28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
02/04/2020

Barcelona elege Neymar como prioridade máxima; pandemia é obstáculo

Foto: Aurelien Meunier - PSG / PSG via Getty Images

Neymar comemora girando a camisa após a classificação do PSG na Liga dos Campeões

As competições de futebol ao redor do mundo estão suspensas devido ao coronavírus, mas, fora de campo, clubes seguem se movimentando. No Barcelona, Neymar voltou a ser a prioridade número um, e há consenso sobre tentar repatriá-lo para a próxima temporada. A pandemia, entretanto, pode acabar se tornando um obstáculo para o clube da Catalunha.

 

O UOL Esporte apurou que havia certo receio no Barça em investir em Neymar após dois anos repletos de lesões em momentos decisivos. A sequência de atuações do brasileiro de dezembro a março, entretanto, aplacou esse sentimento. Ao liderar o PSG na classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões sobre o Borussia Dortmund, Neymar mostrou que retomou seu auge físico e técnico.

 

O atacante brasileiro ainda tem prestígio no vestiário do Barcelona, e mantém amizade com Messi e Suárez, que já expressaram mais de uma vez à diretoria o desejo de contar com o ex-companheiro de volta. Na medida em que os dois astros envelhecem, cresce na diretoria do clube catalão a avaliação de que é necessária a contratação de uma estrela de primeira linha do futebol mundial para manter o patamar o clube - hoje Neymar é o primeiro da lista.

 

Veja também


Multicampeão e artilheiro na base do São Paulo: veja por que Maia despertou interesse do Barcelona


Torcedor do Flamengo tatua rosto de Jorge Jesus: 'Me fez ter um dos momentos mais felizes da minha vida'

 

A partir de junho, a legislação de Registros e Transferências da Fifa permite que o camisa 10 deixe o PSG mesmo contra a vontade do clube. Nesse cenário, ele iria para o Barcelona e a entidade máxima do futebol mundial arbitraria uma indenização a ser paga ao clube parisiense. Essa possibilidade já foi amplamente estudada pela diretoria do Barça e pelo próprio entorno do jogador, mas não é a preferida.

 

Uma transferência litigiosa de um jogador da estatura de Neymar envolvendo dois clubes do primeiro escalão europeu poderia causar um incidente diplomático grave. Por isso, o Barcelona aposta em convencer o PSG na mesa de negociações, oferecendo dinheiro e um ou mais atletas - Coutinho é um dos nomes cogitados.

 

O principal trunfo é a má relação entre Neymar e Leonardo, diretor de futebol do PSG. As discordâncias entre o brasileiro, diversos outros atletas e o dirigente têm sido cada vez maiores no vestiário, e o ambiente vinha se deteriorando até a paralisação das atividades. Isso dá ao Barcelona esperança de que o clube decida negociar seu camisa 10 por um bom valor financeiro e um ou dois jogadores de renome.

 

A pandemia do coronavírus, entretanto, pode gerar diversos obstáculos. O Barcelona já fechou seu museu e suas lojas na Espanha, e precisou negociar com os jogadores uma redução salarial de cerca de 70%. Uma paralisação superior a dois meses irá afetar a capacidade de realizar contratações até o final do ano.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Há também incerteza sobre a própria janela de transferências - não foi anunciada nenhuma medida até agora, mas existe a possibilidade de que a janela se abra em julho sem que as competições tenham sido retomadas. Neste cenário, é possível que Fifa e Uefa adotem medidas e modifiquem os períodos de inscrição das competições para adaptá-los.

 

Enquanto a paralisação segue, Neymar está em isolamento em sua casa em Mangaratiba, Rio de Janeiro, realizando treinamentos por conta própria. 

 

Uol

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.