29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
06/04/2020

Após ter gavetas limpas, Mandetta se reúne com Bolsonaro e anuncia 'vamos ficar'

Foto: Reprodução

Ministro diz que fica para combater inimigo comum, a Covid-19, e diz que

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na noite desta segunda-feira que continua no cargo. A declaração foi dada após o presidente Bolsonaro cogitar substituí-lo. Mandetta entrou em choque com Jair, em razão de orientações divergentes no enfrentamento ao novo coronavírus, que já matou 553 pessoas no país. Mais cedo, o GLOBO publicou que Bolsonaro tinha decidido pela demissão de Mandetta, elaborando, inclusive, o ato de exoneração do ministro.

 

— Hoje foi um dia que rendeu muito pouco o trabalho. Ficaram com a cabeça avoada se eu iria permanecer, se eu iria sair. Gente aqui dentro limpando gavetas. Até as minhas gavetas. Nós vamos continuar, porque continuando a gente vai enfrentar nosso inimigo. O nosso inimigo tem nome e sobrenome: Covid-19 — disse Mandetta.

 

O ministro destacou, ao lado de cinco secretários, que continua na pasta e afirmou que o trabalho de sua equipe começou nesta semana com "mais um solavanco", sem citar diretamente a instabilidade no cargo.

 

Veja também

 

Em crise com Mandetta, Bolsonaro diz que hora de quem está ‘se achando’ vai chegar. VEJA VÍDEO

 

Aprovação do Ministério da Saúde dispara e é mais do que o dobro da de Bolsonaro, diz Datafolha

 

— Infelizmente, começamos com mais um solavanco a semana de trabalho. Esperamos que a gente possa ter paz pra poder conduzir. Enquanto essa paz tiver colocada, a gente conta com a colaboração dos órgãos de imprensa, eu não atendi nenhum de vocês nem ontem nem hoje durante o dia, foram milhares de centenas de pedidos, então eu só espero que a gente possa aqui, com essa equipe, nós vamos atravessar, nós vamos trabalhar — afirmou.

 

Mandetta também reclamou de críticas que não são construtivas:

 

— Gostamos da crítica construtiva, o que temos muita dificuldade é quando em determinadas situações, por determinadas impressões, as críticas não vêm no sentido de construir, mas que vêm para trazer dificuldade no ambiente de trabalho. Isso, não preciso traduzir, vocês sabem, tem sido uma constante — disse o ministro.


Mandetta disse que o trabalho da pasta é técnico, e que ele é apenas o porta-voz disso. Ele afirmou que a pasta procurou dar voz à ciência aos especialistas.

 

— Nesse um ano e quatro meses, este Ministério da Saúde se organizou enquanto uma equipe de trabalho técnica. Tudo o que foi feito neste momento e neste episódio corona é um trabalho do qual eu sou apenas um porta-voz — disse Mandetta.

 

Ao falar que a pasta continua empenhada em apoiar pesquisas em busca de remédios, inclusive sobre cloroquina, Mandetta destacou, porém, que é preciso se basear em ciência e pediu que se esqueçam de "barulhos":

 

— Ciência, ciência. Não vamos perder o foco: ciências, disciplina, planejamento, foco. Não perca. Esses barulhos que vêm ao lado, esquece.

 

Falando sobre o coronavírus, e não sobre o vaivém de declarações de Bolsonaro, Mandetta disse que é difícil trabalhar:

 

— É muito difícil trabalhar nesse sistema, em que a gente não sabe ao certo como vai ser o próximo dia, a próxima semana.

 

Mandetta disse que, quando deixar o ministério, vai sair junto com sua equipe.

 

— Vocês do Ministério da Saúde que saíram dos seus setores e ficaram aqui me esperando para fazer choro, cantos, bater panela, vocês vão todos trabalhar, que é o que vocês deveriam estar fazendo enquanto eu estava lá [no Planalto]. Não é para parar enquanto eu não falar para parar. Aqui nós entramos juntos, nós estamos juntos e quando eu deixar o ministério, nós vamos colaborar muito para qualquer equipe que aqui venha, mas nós vamos sair juntos.

 

Mandetta afirmou que aproveitou os últimos dias para reler O Mito da Caverna, mas continua sem entender a obra de Platão. O ministro agradeceu a alguns músicos que fizeram shows por meio de lives no fim de semana:

 

— Agradeço Jorge e Mateus, a Xande do Avião, por terem veiculado nas suas lives no fim de semana a mensagem de que o show não pode parar, mas a aglomeração, essa tem que parar.

 

Mandetta disse que o dia foi "muito duro" e admitiu que ficou "apreensivo", embora não tenha entrado em detalhes sobre o desgaste sofrido ao longo do dia com a demissão dada como certa pelo Palácio.

 

— Hoje foi um dia emocionalmente muito duro para todos. Eles (técnicos da equipe) me viram um pouco mais apreensivo do que nos outros dias. Porque eu falei: puxa vida, era uma coisa tão importante para fazermos. Mas eu sei a equipe que eu tenho, como a gente vai pode trabalhar. Vamos tocar em frente — afirmou Mandetta, citando trecho de música Almir Sater.

 

Ao se dirigir aos repórteres, voltou a defender o distanciamento e se colocar contra movimentações que provocam aglomerações.

 

— Isso que vocês passaram, duas semanas (em casa), não é querentena, não é lockdown. As pessoas podem, sim, fazer caminhada, ao ar livre, mas não pode aglomerar — destacou.

 

Mandetta teve apoio político. Foi recebido por parlamentares ligados à Saúde, como Carmem Zanotto, pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Willames Freire, e servidores do Ministério da Saúde no auditório onde ocorreu o pronunciamento à imprensa. Chegou sob aplausos, mas brincou que não havia motivos para tal:

 

— Não é hora de aplaudir ninguém porque não terminou nada.

 

Nem Mandetta nem a equipe do ministério respondeu perguntas ao final. O pronunciamento deles terminou com os servidores presentes no auditório batendo palmas. Em sua última fala, o ministro disse que permanece trabalhando até quando o presidente quiser.

 

— Sabemos o momento que está passando o país. Sabemos da importância de permanecer, de ajudar. Sei de tudo isso. Todo mundo está fazendo sua dose de sacrifício, todo mundo dando seu quinhão a mais de colaboração. Nós também daremos o nosso sacrifício, nosso quinhão a mais de colaboração até quando formos importantes, nominados, fizermos alguma diferença, ou até quando o presidente entender que outra equipe, para outro lado, que não queira esse tipo de trabalho, que fale "o caminho não é por aqui, é por ali", que encontre as pessoas certas, substitua. A gente está aqui para ajudar. Mesmo que venha outra equipe, nós vamos ajudar porque nós temos compromisso com a vida das pessoas — disse Mandetta.

 

Alcolumbre e Toffoli atuam por Mandetta


Os presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli entraram no circuito para tentar impedir a demissão de Mandetta. Alcolumbre ligou para o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) dizendo que, caso a demissão fosse concretizada, a relação do governo com o Parlamento "ficaria muito difícil".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Já Toffoli, atuou em duas frentes: fez chegar ao Palácio do Planalto que demissão de Mandetta, neste momento, seria muito mal recebida não só pela corte, mas por diversos setores da sociedade; e trabalhou para que o ministro da Saúde também fizesse algum gesto de harmonia em relação ao presidente. 

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.