29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/08/2022

As 6 cidades mais bonitas do mundo, de acordo com a ciência

Foto: Reprodução

Sabemos que certos atributos são muito subjetivos, o que torna complicado qualificá-los. É fácil dizer quem é o ser humano mais alto, mas o mais belo não é tão simples.

 

O mesmo poderia ser dito sobre as cidades, se não fossem os analistas do Online Mortgage Advisor, plataforma britânica gratuita para corretores de imóveis.

 

Centrando o critério na arquitetura, a equipa da OMA analisou, via Google Street View, diversas cidades de todo o mundo e, usando a proporção áurea nos edifícios e ruas, calcularam qual deles se aproximava mais da perfeição. Quanto maior a pontuação, mais alta a posição no ranking. Vamos conhecer as seis cidades mais lindas no mundo na lista hoje!

 

Veja também

 

Quantas pessoas a terra pode suportar?

 

8 nomes que são banidos em países mundo afora e não podem ser usados

 

6. ATENAS, GRÉCIA

 

(Fonte: Pexels)

 

Atenas é uma cidade em que diferentes estilos arquitetônicos compõem a paisagem. Ainda que o imaginário coletivo tenha o rico passado da cidade em mente, é possível encontrar monumentos neoclássicos e arranha-céus mais contemporâneos. Arquitetos costumam dizer que o panorama arquitetônico da cidade é caótico, mas muito interessante.

 

A grande mudança no estilo de Atenas ocorreu após a independência do Império Otomano, em 1821, e a transformação da cidade em capital do novo país, em 1834. A chegada de arquitetos estrangeiros deu novo vigor ao horizonte da cidade. No cálculo da OMA, a capital grega pontuou 77,5% de proximidade da proporção áurea.

 

5. NOVA IORQUE, ESTADOS UNIDOS

 

(Fonte: Pexels)

 

Uma das cidades mais jovens da lista, Nova Iorque possui um estilo arquitetônico variado e diversificado, que abrange diferentes períodos históricos e recortes culturais. O estilo mais associado à cidade é o neoclássico, com fachadas quase sempre em tijolo ou pedra. Na lista da OMA, Nova Iorque marcou 77,7%.

 

A cidade também sofreu influência do Renascimento grego e gótico na arquitetura, com destaque ao estilo barroco. Já no século XX, a influência francesa com o Beaux-Arts foi predominante, podendo ser vista no prédio da Biblioteca Pública e no Carnegie Hall. Por fim, a Big Apple foi dominada pelo Art Déco.

 

4. PRAGA, REPÚBLICA CHECA

 

(Fonte: Pexels)

 

Estar nesta lista é um feito e tanto para Praga, que sobreviveu à bombas arremessadas durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua paisagem, convivem diferentes estilos arquitetônicos: românica, gótico, renascentista, barroco e rococó podem ser encontrados pela cidade.

 

Praga é considerada uma das cidades melhor preservadas em toda a Europa, tanto que seu centro histórico guarda a mesma aparência há séculos. São muitos os prédios considerados patrimônios da humanidade pela Unesco. Na lista da OMA, a cidade marcou 78,7%.

 

3. BARCELONA, ESPANHA

 

(Fonte: Pexels)

 

Começando nosso pódio, Barcelona marcou 81,9% na lista da OMA. Poucas cidades são tão reconhecidas pelos tesouros arquitetônicos como a capital da Catalunha, cujo gênero gótico convive com obras modernistas e de vanguarda. A união de estilos torna Barcelona uma das mais belas e mais visitadas cidades do mundo.

 

O horizonte dela é conhecido por ser arrojado, colorido, variado, capaz de mesclar o clássico e o moderno. Não à toa, o modernismo catalão, chamado de "modernisme", virou uma leitura particular dos arquitetos locais para a Art Nouveau.

 

2. ROMA, ITÁLIA

 

(Fonte: Pexels)

 

Tal como acontece em Atenas, a arquitetura de Roma é parte do que define a identidade local. Os romanos levaram adiante muito do legado deixado pelos gregos, e acrescentaram técnicas e materiais para dar um caráter próprio. Com 82% na lista OMA, a capital italiana ficou em segundo lugar.

 

Quando se pensa em termos arquitetônicos sobre Roma, pensamos nas inovações trazidas ao longo dos séculos, como a basílica, o arco triunfal, o aqueduto, o anfiteatro e o bloco residencial como do complexo Corviale. Muitas construções clássicas são vistas na cidade, convivendo com técnicas e características modernas, ainda que estas últimas sejam minoria.

 

1. VENEZA, ITÁLIA

 

(Fonte: Pexels)

Fotos: Reprodução

 

Formada por mais de 100 pequenas ilhas, Veneza é uma cidade sem estradas, cortada por canais e constituída de palácios góticos e renascentistas. É interessante notar como a cidade foi projetada de maneira inteligente, por conta de sua localização pantanosa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegra

 

O estilo gótico das construções de Veneza é tão famoso que ganhou uma interpretação própria, a ponto de ser utilizada para descrever o estilo. Influências das civilizações bizantinas e otomanas ajudam a compor o cenário da cidade que ficou em primeiro lugar na lista da OMA. A cidade mais bonita do mundo marcou 83,3% de proximidade da proporção áurea.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.