24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
06/09/2019

Americano libertado pela Coreia do Norte admite ter sido espião da CIA

Foto: Saul Loeb / AFP

Kim Dong-chul (centro) gesticula ao chegar à base Andrews, em Maryland, nos EUA.

 Kim Dong Chul, um americano condenado por Pyongyang antes de ser libertado em 2018, disse nesta sexta-feira (6) que era um espião da CIA na Coreia do Norte, onde tirou fotos com uma pequena câmera escondida em um relógio.

 

O empresário de 67 anos e pastor protestante foi um dos três americanos libertados em maio de 2018 pelo regime norte-coreano, apesar de terem sido condenado por espionagem dois anos antes.

 

As autoridades norte-coreanas libertaram esses três prisioneiros antes da reunião histórica entre Donald Trump e Kim Jong Un.

 

Veja também

 

Furacão Dorian se aproxima dos EUA e provoca danos na costa leste após devastar Bahamas

 

Vulcão americano pode devastar a América do Norte e matar bilhões de pessoas

 

Em entrevista à rede de televisão pública alemã NDR, transmitida no domingo, Kim Dong Chul confirmou que trabalha como espião da CIA desde 2011.

 

"Após a morte de Kim Jong Il (em 2011), muitos rumores circularam sobre os possíveis sucessores e a evolução futura do país", explica Kim Dong Chul em um momento durante a entrevista, parcialmente transmitida à imprensa nesta sexta-feira.

 

Nesse contexto, a CIA decidiu recrutá-lo, já que ele morava desde 2001 em Rason, uma zona econômica norte-coreana especial perto da fronteira com a China e a Rússia, e tinha uma permissão especial para viajar para o exterior e dentro do território norte-coreano.

 

Kim Dong Chul, cidadão americano, condenado a dez anos de prisão em um campo de trabalho, disse que tinha um relógio com o qual podia tirar fotos com grande discrição.


Além disso, ele alegou ter fotografado navios militares dos quais a CIA tinha apenas imagens de satélite.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Segundo a agência oficial norte-coreana KCNA, ele foi preso em outubro de 2015 no momento em que tentava obter um dispositivo USB que continha informações sobre o programa nuclear norte-coreano.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.