23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
02/12/2021

Após aprovação para o STF, Mendonça visita Bolsonaro sem saber que presidente estava em viagem

Foto: Reprodução

Presidente, que o indicou para o cargo, estava em viagem ao Rio. Ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Mendonça teve indicação para o STF aprovada pelo Senado na quarta (1º).

Um dia após ter seu nome aprovado pelo Senado para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça foi ao Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (2) na expectativa de se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro, sem saber que ele estava em viagem ao Rio de Janeiro.

 

Avisado por jornalistas sobre a ausência de Bolsonaro, Mendonça disse que falaria, então, com assessores do presidente.

 

Mendonça foi indicado por Bolsonaro para a vaga no STF aberta após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. O presidente disse que, ao indicar o seu ex-ministro da Justiça, cumpria promessa feita a apoiadores de levar ao Supremo um ministro "terrivelmente evangélico".

 

Veja também 

 

Lira vê terceira via 'bastante dividida' e diz: 'Política ainda vai testar Moro'

 

Por 47 votos a 32, plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça para ministro do STF

Mendonça é pastor da Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília.

 

A sabatina de Mendonça, na quarta (1º), pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, durou mais de 8 horas. Ele teve que responder a questões como independência em relação a Bolsonaro, casamento de pessoas do mesmo sexo, democracia, e Estado laico.

 

Na sequência, a indicação de Mendonça foi aprovada pelo plenário do Senado, por 47 votos a 32, seis votos a mais que o necessário.

 

“A gente sabia que ia ser difícil, mas que íamos vencer”, disse Mendonça nesta quinta-feira (2).

 

Posse


Mendonça disse que ainda não há uma data definida para a sua posse. Na quarta, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, disse que ela deve acontecer ainda esse ano.

 

“Ainda não tem data, que eu saiba ainda não. Eu falei com o presidente Fux, a expectativa é esse ano ainda”, afirmou Mendonça.

 

A indicação de Mendonça aguardava a aprovação do Senado desde o dia 13 de julho, pois o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), não marcava uma data para a sabatina. A demora gerou reclamações de senadores e chegou a ser questionada no STF.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A análise foi marcada depois que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, programou um “esforço concentrado”, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, para que fossem analisadas indicações de embaixadores e de ministros de tribunais superiores. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.