20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
08/05/2021

Anti-stress: os métodos naturais para combater o estresse e a ansiedade

Foto: Reprodução

Pressão profissional, mudança de estilo de vida, episódio traumático …, todos podemos estar sujeitos ao estresse, ocasionalmente ou com maior regularidade. Se as causas forem múltiplas, os sintomas são precisos e existe um painel de soluções naturais. Veja como lutar contra o mal da nossa época.

 

Falar oralmente, metas para manter, problemas familiares, problemas conjugais …, são tantos os fatores em nosso dia a dia que podem sujeitar nosso corpo ao estresse. Além disso, o período atual que, por conta da pandemia, bloqueia o nosso horizonte e nos faz mergulhar em uma incerteza do que nos espera mais pra frente.

 

Se o problema for recorrente e causar depressão ou dores físicas preocupantes, é obviamente mais do que recomendado consultar um médico. Mas se você quiser apenas adotar as ações certas e ter algumas dicas para combater esses momentos desconfortáveis, continue acompanhando.

 

Veja também 

 

Comer mal durante a noite pode comprometer nosso trabalho

 

Conheça os melhores alimentos bons para manter sua pele saudável e firme. VEJA

Estresse: as causas

 

De modo geral, o estresse é gerado pelo nosso cérebro quando identificam uma situação de “perigo”. De acordo com as sensibilidades de cada um, podem variar, mas muitas vezes se relacionam ao nosso confronto com o mundo exterior, à pressão profissional, às dificuldades financeiras, a uma mudança (de trabalho, um divórcio, uma mudança), a um episódio pessoal traumático (doença, luto …) ou coletivo (ataques, pandemia …).

 

Dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo sem remédios

 

Tudo isso, associados a um estilo de vida cada vez mais opressor, confinamento, redução das interações sociais, formam um coquetel explosivo para nossa paz mental.

 

Estresse: os sintomas


Quando nosso corpo está sob intenso estresse, ele reage adaptando-se a ele. Diante da agressão, ele libera hormônios como adrenalina ou cortisol. Então, para lutar, secreta glicocorticóides para aumentar o nível de glicemia no sangue.

 

Todas essas convulsões podem levar a doenças físicas, como palpitações, aumento da frequência cardíaca, enxaquecas, distúrbios do sono (insônia ou pesadelos são frequentemente mencionados em episódios de estresse), diarreia, dor no ombro ou suor excessivo.

 

Os sintomas também podem ser psíquicos e levar a manifestações emocionais como irritabilidade excessiva, agressividade, problemas de memória. Isso acaba gerando comportamentos perigosos como consumo excessivo de álcool, tabaco ou distúrbios alimentares.

 

Nervosismo: óleos essenciais indicados


Os óleos essenciais são um grande aliado no combate ao stress. Lavanda, laranja, bergamota, camomila …, eles têm propriedades calmantes que podem nos ajudar a afastar os sintomas incômodos ligados à nossa ansiedade.

 

oleos essenciais estresse ansiedade produtos naturais

 

Você também pode usar esse óleos essenciais em massagens, no banho ou no difusor. Destacamos também os roll-ons, que além de práticos, são fáceis de levar para todos os lugares.

 

Anti-stress: cápsulas e plantas


Magnésio: o magnésio é o melhor amigo natural para quem está estressado. Responsável por transmitir os impulsos nervosos, regular o ritmo cardíaco e o trânsito intestinal, não consumimos em quantidade suficiente este oligoelemento essencial ao nosso corpo. Em tempos de estresse, recomendamos tomar 100 mg por dia.


Suplementos alimentares: quando a fadiga se intensifica e sentimos o nosso corpo esgotado pela luta contra o stress, podemos considerar um composto de vitaminas e, em particular, B6, que ajuda a ligar o magnésio às células.


Plantas: Hipericão, lúpulo, valeriana, erva-cidreira, maracujá, rhodiola, espinheiro … graças aos seus princípios ativos, são grandes aliados anti-stress.


Exaustão: mude seu estilo de vida


Já que muitas vezes não podemos alterar o que nos estressa (trabalho, família…) podemos mudar elementos de nossa vida diária, e gerenciar a pressão para ficarmos mais calma.

 

Comida: quando estamos cansados, irritáveis, ansiosos, tendemos a nos lançar sobre gorduras, açúcar, álcool, só piorando nosso estado no curto e médio prazo. No entanto, alimentos como o chocolate amargo (um quadrado por dia), recheado com magnésio, abacate, amêndoas, peixes gordurosos ou grãos inteiros que reduzem o nível de cortisol e estimulam a produção de endorfinas, o hormônio do bem-estar. Frutas cítricas e sua vitamina C também são bem-vindas.

 

estresse meditacao ansiedade acalmar

Fotos: Reprodução

 

Esporte: exercitar-se fisicamente, respirar ar puro, mudar de ponto de vista, cansar o corpo e deixar a liberação de endorfinas operar é fundamental, mas ainda mais em momentos de estresse. Esportes suaves como Pilates ou ioga, praticados apenas meia hora por dia com tutoriais, relaxam consideravelmente.


Respiração: descansar por 5 minutos, fechar os olhos e respirar com calma, desconectar-se da tarefa estressante que nos ocupava muitas vezes é a chave para acalmar o corpo, dissipar pensamentos sombrios e começar com o pé direito.


Meditação: Há uma infinidade de meditações guiadas disponíveis online ou na forma de aplicativos, que podem acalmar o corpo e a mente e minimizar as situações.


Dispositivos antiestresse: há uma infinidade deles disponíveis online. Uma bola antiestresse pode facilmente acalmar a ansiedade, especialmente porque alguns combinam óleos essenciais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Um bom banho quente, uma massagem, um livro … todas as atividades gentis que mudam nosso ponto de vista, nos tiram da infobesidade e abrandam por um tempo o ritmo frenético de nossa Vidas superconectadas ajudam muito a diminuir o estresse.  

 

Fonte: We Fashion Trends

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.