18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
07/02/2020

Anticorrupção e Compliance serão temas de debates em Manaus

Foto: Divulgação

CDL Jovem promove evento para estimular cidadão e empresas a combater práticas nocivas

A Organização das Nações Unidas (ONU) destacou que o Brasil perdia cerca de R$ 200 bilhões com esquemas de corrupção por ano.

 

A informação divulgada, em 2017, continua tão atual, que a sociedade se mobiliza para combater os prejuízos. A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem) promove na próxima quinta-feira (13), das 14h às 16h30, na Federação das Indústrias (Fieam), o painel interativo “Anticorrupção & Compliance”.

 

Com o propósito de debater, identificar os impactos da corrupção na atividade da administração pública e privada, bem como viabilizar caminhos para alcançar soluções para eliminar atos corruptos que prejudicam empresas e a população, a CDL Jovem Manaus organiza evento gratuito e aberto ao público.

 

Veja também

 

Em Brasília, presidente do TCE-AM participa de reunião de presidentes dos TCs

 

'Não adianta a Amazônia ter as maiores riquezas do mundo e seu povo na miséria', diz Josué ao defender projeto de Bolsonaro

 

O encontro também tem como objetivo instigar o público, no que se refere aos pilares no programa de compliance, que é estar em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos, a fim de suavizar os riscos de sanções da Lei Anticorrupção, além da consolidação dos programas de compliance e a implementação da cultura anticorrupção nas empresas e prestadores de serviços para todos os setores econômicos.

 

“Dado o ano eleitoral e o crescente interesse da própria população inconformada com a situação da corrupção em nosso País, a CDL Jovem decidiu que um evento como este seria a forma mais produtiva de engajar a sociedade civil num debate que trouxesse exemplos de casos de sucesso para inspirar a todos sobre nossos direitos e deveres, passando a exigir mais transparência da esfera pública”, afirma o presidente da CDL Jovem, Bernardo Benzecry.

 

Programação


Com entrada gratuita, o painel interativo contará com a palestra sobre o tema “Anticorrupção e compliance”, ministrada pelo especialista e mestre em Direito Civil, Dr. Jorge Sanches. O painel interativo conta, ainda, com a participação do diretor-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), Romero Reis; superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes; presidente do Grupo Fogás, Jaime Benchimol; e o jornalista Clayton Pascarelli, que será o mediador da mesa-redonda.

 

De acordo com Bernardo Benzecry, a escolha do palestrante Dr. Jorge Sanchez foi devido ao caso de jubiloso sucesso que teve a associação na qual ele é conselheiro: a Amarribo, em Minas Gerais. “Só para termos uma ideia a Amarribo afastou de seus mandatos mais de 200 políticos e o Dr. Sachez demonstrará as ferramentas que o cidadão tem para fiscalizar seus representantes. Esse debate nos ajudará a trilhar uma conduta para o nosso cenário local, um passo importante para sairmos do campo das ideias e saibamos cobrar nossos representantes”, enfatiza o presidente.

 

Para o presidente do Codese, Romero Reis, que irá participar do momento de debate do painel interativo, a iniciativa da CDL Jovem é de suma importância para os diversos segmentos da sociedade. “A corrupção é um fenômeno social, político e econômico que culmina em malefícios às instituições democráticas, impede o desenvolvimento econômico e contribui para a instabilidade política e desigualdade social. A tentativa de contê-la se tornou um fenômeno mundial extremamente necessário. A conscientização, a reflexão e busca por mecanismos para fiscalizar e combater a corrupção tornará possível uma sociedade mais justa e consequentemente um país mais desenvolvido”, afirma Romero Reis.

 

O evento, que tem como público-alvo: empresários, formadores de opinião e sociedade civil, acontecerá no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado Av. Joaquim Nabuco, 1919 – Centro. Para participar, basta fazer a inscrição no Sympla ou através do link: https://bit.ly/36R5i7y.

 

Expositores


Jorge Sanches - sócio-fundador do escritório Sanchez e Sanchez Sociedade de Advogados - especialista e mestre em Direito Civil, atuando como advogado na área empresarial, atendendo as principais instituições financeiras do país. Coordenou o curso de direito do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto, tendo sido docente da disciplina de Direito Processual Civil, a mesma que lecionou também na UNIP Ribeirão Preto. É conselheiro da Amarribo – Amigos Associados de Ribeirão Bonito.

 

Romero Reis - atua há 27 anos como projetista, consultor, especialista em construção civil e incorporação imobiliária. Atualmente, é presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus); presidente da R. D. Engenharia, Construtora e Incorporadora posicionada entre as 100 maiores empresas de construção, pelo ranking ITC (1995-2018); membro do Comitê de Desburocratização da Prefeitura de Manaus (2015-2018); e coordenador da Câmara de Atração de Investimentos e Ambiente de Negócios.

 

Saiba mais


Lei Anticorrupção - a Lei nº 12.846/2013, também conhecida como Lei Anticorrupção, representa importante avanço ao prever a responsabilização objetiva, no âmbito civil e administrativo, de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira. Na prática, as inovações da Lei Anticorrupção funcionam das seguintes formas:


Responsabilidade Objetiva: empresas podem ser responsabilizadas em casos de corrupção, independentemente da comprovação de culpa.

 

Penas mais rígidas: valor das multas pode chegar até a 20% do faturamento bruto anual da empresa, ou até 60 milhões de reais, quando não for possível calcular o faturamento bruto. Na esfera judicial, pode ser aplicada até mesmo a dissolução compulsória da pessoa jurídica.
Acordo de Leniência: Se uma empresa cooperar com as investigações, ela pode conseguir uma redução das penalidades.

 

Abrangência: Lei pode ser aplicada pela União, estados e municípios e tem competência inclusive sobre as empresas brasileiras atuando no exterior.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Compliance - no âmbito institucional e corporativo é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer. O termo compliance tem origem no verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.