25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
27/05/2020

Após novo incômodo com STF, Bolsonaro convoca ministros para discutir estratégia de reação à Corte

Foto: Reprodução

Insatisfação de presidente com decisões do Supremo vem crescendo e ganhou novo capítulo com operação que atingiu deputados aliados e blogueiros bolsonaristas

Depois de mais uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que provocou desconforto no governo, o presidente Jair Bolsonaro convocou ministros para uma reunião nesta tarde no Palácio do Planalto. Um dos objetivos é discutir uma estratégia de reação à operação determinada pela Corte que atingiu deputados aliados, empresários e blogueiros bolsonaristas, todos suspeitos de integrar uma rede de disseminação de notícias falsas.

 

A operação da Polícia Federal (PF) foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news. A investigação foi aberta no ano passado e busca desvendar financiadores e operadores do esquema.

 

O encontro não estava previsto na agenda oficial do presidente, e a lista de participantes ainda não foi divulgada. Ministros da área jurídica do governo, como André Mendonça (Justiça e Segurança Pública) e José Levi (Advocacia-Geral da União), foram chamados ao Palácio do Planalto nesta tarde. Ministros da ala militar, como Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) também estão entre os participantes.

 

Veja também

 

Aliados de Bolsonaro tratam operação como troco a Witzel

 

Moro crava que Bolsonaro queria mesmo interferir na PF e insiste na divulgação do vídeo da reunião ministerial

Bolsonaro já vem demonstrando publicamente a insatisfação com o STF desde a suspensão da nomeação do delegado Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal, também determinada por Alexandre de Moraes. Na ocasião, o presidente ironizou o ministro ao afirmar que ele havia sido escolhido para a Corte por ser amigo do ex-presidente Michel Temer, responsável pela indicação. Na semana passada, Bolsonaro se irritou com um despacho em que o ministro Celso de Mello encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma ação protocolada por deputados em que havia um pedido de busca e apreensão do celular do presidente.

 

Celso de Mello também foi responsável por tornar público o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, apontado pelo ex-ministro Sergio Moro como uma prova de interferência de Bolsonaro na PF. No fim de semana, o presidente sugeriu que o decano da Corte cometeu crime previsto na Lei de Abuso de Autoridade ao divulgar a íntegra da reunião.

 

Na reunião ministerial que teve o conteúdo revelado, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, chamou ministros do STF de “vagabundos” e disse que deveriam ser presos. Mesmo com a situação complicada – o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (PMDB-PE), chegou a defender publicamente a demissão –, Weintraub se mantém no cargo.

 

Antes de convocar a reunião para alinhavar a resposta ao Supremo, Bolsonaro visitou nesta manhã o presidente da Corte, Dias Toffoli. O ministro está internado em um hospital de Brasília e se recupera de uma cirurgia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Na manhã desta quarta, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito das fake news. O ex-deputado Roberto Jefferson, o empresário Luciano Hang e o blogueiro Allan dos Santos foram alguns dos alvos. Também foi determinada a quebra de sigilo bancário e fiscal de quatro pessoas, como Hang e o empresário Edgard Corona, da Smart Fit. São investigados no inquérito os deputados federais Bia Kicis, Carla Zambelli, Daniel Silveira, Filipe Barros, Cabo Junio Amaral e Luiz Philippe de Orléans e Bragança, todos do PSL. Eles deverão ser ouvidos pela PF.  

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.