25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
09/06/2021

Barroso defende urna eletrônica e diz que voto impresso vai diminuir segurança da votação

Foto: Reprodução

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participou de debate da comissão geral da Câmara dos Deputados sobre propostas de emenda à Constituição que tratam de temas eleitorais.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defendeu nesta quarta-feira (9) a urna eletrônica e disse que o voto impresso vai diminuir a segurança da votação.

 

Barroso participou de um debate da comissão geral da Câmara dos Deputados sobre propostas de emenda à Constituição que tratam de temas eleitorais: PEC que proíbe eleições próximas a feriados e a que prevê a adoção de urnas eletrônicas que permitam a impressão dos votos para possibilitar a auditagem das eleições.

 

“Achamos que nosso processo eleitoral eletrônico é seguro, transparente e auditável. Sustentamos que o sistema é seguro, foi implantado em 1996 e nunca se documentou sequer um caso de fraude desde então. Todos os senhores foram eleitos por esse sistema de controle eleitoral. O que nós fizemos foi derrotar um passado de fraudes no tempo do voto de papel", disse.

 

Veja também 

 

Uso de drogas 'é questão de saúde, não de polícia', afirma ministra Cármen Lúcia

 

STF marca sessão de emergência para discutir suspensão da Copa América

"A impressão do voto vai diminuir a segurança na votação. Porque vai se criar um objeto menos seguro na auditoria", afirmou.

 

Barroso disse ainda que a "vida vai ficar bem pior" com o voto impresso e que o Brasil voltará "ao passado dos riscos de manipulação".

 

“As urnas são auditadas muitas vezes. Voto impresso vai piorar. A vida vai ficar bem pior, parecida com o que era antes”, afirmou o ministro.


“Vamos voltar ao passado dos riscos da manipulação do voto impresso”, disse Barroso.

 

O ministro afirmou ainda que, caso o Congresso aprove o voto impresso, o TSE fará seu trabalho para colocar a escolha em prática.

 

STF


Em junho de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de forma liminar (provisória) suspender um artigo da minirreforma eleitoral de 2015 (artigo 2ª da lei 13.165/2015), que estabelecia: "No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado".

 

O entendimento foi confirmado em 2020, em julgamento no plenário virtual, quando a Corte declarou inconstitucional a regra que previa a impressão do voto. Para o plenário, o sistema trazia risco ao sigilo do voto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

A impressão do voto é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, que costuma lançar suspeitas de fraude em relação ao voto eletrônico.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.