada e viçosa”, afirma Paola Pomerantzeff.

 

3. Melhora da textura da pele e do cabelo

 

CABELOS CASTANHOS E PRETO - escolha já a sua nuance

 

Segundo Lucas Fustinoni, médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society, alguns estudos já apontaram a prática sexual como um adjuvante para fortalecer os fios. "O orgasmo e a excitação no momento do sexo são capazes de direcionar o sistema nervoso do corpo a enviar impulsos e contrações musculares das pontas dos dedos dos pés até a raiz do cabelo.

 

Isso ajuda na condução de nutrientes, pelo sangue, aos folículos capilares, fortificando os fios”, afirma. “Especificamente durante a excitação, há um aumento do fluxo circulatório e dos níveis de testosterona e estrogênio, hormônios que estão ligados não só a beleza e a saúde da pele, mas também dos cabelos e das unhas", diz Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra da clínica GRU. No entanto, os especialistas alertam que, assim como a atividade física, essa prática precisa ser constante para que esses benefícios para a pele e cabelo sejam perceptíveis.

 

4. Ajuda na firmeza da pele

 

Paola conta que a prática sexual promove o estímulo da produção das fibras de colágeno e elastinas, que são responsáveis por conferir sustentação e elasticidade ao tecido cutâneo. “Logo, há um risco menor da pele tornar-se flácida ou apresentar rugas e linhas de expressão precocemente, além de tornar-se mais firme, elástica e com menos sinais de envelhecimento”.

 

5. Auxilia na desobstrução dos poros

 

Poros dilatados no verão - Blog Beleza com Saúde

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

É comum suarmos durante o sexo, assim como quando realizamos qualquer tipo de esforço físico intenso. “E o suor auxilia na eliminação de sujidades acumuladas no interior dos poros, desobstruindo-os e, consequentemente, prevenindo a formação de cravos e espinhas”, finaliza a Paola Pomerantzeff.

 

Marie Claire

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.