19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/11/2020

Alimentos que ajudam na cicatrização: saiba quais aceleram o processo

Foto: Divulgação

Alimentos que ajudam na cicatrização: saiba quais aceleram o processo

Na cultura popular, existem diversos costumes em relação à saúde. Ervas, chás e preparações naturais prometem fortalecer o organismo, evitar ou até mesmo acelerar a recuperação de doenças.

 

Ainda que alguns desses hábitos sejam apenas crendices, o fato é que a alimentação e a saúde têm relação direta. Por isso, existem alguns alimentos que ajudam na cicatrização e recuperação.

 

No entanto, é preciso saber a diferença entre cicatrização e nutrição. Quando ferido, nosso corpo é capaz de acionar uma resposta coordenada a fim de tratar o mais rápido possível a lesão.

 

Veja também 

 

Sexo no banho: saiba como evitar complicações a aproveitar ao máximo

 

O melhor das posições sexuais: como ter mais prazer no sexo na cadeira

 

Porém, para que ele seja capaz realizar essa tarefa de forma efetiva, é essencial que o paciente esteja com seu estado nutricional saudável, uma vez que esse processo recorre a diversos micro e macronutrientes na hora de recompor a área comprometida. Para auxiliar na recuperação, medicamentos e assepsia não são os únicos aliados.

 

É preciso, também, se atentar à qualidade da dieta – e alguns alimentos são indispensáveis para ajudar a cicatrizar. Um organismo bem nutrido terá uma resposta bem mais rápida ao tratamento, já em um indivíduo com carências nutricionais ela será mais lenta, podendo, até mesmo, sofrer com complicações.

 

Saiba mais! Nutrientes essenciais para uma boa recuperação Alimentos funcionais podem te ajudar na recuperação de cirurgias, pois são capazes de potencializar a ação do organismo no combate às lesões.

 

Alguns nutrientes possuem destaque e são fundamentais para isso. As proteínas desempenham um papel essencial em todas as etapas da cicatrização. Quando ingerimos alimentos ricos nesse nutriente, eles são quebrados em substâncias menores, que auxiliam na construção dos tecidos.

 

Esses aminoácidos são decisivos na construção dos tecidos do corpo, sendo indispensáveis durante a formação do tecido fibroso (a famosa “casquinha”) e no próprio remodelamento da pele após cicatrizar. Diversas vitaminas também estão envolvidas nesse processo, principalmente aquelas do complexo B, já que algumas delas estão ligadas ao metabolismo e ao colágeno.

 

Da mesma forma, os minerais exercem um papel substancial, por sua relação com a metabolização das proteínas no organismo. Alimentos que ajudam na cicatrização O tempo de cicatrização varia, dependendo de cada pessoa e tipo de ferimento. No entanto, existem alguns alimentos que podem ajudar nessa recuperação de forma geral.

 

Comuns no cardápio do dia a dia, eles são capazes de enriquecer a oferta de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes ainda mais importantes para o corpo durante esse processo. Potencializam o efeito anti-inflamatório Peixes gordurosos como a sardinha, o salmão e o atum são as fontes mais ricas em ômega-3.

 

Esse potente antioxidante é capaz de reduzir a ação inflamatória do organismo. Também é possível encontrar o ácido graxo em forma vegetal… Semente de chia, semente de linhaça e oleaginosas como nozes, amêndoas e avelãs são alternativas para seu consumo. Alimentos ricos em vitamina K auxiliam no processo de coagulação, uma das primeiras e mais importantes fases da cicatrização.

 

Ela é encontrada principalmente em vegetais folhosos e legumes de cor verde-escura como couve, espinafre, brócolis e aspargos. Beneficiam a regeneração dos tecidos Alimentos ricos em proteínas são indispensáveis para a produção de aminoácidos como o colágeno e a arginina. Carnes magras, ovos e derivados do leite são alguns exemplos.

 

Da mesma forma, é possível encontrar fontes vegetais. Leguminosas como o feijão e a lentilha possuem bons índices de proteína e podem ser facilmente inseridos na dieta. Melhoram o aspecto da pele Ricos em vitamina A, alimentos como bife de fígado, cenoura, batata-doce e manga auxiliam na proteção da pele e ainda possuem efeito antioxidante.

 

Óleo de girassol e oleaginosas como a castanha do Pará e avelã aumentam o aporte de vitamina E. Ela também auxilia no combate aos radicais livres. Existem alimentos que podem prejudicar a cicatrização? É muito comum ouvir que, durante um processo de cicatrização, devemos evitar certos alimentos. Porém, será que existem alimentos que podem prejudicar de fato o processo de recuperação dos ferimentos?

 

Uma dieta saudável é recomendável a todas as pessoas. Porém, durante o tratamento de uma lesão tecidual, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Isso porque o corpo fica em um estado de maior consumo de nutrientes e, ao mesmo tempo, mais exposto a inflamações.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Ou seja, alimentos gordurosos demais, processados, industrializados, enlatados e fast foods precisam ser evitados ao máximo. O período pós-cirúrgico é crucial e há vários mitos populares em relação a certos alimentos. No entanto, somente um médico poderá avaliar as condições de saúde e determinar quais alimentos específicos devem ser evitados em cada caso!

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.