29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
23/09/2020

Aparentemente inofensiva, planta tóxica australiana injeta veneno parecido com o de um escorpião e causa dor por dias. VEJA

Foto: Divulgação

A gigantesca árvore australiana, que pode chegar a 35 metros de altura

A revista científica Science Advances publicou, na última quarta-feira (16), um artigo sobre o veneno da árvore com ferrão da Austrália, uma espécie vegetal que é capaz de produzir picadas terrivelmente dolorosas, que podem durar dias ou até semanas.

 

A gigantesca árvore australiana, que pode chegar a 35 metros de altura, pertence ao gênero botânico Dendrocnidea da mesma família das urtigas, e cresce ao longo das encostas e ravinas das florestas tropicais do leste da Austrália.

 

No entanto, diferentemente de suas evitadas parentes, a Dendrocnide excelsa, popularmente chamada de Gympie-Gympie, é capaz mandar um ser humano direto para a UTI.

 

Veja também 

 

O distanciamento nessa estação de trem na Índia tá diferente. VEJA FOTOS

 

Incrível! Veja imagens do urso com mais de 22 mil anos encontrado no gelo

 

Essa planta tóxica australiana injeta veneno parecido com o

 

Existem relatos locais sobre animais que, após contato com as árvores Gympie-Gympie, tiveram que ser sacrificados tamanha a agonia proporcionada pelo veneno da perigosa planta, cujas toxinas, chamadas no novo estudo de "gimpietidas" em homenagem ao nome da árvore, são semelhantes à toxina do veneno de aranha.

 

As "agulhas" da Gympie-Gympie

 

Fonte: Nature Picture Library / Alamy/Reprodução


Em um comunicado à imprensa, a dra. Irina Vetter, professora da Universidade de Queensland e uma das autoras do artigo, explicou que a Gympie-Gympie "é coberta por apêndices semelhantes a agulhas chamados tricomas, que têm cerca de cinco milímetros de comprimento".

 

Esses tricomas, conforme a cientista, "parecem cabelos finos, mas na verdade agem como agulhas hipodérmicas que injetam toxinas quando fazem contato com a pele ”. A atividade dessas toxinas foi atribuída inicialmente a neurotransmissores de moléculas pequenas e mediadores inflamatórios, mas somente esses compostos não dariam conta de explicar os efeitos da dor devastadora.

 

Planta peçonhenta

 


O que o novo estudo mostrou foi que o veneno da dendrocnidea australiana contém peptídeos indutores da dor, em tudo semelhantes ao de animais na forma como se dobram em suas estruturas moleculares 3D e que têm como alvo os mesmos receptores de dor, o que torna a Gympie-Gympie uma verdadeira "planta peçonhenta".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp
 
Veneno semelhante ao da aranha é achado em árvores australianas | CNN Brasil

 Fotos: Divulgação

 

 

Mas o que mais impressiona, segundo a autora do estudo, é que a dor lancinante ocorre de forma prolongada não porque os pelos finos ficam presos na pele como se pensava, mas sim porque as gimpietidas têm uma propriedade de mudar permanentemente os canais de sódio nos neurônios sensoriais.

 

Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.