25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
24/02/2020

Análise: Noite acidentada diminui chance de a campeã do Grupo Especial ser de domingo

Foto: Reprodução

Grande Rio, Viradouro e Portela são as melhores da primeira noite, mas cometem erros que permitem sonho das escolas de segunda. Mangueira veio sem brilho

Nos 36 anos em que o desfile das grandes escolas de samba cariocas acontece em dois dias — a partir de 1984 —, a campeã saiu de domingo apenas seis vezes — 16% dos carnavais. Em 2020, a primeira metade da maratona de samba chegou ao fim sob o sol da segunda-feira ameaçando repetir a tradição.

 

O aguardado primeiro dia, que oferecia candidatas fortes ao título nas especulações pré-folia, teve bons desfiles sim — mas acidentes também. Assim, a campeã pode, novamente, desfilar na segunda-feira.

 

Entre qualidades e deficiências, Portela, Grande Rio e Viradouro foram as melhores do primeiro dia, que teve ainda a Mangueira sem brilho e a Tuiuti regular. As decepções ficaram com Estácio e, principalmente, União da Ilha, que vão para a apuração ameaçadas pelo rebaixamento.

 

Veja também
 
 
Carnaval: O polêmico Jesus na Mangueira, o pai-de-santo gomeia + celebs na Grande Rio e os habitantes do Rio na Portela. VEJA FOTOS DOS DESFILES
 
Viradouro, Mangueira, Grande Rio e Portela se destacam em primeiro dia de desfiles

 

Único que empolgou

 

Atleta Anna Giulia se apresenta na comissão de frente da Viradouro dentro de um aquário gigante — Foto: Marcelo Brandt / G1

 

Mais bem estruturada escola da Cidade do Samba, a Viradouro pode sonhar com o título, após o desfile excelente, o único que empolgou a Sapucaí no domingo. A homenagem às Ganhadeiras de Itapuã, no enredo "Viradouro de alma lavada", rendeu apresentação bem realizada, de belas alegorias e componentes empolgados sustentando o canto.
 

A passagem da vermelho e branco de Niterói, aliás, demoliu a crença de que o público fica frio no início da festa. A paradinha da bateria de mestre Ciça no verso "Ó mãe, ensaboa, mãe" levantou a arquibancada, no momento mais empolgante da noite. O samba conduzido pelo excelente Zé Paulo Sierra também enfeitiçou os componentes, que cantaram como se não houvesse amanhã.

 

Mas domingo não é dia de perfeição — e o carro da ganhadeira, o último a passar, apagou na segunda metade, garantindo o drama niteroiense na apuração de quarta-feira. Mas a turma vermelha e branca atravessará a Ponte novamente no sábado, para o Desfile das Campeãs.

 

Melhor samba do ano

 

Rainha e bateria da Grande Rio aguardam início do desfile — Foto: Alexandre Durão/G1

 

Encontrará o povo de Caxias, com a Grande Rio de volta às primeiras colocações, após dois anos desastrosos. O melhor samba do ano pavimentou desfile memorável da tricolor, como há muitos carnavais ela não fazia. Para completar, o enredo "Tata Londirá — o canto do caboclo no quilombo de Caxias" passou em alegorias e fantasias brilhantes, da dupla de carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad. Eles estrearam no Grupo Especial com talento, apuro e personalidade para construir carnaval quase impecável.

 

A perfeição foi inviabilizada por dramáticos problemas de mobilidade nas primeiras alegorias, que precisaram ser reparadas em plena Sapucaí. A Grande Rio, assim, tem angústias contratadas para a apuração na Quarta-Feira de Cinzas. Mas estará de volta no sábado.

 

Portela canta como nenhuma outra

 

Resultado de imagem para portela 2020

 

Assim como a Portela, a que menos errou no domingo de carnaval. A espetacular águia high-tech de Márcia e Renato Lage abriu desfile de ótimo nível da maior campeã de todas. Candidata a mais um título, a escola contou a História do Rio antes do Rio — em "Guajupiá, terra sem males" — com fantasias e alegorias impecáveis e um samba dos melhores.

 

A apaixonante tradição portelense surgiu no início da escola, com a resiliência de Vilma Nascimento. A lendária porta-bandeira recuperou-se de uma cirurgia na cabeça, teve alta na véspera e, aos 81 anos, foi à Sapucaí desfilar com sua tribo. Sua herdeira atual, Lucinha Nobre, apareceu com barriga de grávida, e "pariu" um bebê indígena ao fim de cada apresentação para os jurados. Depois dela, veio uma escola que canta como nenhuma outra atualmente, entoando o belo samba de 2020.

 

As fantasias impressionaram pela elegância — ainda que não tenham conseguido driblar o perigo de enredos indígenas: a dificuldade para variar o tema das alas. O conjunto de alegorias foi especialmente inspirado — dos melhores que passaram no domingo.

 

Se não arrebatou, a Portela tem lugar certo nas campeãs - e, na matemática torturante dos décimos das notas, pode até chegar ao 23º título.

 

Imagem mais impressionante

 

Resultado de imagem para Cristo negro gigante crucificado

 

No domingo de tantas interrogações, uma certeza será difícil de derrubar: o Cristo negro gigante crucificado, no quarto carro da Mangueira, é a imagem mais impressionante do carnaval 2020. Foi o grande acerto da verde e rosa que busca o bi. O resto da apresentação não empolgou o público.

 

"A verdade vos fará livre" deu num desfile mais frio do que a Estação Primeira costuma apresentar. A primeira parte — baseada na história bíblica, mas com o Cristo negro — não provocou reação da plateia. Tampouco dialogava com samba, que não trouxe menções a essa parte do enredo. O hino verde e rosa, aliás, não causou reação no público e os próprios componentes cantaram burocraticamente.

 

A comissão de frente, dos craques Priscila Mota e Rodrigo Neri, passou pela Santa Ceia e terminou com Jesus na favela — a Mangueira. O júri da Liesa deve enxergar alguns pecados na verde e rosa. Mas ela volta na campeãs.

 

Tuiuti passará sustos

 

Resultado de imagem para Tuiuti  2020

 

O público ficou mesmo indiferente ao encontro de Dom Sebastião com São Sebastião na Paraíso do Tuiuti. "O santo e o rei: encantarias de Sebastião" rendeu desfile no máximo regular, que o samba animado como ponto alto, especialmente no refrão. A Tuiuti passará alguns sustos nas notas, mas deve permanenecer na elite do samba. Mas será o pior ano da escola desde 2018, quando foi vice-campeã.

 

Estácio tenta fugir da sina

 

Resultado de imagem para estacio de sá 2020 desfile

 

Para quem carregava o carimbo de candidata ao rebaixamento antes de o desfile começar, a Estácio fez o possível para fugir da sina. Sob o enredo "Pedra", a carnavalesca Rosa Magalhães — em seu 50° desfile — toureou a dificuldade financeira para construir apresentação melhor nas fantasias do que nas alegorias.

 

Os carros pecaram pela irregularidade — e o melhor exemplo é o segundo, "Pedras preciosas", bem mais pobre do que os outros. As fantasias estavam claras, leves e bem construídas. O samba, acelerado, foi cantado pelos componentes, mas não cativou a plateia. Serviu como emblema de uma apresentação irregular. A Estácio terá pedras a carregar para sobreviver na elite da Sapucaí.

 

Acidentes e decisões erradas

 

Resultado de imagem para União da Ilha, 2020 desfile

Fotos: Reprodução

 

Tarefa bem mais difícil para a União da Ilha, e seu conjunto de acidentes e decisões erradas. O enredo de aguda crítica saiu gravemente ferido pelo mau gosto na escolha da narrativa. A exceção foi o abre-alas, a favela emoldurada pelos helicópteros da polícia, que chamou a atenção do público.

 

Daí em diante, só erros praticamente. As fantasias da bateria — uniformes escolares — exageraram na simplicidade. O sequestro no ônibus, com arma na cabeça e simulação de agressões, é daquelas ideias que não combinam com a festa. Laíla, o mítico diretor de carnaval, estreante na escola, repetiu, pelo terceiro ano, o estilo de denúncia inflamada "contra tudo que está aí". Foi assim na Beija-Flor, em 2018, e na Tijuca, ano passado. O Brasil merece as pauladas — mas fica baixo astral demais.

 

A Ilha corre sério risco de cair.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

E o domingo, de passar mais um ano sem a campeã do carnaval.
 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.