19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
14/10/2019

Análise: estrategista, Flamengo vence até 'jogo fora da curva' e encurta caminho para o título

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Na base das armadilhas de Jesus e nos milagres de Diego Alves, Rubro-Negro conquista resultado expressivo contra Athletico na Arena da Baixada que o deixa cada vez mais favorito ao Brasileirão

O Flamengo está encantando no Campeonato Brasileiro, mas os torcedores mantêm os pés no chão e sabem que não dá para ganhar todas. Com a gordura de oito pontos na liderança, o jogo contra o Athletico-PR na Arena da Baixada, por exemplo, não seria considerado um tropeço se tivesse perdido pontos para o atual campeão da Copa do Brasil em um estádio onde só havia vencido uma vez na história. O próprio Jorge Jesus admitiu que foi ali a sua partida mais difícil no comando do time.

 

Mas diferentemente daquela ocasião, em que buscou o empate por 1 a 1 no sufoco e viu o adversário ter dois gols e um pênalti anulados pelo VAR, o Rubro-Negro do português desta vez jogou bola e fez 2 a 0. Mesmo com os já esperados passes errados em função da adaptação ao sintético, o time se impôs em vários momentos, como lhe é habitual, e venceu na rodada em que o Palmeiras contava para diminuir a distância. Resultado expressivo que deixa mais curto o caminho para o título.

 

 

O placar, de autoria de Bruno Henrique, foi construído na base do estrategista Jesus. A começar pela escalação: tirou a joia Reinier e lançou Lucas Silva, atacante de 21 anos que enfrenta resistência por parte da torcida. Mas o garoto foi uma grata surpresa para o gramado artificial: com sua velocidade pelo lado direito, sofreu um pênalti que foi (mal) anulado pelo VAR e criou uma chance clara para Vitinho.

 

Veja também


Análise: São Paulo usa paciência como maior virtude para vencer o clássico contra o Corinthians

 

Análise: Atlético-MG 'fecha os olhos'; mas, em declínio, realidade é brigar para aniquilar Z-4

 

 

Outra tática foi fazer uma contra-armadilha ao "estilo Fernando Diniz", aperfeiçoado no Athletico-PR por Tiago Nunes. A estratégia de não dar chutão e trocar passes na defesa força que o adversário adiante e marcação e acabe oferecendo espaços atrás. O Flamengo cercava com três ou quatro e corria risco para começar a apertar a saída de bola desde o goleiro, que falhou repetidas vezes e entregou o primeiro gol.

 

Números finais do jogo:


Posse de bola: Flamengo 49% x 51%


Finalizações: Flamengo 9 x 12


Chances claras: Flamengo 6 x 7


Roubadas de bola: Flamengo 12 x 10


Passes errados: Flamengo 15 x 25


O Flamengo dominou o primeiro tempo (teve 55% de posse de bola), mas foi forçado a recuar na etapa final diante da pressão do Athletico. Jesus, que também é adepto de toques de bola para sair jogando, "liberou" o chutão para afastar perigos e atuou com a vantagem debaixo do braço, esfriando o jogo. Fez até todas as substituições antes dos 20 minutos, algo raro para quem às vezes nem gasta as três.

 

O técnico português colocou mais um marcador, Piris da Motta, no lugar de Lucas Silva; ao perder Rafinha, preferiu João Lucas a Rodinei por ser mais rápido contra o veloz Rony; deu mais frescor à defesa com Thuler no lugar de Rhodolfo e armou o time para contra-ataques com Arão e Everton Ribeiro de armadores. Cada um proporcionou uma chance para Bruno Henrique, que aproveitou a última.

 

Outros destaques:


Matemática favorável: principal candidato ao título, o Flamengo terminou a rodada com com 58 pontos e 91% de chances de ser campeão segundo o matemático Tristão Garcia, do site "Infobola". Ainda restam 13 jogos, ou 39 pontos, em disputa;


15 jogos sem perder: a invencibilidade rubro-negra só cresce e já caminha para dois meses e meio da última derrota, para o Bahia na Fonte Nova em 4 de agosto. A defesa do Flamengo chegou ainda a 22 partidas sem sofrer gols, sendo 10 no Brasileirão;

 

Renê teve boa atuação na marcação e ainda deu assistência no ataque — Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

 

Paredão: Diego Alves vive excelente fase não é de hoje e tem grande parcela nessa invencibilidade. Na Arena da Baixada, salvou o time com várias defesas difíceis e dois verdadeiros milagres: um em cabeçada de Thiago Heleno e outro cara a cara com Thonny Anderson;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.


Velho garçom: substituto do lesionado Filipe Luís, Renê reassumiu a posição e foi bem na Arena da Baixada: muita combatividade e assistência para Bruno Henrique. O lateral chegou a seis passes para gol na temporada e empatou com Gabigol no Top 5 do quesito.


Ainda em Curitiba, O Flamengo treina na manhã desta segunda-feira no CT do Coritiba e depois segue viagem para Fortaleza, onde enfrenta o Tricolor de Aço na próxima quarta, às 20h (de Brasília), no Castelão. Sem Rafinha (machucado), Reinier (Brasil Sub-17), Everton Ribeiro e Bruno Henrique (suspensos), Jesus terá os retornos de Rodrigo Caio e Gabigol da Seleção. A dupla irá se juntar à delegação no fim da tarde. 

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.