25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
30/09/2019

Ônibus escolar transporta 120 crianças em Nova Iguaçu. Pais dizem que número chega a 200

Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Crianças vão em pé no ônibus escolar que transporta alunos de duas escolas municipais

O ônibus só passa às 12h30, mas antes de meio-dia pais e estudantes já estão no ponto. O sacrifício é para conseguir viajar sentado. O veículo que faz o transporte de alunos para as escolas municipais Júlio Rabello Guimarães, no Bairro da Luz, e Francisco de Oliveira, no Marco Dois, leva pelo menos 120 crianças em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A maior parte delas viaja em pé.

 

— Cada ponto é lotado de crianças. Tem pais que estão voltando alguns pontos para tentar pegar o ônibus mais vazio — conta a dona de casa Cristiane Clemente de Freitas, de 35 anos, mãe de dois alunos da Escola Francisco de Oliveira.

 

O ônibus parte do Jardim Canaã. Mesmo morando próximo ao segundo ponto, a dona de casa Mônica Cristina de Melo, de 38 anos, aguarda o veículo com pelo menos meia hora de antecedência. Sua filha de 5 anos é aluna da Escola Francisco de Oliveira.

 

— Na hora, fica muito cheio e faz fila. Quem chegar antes, entra primeiro — explica Mônica.

 

Veja também


Namorado de universitária morta após receber ajuda fala sobre tragédia: 'Tudo o que sinto se resume em saudade'

 

Vale ignorou plano de emergência que poderia ter evitado 270 mortes

 

Pontos ficam cheios de estudantes aguardando o ônibus

Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo


No quarto ponto, a mãe de um aluno pedia a uma monitora: “Tenta arrumar um espacinho para meu filho não ir em pé”. Mas o veículo já estava lotado. Na sexta-feira, o EXTRA acompanhou o itinerário do ônibus, que transportou 120 crianças por aproximadamente dois quilômetros. Mas esse número pode ser ainda maior. No mesmo dia, por exemplo, não houve aulas para duas turmas da Escola Júlio Rabello.

 

— São quase 200 alunos sendo levados ali. Fico preocupada porque são muitas crianças no ônibus. Tenho medo até de ele virar. Uma funcionária disse que nós deveríamos fazer uma reunião para pedir outro ônibus — afirmou a dona de casa Noêmia da Silva Pacheco, de 26 anos, mãe de dois estudantes que utilizam o transporte.

 

Segundo o Guia do Transporte Escolar, “todas as crianças transportadas devem estar com cintos de segurança”. O guia diz ainda que os veículos que fazem transporte escolar devem ter, entre outros pré-requisitos, “cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros, uma grade separando os alunos da parte onde fica o motor e seguro contra acidentes”.

 

Cristiane Clemente chega cedo ao ponto para que seus filhos consigam viajar sentados no ônibus escolarCristiane Clemente chega cedo ao ponto para que seus filhos consigam viajar sentados no ônibus escolar

 

Cristiane Clemente chega cedo ao ponto para que seus filhos consigam viajar sentados no ônibus escolar

Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

 

O coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, disse que, em relação à regulamentação do transporte escolar, quando não há uma norma específica do município, vale a norma geral:


— Quando você contrata empresa para fazer o transporte, não pode ter ninguém em pé. Inclusive, crianças com idade adequada devem estar na cadeirinha.

 

Questionada, a Prefeitura de Nova Iguaçu não informou quantos lugares há para passageiros no ônibus escolar. Na Escola Júlio Rabello Guimarães, 61 alunos saltaram do veículo. O restante das crianças desceu na Francisco de Oliveira.

 

Dezenas de estudantes aguardam o ônibus escolar que transporta alunos de duas escolas

Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo


Prefeitura disse que vai fiscalizar


O EXTRA perguntou à Prefeitura de Nova Iguaçu quantos ônibus fazem o transporte escolar de alunos da rede municipal, o número de assentos nos veículos e se existe a possibilidade de outro veículo fazer o itinerário, mas não obteve nenhuma dessas respostas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Em nota, a prefeitura disse que equipes da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu vão acompanhar hoje o itinerário do ônibus escolar citado, “para verificar se todos os alunos que estão utilizando o transporte estão cadastrados para utilizar o serviço”. Ainda segundo o governo municipal, por norma, o transporte escolar nestes ônibus é destinado prioritariamente aos estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola. 

 

Noêmia (de blusa preta) com os filhos. Ela diz que teme pela segurança dos filhos que viajam no ônibus superlotado

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.