19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
31/01/2023

Apesar das restrições por segurança, Lula libera lista dos convidados no coquetel da posse no Itamaraty

Foto: Reprodução

Após a grita da mídia comercial e da oposição, o governo Lula decidiu, apesar de todas as restrições por motivos de segurança, liberar a lista de convidados para o coquetel da posse presidencial no Itamaraty.

 

A polêmica teve início a partir de uma consulta de um colunista da Revista Veja. O Itamaraty, ao responder ao pedido, informou que a lista de convidados tinha caráter restrito, afinal envolvia inúmeros chefes de Estado e delegações de outros países.


Os gastos da festa e da cerimônia de posse em si foram todos amplamente divulgados, antes de qualquer pedido da imprensa, no Portal da Transparência. O custo total do evento foi de R$ 627.930,95, enquanto o valor gasto por Jair Bolsonaro em sua posse foi de R$ 1.090.439,39. Ou seja, a de Lula foi 42% mais barata.

 

Veja também 

 

Por que Bolsonaro deixou a casa de José Aldo após 30 dias

 

Indígenas Yanomami 'não podem ficar na mata, parecendo bicho', diz governador de Roraima

Mesmo com a publicização dos gastos, a imprensa brasileira tentou acusar Lula de fazer o mesmo que Jair Bolsonaro, que colocava sigilo em inúmeras informações de interesse público.

 

Acontece que, segundo um diplomata pelo Blogdo Rovai, essa é a primeira vez que a imprensa pediu lista de convidados de eventos do Itamaraty ou posse presidencial. E que por isso talvez o Itamaraty, ao ser confrontado com a questão, preferiu tomar essa decisão de continuar mantendo certa discrição em seus eventos.

 

Se eventualmente divulgasse a lista da posse, teria de divulgar sempre todos que compareceram ao órgão.Apesar de todas essas questões, o Ministério das Relações Exteriores decidiu, nesta terça-feira (31), abrir os nomes dos convidados e, assim, acabar com a falsa polêmica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A informação foi confirmada pela jornalista Natuza Nery, da GloboNews, e divulgada também pela coluna Radar, da Veja. A lista tão aguardada pela mídia brasileira pode ser acessada aqui.

 

Fonte: Revista Fórum

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.