20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
11/07/2021

Após ameaças de Bolsonaro sobre 2022, oito partidos defendem sistema eleitoral e prometem 'mais firme oposição' a quem atacá-lo

Foto: Reprodução

Eleitora vota em urna eletrônica

Depois de os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, rebaterem ataques do presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral, dirigentes de oito dos principais partidos do país também reagiram às investidas.

 

Nos últimos dias, sem apresentar provas, Bolsonaro tem posto em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e dito que as eleições de 2022 podem não ocorrer.

 

Os caciques partidários emitiram uma nota oficial à imprensa — e entre eles está o PSL, antiga legenda de Bolsonaro. Para os presidentes dessas siglas, o estado democrático de direito é inegociável:

 

Veja também

 

Presidentes de partidos reagem a ataques de Bolsonaro às eleições; Lira critica ‘oportunismo’

 

 

Maia chama Bolsonaro de covarde e diz que sua derrota em 2022 é 'inevitável'

 

“A democracia é uma das mais importantes conquistas do povo brasileiro, uma conquista inegociável. Nenhuma forma de ameaça à democracia pode ou deve ser tolerada. E não será”, diz a nota.

 

Deputado Federal Baleia Rossi - Portal da Câmara dos Deputados

Baleia Rossi (MDB)

 

O comunicado é assinado por ACM Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB), Eduardo Ribeiro (Novo), José Luís Penna (PV), Luciano Bivar (PSL), Paulinho da Força (Solidariedade) e Roberto Freire (Cidadania).

 

Notícias sobre acm neto

ACM Neto (DEM)

 

Eles reafirmam confiança no sistema eleitoral, com votações por meio de urna eletrônica. Além disso, declaram que a oposição será firme a quem ameaçar o sistema democrático, numa clara referência a Bolsonaro:

 

“Temos total confiança no sistema eleitoral brasileiro, que é moderno, célere, seguro e auditável. São as eleições que garantem a cada cidadão brasileiro o direito de escolher livremente seus representantes e gestores. Sempre vamos defender de forma intransigente esse direito, materializado no voto. Quem se colocar contra esse direito de livre escolha do cidadão terá a nossa mais firme oposição”, escreveram.

 

O PSL, inclusive, foi a legenda pela qual o presidente venceu a eleição em 2018 e que deslanchou em número de representantes no Congreso Nacional. Bolsonaro, no entanto, se desfiliou em novembro de 2019 na tentativa de fundar a própria sigla. Desde então, segue sem partido a um ano e três meses das eleições de 2022.

 

Presidente Jair Bolsonaro assina desfiliação do PSL

 

Com a popularidade em xeque, Bolsonaro reforçou os ataques tem criado desconfianças sobre a realização do próximo pleito, dizendo que o ex-presidente Lula (PT), mais cotado nas pesquisas até o momento, só venceria se fraudasse o resultado. Na quinta, fez outra declaração nesse sentido, numa referência ao voto impresso: "ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições".

 

Diante desse cenário, Pacheco declarou apoio ao sistema eleitoral e disse que quem pretender retrocesso democrático será considerado inimigo da nação:

 

Pacheco diz que impeachment não pode ser banalizado

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp 

 

— Tudo quanto houver de especulações em relação a algum retrocesso á democracia, como a frustração das eleições próximas, é algo que o Congresso, além de não concordar, repudia veementemente. Nós não admitiremos nenhum retrocesso nesse sentido — afirmou na sexta-feira, em entrevista à imprensa.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.