29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
11/08/2022

Alimentos contra azia e refluxo para incluir no cardápio

Foto: Reprodução

Não existe nada mais desagradável do que a sensação de má digestão após uma refeição. Essa famosa queimação na região do estômago é chamada de azia, um dos principais sintomas do refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva.

 

Apesar de bastante incômoda, a condição acomete cerca 22 milhões de pessoas no Brasil, conforme dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

 

Entretanto, existe uma boa notícia: dá para aliviar esse mal-estar! Assim, além de evitar hábitos prejudicais à doença, como o uso de roupas apertadas e o tabagismo, adotar mudanças no cardápio também ajuda. Confira a seguir 12 opções de alimentos contra azia e refluxo que farão milagres nesses sintomas:

 

Veja também

 

Estudo prova que alimentos ricos em potássio evitam doenças do coração

 

Chocolate reduz a pressão arterial e protege o coração, diz estudo

 

Arroz integral

Por ter um grande número de fibras, o arroz integral causa a sensação de saciedade mesmo com um número menor de grãos.

 

Cenoura

Além de reforçar o sistema imunológico, a cenoura tem propriedades anti-inflamatórias capaz de combater diversas dores, inclusive no estômago.

 

Mamão

Composto abundantemente por água, o mamão também é rico em vitaminas e tem propriedades medicinais naturais. Com isso, pode ser usado para a prisão de ventre, por exemplo.

 

Maçã

Com seu alto teor de fibras e água, a maçã auxilia no fortalecimento das mucosas do sistema digestivo. Descasque-a, corte em pedacinhos e mastigue devagar para aliviar a azia.

 

Aveia

Consuma uma porção desse cereal logo cedo para combater a azia. Isso acontece porque a aveia não agride o estômago e causa saciedade.

 

Beterraba

Rica em betalaína — a responsável pela cor roxa —, a beterraba tem ação antioxidante. Assim, ajuda no funcionamento do intestino e na digestão.

 

Limão

Pensou que frutas ácidas pioravam a azia e o refluxo? O limão, não! Seu consumo evita a produção excessiva de ácido e deixa o organismo mais “básico”.

 

Hortelã

Utilize a hortelã como tempero para acionar as glândulas salivares. Já seu chá é ótimo para dores no estômago.

 

Boldo

Use essa erva para preparar um chá eficiente para a digestão. Além disso, o boldo ajuda na prisão de ventre, gases, azia e até transtornos no fígado.

 

Couve

É um dos principais alimentos contra azia e refluxo, sabia? Isso porque a couve colabora com o combate dos sintomas, sobretudo quando crua e bem lavada.

 

Gengibre

Devido as suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é muito indicado nos tratamentos de problemas gastrointestinais.

 

Erva-doce

Primeiramente, esse alimento é usado para acalmar os nervos, mas a erva-doce também ajuda nas cólicas intestinais. Grávidas podem consumir, viu?

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Gostou dos benefícios? Então, não deixe de incluir em seu cardápio esses alimentos contra azia e refluxo! 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.