29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
16/08/2021

Análise: mexidas equivocadas e 'apavoro aéreo' culminam em empate com sabor de derrota

Foto: Xandy Rodrigues/Manaus FC

Apesar de fora de casa, Manaus tinha condições de ganhar o jogo. Clube ficou duas vezes à frente do placar, mas no fim empatou em 2 a 2 com o Floresta-CE, oitavo colocado na tabela

Apesar de fora de casa, Manaus tinha condições de ganhar o jogo. Clube ficou duas vezes à frente do placar, mas no fim empatou em 2 a 2 com o Floresta-CE, oitavo colocado na tabela

 

O gramado da Cidade Vozão é de qualidade, do jeitinho que o Gavião gosta. O Floresta-CE é apenas o oitavo colocado, briga na parte de baixo. Era para pregar respeito, mas também era para voltar com os três pontos na bagagem.

 

Vamos à analise em referência a tabela de classificação:


Veja também

 

Com 24 equipes e abertura no dia 13 de outubro, CBF divulga tabela básica da Copa Verde 2021

 

Em jogo com poucas chances, Fast vence o Atlético-AC e segue vivo na Série D

 

O Manaus precisa de mais 10 pontos, pelo menos, para alcançar os 28 que, na teoria, seriam o suficiente para avançar ao quadrangular.
Restam seis partidas, sendo três em casa e três fora. Dessas, três vitórias e um empate seriam o bastante.


O problema é: dos jogos que restam, dois são contra times que atualmente estão fora da briga: Altos, em casa, já na próxima rodada, e Jacuipense, fora, na 15ª rodada. Aqui vale ressaltar que o Jacupa vai estar "desesperado" para tentar se livrar da queda.


Os outros quatros são confrontos diretos. As três últimas rodadas vão ser pedreiras: Botafogo-PB e Ferroviário-CE, em casa, e Paysandu, em Belém.


Agora analisemos o jogo:

 

Evaristo Piza entrou com a mesma escalação e formação tática das outras duas partidas. Afinal, "em time que está ganhando não se mexe". Dessa forma, mesmo com uma postura mais reativa, a equipe não levou sustos no primeiro tempo e encaixou um contra-ataque com Anderson Paraíba e conclusão perfeita de Denílson.

 

Gabriel Davis foi bem marcado na partida — Foto:  Xandy Rodrigues / Manaus FC

Gabriel Davis foi bem marcado na partida 

(Foto: Xandy Rodrigues / Manaus FC)

 

Numa bola parada, o camisa 28 teve outra chance para, quem sabe, matar o jogo, devido ao balde de água fria que cairia sobre os jogadores cearenses, mas desperdiçou. Assim como errou outra chance clara no primeiro minuto do segundo tempo, em chance clara da marca do pênalti.

 

O apavoro aéreo...

 

No futebol, aquela máxima de "quem não faz leva" às vezes é justificável. Nesse caso o castigo veio a cavalo. No lance seguinte, numa bobeada de Marcelo Augusto, mas, principalmente, Luis Fernando, o lateral Fábio Alves achou Flávio Torres, que entrara no intervalo, sozinho para empatar.

 

O Manaus conseguiu dar a resposta logo em seguida, num "chutamento" de Anderson Paraíba, que ainda desviou William Goiano e matou qualquer chance de defesa de Tony. A partir de então outro ponto que o Sátiro explorou melhor: as substituições.7

 

As substituições equivocadas...

 

Contra o Volta Redonda, com essa mesma postura reativa, de dar a bola para adversário, Evaristo viu que a melhor solução era colocar jogadores de velocidade, como João Diogo e Vitinho. Preocupado com o setor defensivo, visto que a dupla ocupa mais os espaços, o Voltaço não conseguia pressionar.

 

Já contra o Floresta, ele optou por Allan Dias e Diego Rosa, também nos lugares de Rafhael Lucas e Denílson. Ambos entraram mais centralizados e não ajudaram tanto no primeiro combate. Já Léston Júnior, que jjá havia acertado com Flávio Torres, também acertou em cheio com Elielton, que cruzou na medida para Daniel empatar novamente.

 

Luis Fernando falhou no primeiro gol — Foto: Ronaldo Oliveira / ASCOM Floresta EC

Luis Fernando falhou no primeiro gol

(Foto: Ronaldo Oliveira / ASCOM Floresta EC)

 

De novo pelo alto. Foi um apavoro. O próprio Alison Mira, ex-Manaus FC, teve chance clara para virar o placar no final, outra vez em bola aérea, mas conseguiu perder dentro da pequena área. O receio era tamanho que Piza reforçou o setor com a entrada de Thiago Spice, o que não deu muito certo.

 

A verdade é que, pela primeira vez, Piza mexeu mal. E também sacou mal. Não tinha motivo para tirar Anderson Paraíba, mesmo desgastado, ainda mais para colocar Erivélton, que nunca foi unanimidade, além de estar sem ritmo de jogo, visto que não jogava desde a goleada sofrida contra o Volta Redonda, ainda no primeiro turno.

 

Allan Dias e Diego Rosa também foram escolhas questionáveis para o contexto da partida. Ele poderia, simplesmente, repetir o que havia feito contra o Volta Redonda. Vitinho, por exemplo, até entrou, só que apenas aos 37 minutos.

 

A única justificativa cabível para essas alterações é que o treinador, recém-chegada, quer ganhar o grupo. Dar chance para quem vinha desprestigiado. Mas, neste caso, ele poderia ter levado o Philip, que é um jogador que quebra linhas e que tem a capacidade de mudar o jogo.

 

Manaus sofreu nas bolas aéreas — Foto:  Xandy Rodrigues / Manaus FC

Manaus sofreu nas bolas aéreas

(Foto: Xandy Rodrigues / Manaus FC)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

Por isso que há empates e empates. O copo meio cheio ou meio vazio. No contexto específico desse jogo, o sabor é de derrota. O Gavião não volta do Ceará com um ponto, mas sim "esquece" dois pelo caminho.

 

Fonte: Ge

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.