20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
13/05/2021

Aprenda cinco formas de reduzir o estresse e ajudar a fertilidade

Foto: Reprodução

Descubra quais hábitos cotidianos podem diminuir chances de engravidar e aprenda a superá-los; confira dicas da coach Melissa Setubal, pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, ?

A experiência da maternidade é um sonho para muitas mulheres. O que, aparentemente, seria um passo natural na vida, nos dias de hoje mais parece uma corrida de obstáculos. Cada vez mais mulheres se preocupam com a questão da fertilidade, analisam as dificuldades para engravidar e tentam entender como seus hábitos podem estar influenciando nisso.

 

Que o estresse afeta a capacidade de engravidar não é novidade. Porém, muitas mulheres não sabem quais mecanismos do estresse afetam a fertilidade.

 

Assumir a postura de falar para uma pessoa estressada ou ansiosa (tentando engravidar) para relaxar pode ter efeito contrário (“Se eu já soubesse como relaxar, eu não estaria tão estressada!”). Por conta disso, é interessante conhecer algumas estratégias para incrementar as chances de engravidar naturalmente. Veja dicas de bem-estar com a coach Melissa Setubal, pioneira em Saúde Integrativa no Brasil.

 

Veja também 

 

Além da perda de peso: conheça quatro benefícios do jejum intermitente

 

Conheça 5 alimentos ricos em água para manter a sua hidratação corporal. VEJA

Como o estresse altera os hormônios e dificulta a fertilidade?

 

O estresse nos altera em diversos níveis e acaba levando ao envelhecimento precoce do sistema hormonal — Foto: Reprodução/Unsplash

 

O estresse causa envelhecimento precoce do sistema hormonal, diminuindo a reserva ovariana, a produção de hormônios fundamentais para a fertilidade, e até pode levar à infertilidade e menopausa precoce.


Aumenta a inflamação generalizada do organismo, causando ou piorando condições como endometriose, uma das principais causas de dificuldades para engravidar.


Afeta o funcionamento da tireoide, importante glândula que regula nosso metabolismo e temperatura corporal, o que pode impedir os processos de fertilização, implantação e desenvolvimento fetal.


Diminui os níveis de vitaminas e minerais importantes para a maturação dos óvulos, desenvolvimento normal do endométrio e saúde do útero, bem como do desenvolvimento do feto.


Aumenta os níveis de cortisol e diminui os níveis de DHEA no organismo, o que afeta a saúde reprodutiva de forma geral, o humor, o peso e as saúdes física e mental.

 

Como saber que o estresse está afetando a fertilidade e o ciclo menstrual?

 

Insônia, variações no humor, desejos incontroláveis e menstruação irregular são alguns dos efeitos do estresse  — Foto: Reprodução/Unsplash


Insônia, dificuldade para pegar no sono, sono agitado, acorda sempre cansada, fica sem energia durante o dia não importando o quanto dormiu.


Humor que muda de uma hora para outra sem motivo aparente, ansiedade e depressão exacerbadas, principalmente na fase pré-menstrual.


Desejos incontroláveis por doces, sal, alimentos gordurosos e frituras, álcool, e abusar de comidas de conforto.


Menstruação irregular, ausente, dolorida, muito fluxo ou muito pouquinho, ciclos não ovulatórios, fase luteal curta (número de dias entre a ovulação e menstruação inferior a 10), coágulos e cor escura no sangue menstrual, cólicas fortes.

 

O que pode estar lhe estressando e comprometendo a fertilidade?

 

A falta ou o excesso de atividade física, a má alimentação e a preocupação de forma exagerada são fatores que levam ao estresse — Foto: Reprodução/Unsplash

 

Uma alimentação baseada em comida ultraprocessada, cheia de açúcares, sal, farinhas refinadas, gorduras refinadas (como óleo de soja, canola, milho), cafeína, laticínios, substâncias químicas como adoçantes artificiais, corantes, conservantes, realçadores de sabor (glutamato monossódico e extrato de levedura), entre outras comidas pobres em nutrientes.


Pouco movimento do corpo, desde o sedentarismo até quem é “atleta de fim de semana” ou faz atividade física menos de 3 vezes por semana.


Pouco movimento do corpo, desde o sedentarismo até quem é 'atleta de fim de semana' ou faz atividade física menos de 3 vezes por semana.


— Melissa Setubal, que também é Mestre de Reiki e instrutora de Yoga


Ou, em outro extremo, exagero na frequência e intensidade das atividades físicas, principalmente durante a fase fértil, bem como ter níveis baixos demais de gordura corporal (lembrando que sem gordura suficiente o corpo não consegue fabricar hormônios femininos).


Gastar toda sua energia tentando controlar tudo na vida, inclusive sua fertilidade. Tentar controlar demais sua agenda, o seu comportamento e o dos outros, os resultados das suas ações, ficar presa demais a planos e expectativas. Ficar seguindo regras demais, suas e dos outros.


Ficar se preocupando com cada ciclo menstrual, com cada vez que vai ter uma relação sexual, monitorando de forma obsessiva sua ovulação, fazendo exames o tempo todo, alimentando o medo de que há alguma coisa de errada com seu corpo.


Não confiar em si e na capacidade do seu organismo, alimentar sua insegurança e seu autojulgamento, deixar que outras pessoas façam afirmações absolutas sobre o que acontece com seu organismo.

 

Como superar o estresse e ajudar a fertilidade?

 

Confira dicas para melhorar seus hábitos, diminuir o estresse e ajudar a fertilidade — Foto: Reprodução/Unsplash

Fotos: Reprodução


Cuide da sua alimentação, acrescentando cada dia mais comidas densas do ponto de vista nutricional.


Coloque mais movimento para seu corpo todos os dias por 30 minutos, seja praticando algum esporte, ou fazendo atividades para cuidar da casa/filhos/animais, caminhando ou usando a bicicleta como meio de transporte para onde vai, entre outras formas de mexer o esqueleto, adaptando a intensidade e o tipo de acordo com seu nível de energia e seu ciclo menstrual.


Abra espaço para a espontaneidade, a flexibilidade, o inesperado, o fluxo natural da vida. Observar-se nos momentos que fica tentando controlar uma situação ou circunstância a ponto de causar estresse excessivo, e escolher abrir mão desse controle, abrindo oportunidade para novos pontos de vista se apresentarem.


Preste atenção na respiração, observando o ar saindo e entrando, cada vez que a preocupação te dominar, principalmente sobre engravidar. O ego se alimenta dessa preocupação. O melhor antídoto para isso é voltar a mente para o momento presente, usando a respiração.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


Preste mais atenção à sua intuição. Ela vai aumentar sua autoconfiança instantaneamente e lhe orientar sobre as melhores soluções e pessoas que podem lhe apoiar em seu sonho de engravidar. 

 

Fonte: Gshow

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.