28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
20/09/2022

Ansiedade: conheça os cinco tipos existentes e saiba como lidar

Foto: Reprodução

Você sabia que não existe apenas um tipo de ansiedade? Nesse Setembro Amarelo, entenda cada um deles e descubra como reduzir os seus impactos

Apesar de muitos não saberem, a ansiedade é uma condição que pode se desenvolver de formas diversas e trazer sintomas diferentes para cada pessoa, como explica a psicóloga Regiane Galanti no livro “Ansiedade Não é Frescura”. Algumas formas podem ter sintomas mais físicos, enquanto outras se manifestam em preocupações mentais.

 

Por isso, é importante saber quais são os tipos de ansiedade que existem, para conseguir identificá-los e saber como aliviar os seus sintomas.

 

Principalmente enquanto estamos no Setembro Amarelo, campanha ligada à saúde mental. Veja 5 formas pelas quais a condição se manifesta e como reduzir os seus impactos:

 

Veja também 

 

Distúrbios do sono; roncar pode ser um sintoma

 

Pular corda emagrece? Confira 7 benefícios da atividade e como começar hoje mesmo

 

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA


Esse tipo de ansiedade é aquele que faz com que você tenha preocupações excessivas com questões do dia a dia, como família ou amigos. Para lidar com o transtorno de ansiedade generalizada, é importante criar uma rotina de autocuidado e escolher um exercício de atenção plena para realizar todos os dias. Além disso, praticar técnicas de pensamento saudável também ajuda.

 

Ansiedade generalizada: você sabe identificar os sintomas físicos?

 

ATAQUES DE PÂNICO


Os ataques de pânico são uma manifestação da ansiedade que aparece de forma mais repentina com sintomas físicos intensos, que podem até fazer você sentir como se estivesse tendo um ataque cardíaco, por exemplo.

 

E, novamente, o autocuidado é extremamente importante para combater os sintomas, viu? Assim, questões como sono, alimentação e a prática de exercícios nunca devem ficar em segundo plano.

 

Sono e outras questões ligadas ao autocuidado são importantes para combater os sintomas dos ataques de pânico

 

FOBIAS 


Nesse caso, a ansiedade se manifesta a partir de medos intensos e, muitas vezes irracionais, por serem muito maiores do que o necessário para aquela situação. Algumas das fobias mais comuns estão ligadas a animais ou insetos, germes ou espaços fechados.

 

Para lidar com esse tipo de ansiedade, uma boa dica é tentar identificar as armadilhas de pensamento que causam os medos irracionais. Além disso, você também pode usar afirmações de enfrentamento para combater as fobias.

 

Ansiedade: o que é, sintomas e tratamentos

 

ANSIEDADE SOCIAL E DE SEPARAÇÃO


É aquele medo excessivo de que as outras pessoas te julguem ou rejeitem, ou de ficar longe das pessoas que são próximas a você. Para combater os seus sintomas, o ideal é descobrir algumas atividades das quais você realmente goste. Isso porque, dessa forma, você vai poder realizá-las quando se encontrar em alguma situação que gere esse tipo de ansiedade em você.

 

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO OU TOC


Por fim, o TOC se manifesta a partir de pensamentos desconfortáveis que fixam na sua mente. Você pode, por exemplo, se sentir obcecada com o fato de uma mesa poder estar cheia de germes e até acabar evitando colocar algo sobre ela ou resolvendo que precisa lavar as mãos imediatamente.

 

Transtorno de ansiedade

Fotos: Reprodução

 

Para combater os sintomas do TOC, você pode observar por uma semana esses pensamentos obsessivos que aparecem na sua mente. Depois, você deve usar essas informações para montar uma escala de medo e, aos poucos, ir se expondo a essas questões que te causam as compulsões.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Por fim, vale lembrar que, ao perceber que você sofre de algum tipo de ansiedade, é importante consultar um especialista. Desse jeito, você vai poder entender melhor como aliviar os seus sintomas específicos. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.