28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
30/03/2020

Óleo de rícino para cílios, cabelo, celulite e acne: quando funciona e como?

Foto: Reprodução

Óleo de rícino para cílios, cabelo, celulite e acne: quando funciona e como?

Os óleos, especialmente os extraídos de vegetais puros, podem ser ótimos aliados nos cuidados com a beleza.

 

Um dos queridinhos do momento é o óleo de rícino.

 

Ele é originalmente extraído da mamona e tem grande potencial hidratante, ação antibacteriana e antifúngica.

 

Veja também

 

O COVID-19 pode viver em seus produtos de beleza e maquiagem? VEJA

 

Veja 5 dicas para não sair da dieta durante o isolamento da quarentena

 

Óleo de ricino: para que serve?

 

De acordo com a dermatologista Elizete Kaffer, especialista em tricologia da Clínica Shalon de Campinas (SP), são muitos os benefícios do óleo de rícino. Mas é preciso saber usá-lo da forma correta, pois, caso contrário, poderá causar danos principalmente para os cabelos e a pele. “É como diz a famosa frase ‘a diferença entre o remédio e o veneno é a dose’. Dependendo da concentração e do tempo de exposição ao produto, pode haver irritação na pele e no couro cabeludo. Além disso, é preciso evitar o contato com a pele, olhos e mucosas em exposição solar até 4 horas após a aplicação, para evitar manchas”, explica.

 

Usos do óleo

 

Por ser muito concentrado, a melhor forma de usar óleo de rícino é diluindo em outros produtos. Veja em que casos ele funciona ou não:

 

Para o cabelo

 

 

A indicação da dermatologista para usar o óleo de rícino nos cabelos é aplicar no couro cabeludo antes de dormir, dia sim e dia não, lavando sempre pela manhã. Essa prática ajuda a fortalecer o couro cabeludo, evita a queda e estimula o crescimento dos fios.

 

Para os cabelos cacheados e crespos, além da hidratação, que melhora a maleabilidade da estrutura capilar, o uso do óleo auxilia no efeito selante e diminui o frizz, definindo e estruturando melhor os cachos.

 

Outra opção é usar o produto para um tratamento em longo prazo. Nesse caso, a dica é misturar uma colher de sopa do óleo e duas colheres de sopa de máscara, aplicar e deixar agindo por 2 a 4 horas, depois lavar normalmente.

 

Rícino contra acne

 

 

A dermatologista Danielle Aquino, da Clínica Natália Nery Dermatologia Avançada, explica que óleos vegetais formam uma barreira na pele que preserva a hidratação e, consequentemente, evitam a perda de água pela epiderme. Mas, no caso de pessoas com acne, eles devem ser evitados. “Produtos oleosos não são recomendados para pacientes com acne. Eles podem aumentar a oleosidade do rosto e piorar o problema. A melhor forma de hidratação dessa região é com o uso produtos oil free”, diz.

 

Óleo de rícino contra celulite

 

 

Em relação à celulite, ela explica que ele pode ajudar a turbinar os procedimentos estéticos e melhorar os resultados, mas que a melhor forma de combatê-la continua sendo a prática de atividades físicas aliada a uma dieta balanceada.

 

E, antes de aplicar qualquer produto na pele, é importante consultar um médico, pois o uso de óleos em geral pode resultar em problemas na pele como dermatite de contato (alergias), além de outras patologias.

 

Serve de laxante? É perigoso?

 

 

O uso de óleo de rícino como laxante também não é indicado pela médica, embora muita gente goste de ingerir o produto para combater a prisão de ventre. “Esse uso deve ser indicado apenas por médicos, após uma detalhada análise de cada paciente”, diz.

 

Rícino para cílios

 

 

Já o uso do óleo para hidratar os cílios e sobrancelhas precisa ser feita com cautela. “Nas sobrancelhas, aplicar o óleo puro sobre os fios e massagear levemente. Para os cílios, aplicar com um pequeno pincel de cílios, tomando cuidado com os olhos”, ensina a dermatologista Christiane Gonzaga, membro das Sociedades Brasileira e Americana de Dermatologia.

 

Fortalecimento das unhas

 

 

Ela indica também sobre o uso do óleo de rícino nas unhas para fortalecê-las. “Deve ser usado diariamente antes de dormir e retirado na manhã seguinte”, diz.

 

Preço

 

Existem diferentes fornecedores que, dependendo do tipo de técnica de extração do óleo – a frio ou a quente, prensagem ou desidratação – conseguem um potencial maior ou menor. Além disso, há outros fatores como o grau de pureza do produto que também interferem no preço. Por isso os valores podem variar de R$ 20,00 a R$ 200,00 cada 20ml.

 

Onde comprar

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O óleo de rícino pode ser encontrado em farmácias, mercados e lojas de cosméticos. Antes de comprar, é importante verificar a procedência e o grau de pureza. 

 

Toda Mulher

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.