20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
23/11/2020

Biden vai nomear a 1ª mulher para liderar a inteligência dos EUA e o 1º latino para Segurança Interna

Foto: Reprodução

Equipe de transição anunciou outros nomes do 1º escalão em política eterna e segurança nacional, incluindo John Kerry como enviado especial para o clima e Antony Blinken como secretário de Estado.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (23) que vai nomear Avril Haines para ser diretora nacional de inteligência e Alejandro Mayorkas para chefiar o DHS (Departamento de Segurança Interna, em tradução livre), a primeira mulher e o primeiro latino-americano a ocuparem os respectivos cargos.

 

A equipe de transição de Biden também anunciou outros nomes importantes para o primeiro escalão do governo em política externa e segurança interna: John Kerry, ex-secretário de Estado do governo Obama, será enviado especial do presidente para o clima; Antony Blinken como secretário de Estado; Jake Sullivan como conselheiro de Segurança Nacional; Linda Thomas-Greenfield como embaixadora dos EUA na ONU.

 

Comunicado do presidente eleito afirmou que "esses líderes experientes e testados em crises começarão a trabalhar imediatamente para reconstruir nossas instituições, renovar e reimaginar a liderança americana [...] e enfrentar os desafios definidores de nosso tempo — de doenças infecciosas a terrorismo, proliferação nuclear, ameaças cibernéticas e mudanças climáticas".

 

Veja também

 

Joe Biden trabalhará para acabar com pena de morte nos EUA, diz secretário

 

Trump retuita blogueiro bolsonarista falando de fraude eleitoral

 

Avril Haines, Alejandro Mayorkas, Jake Sullivan, Linda Thomas-Greenfield, John Kerry e Antony Blinken — gabinete nomeado nesta segunda (23) pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden — Foto: Montagem/Biden-Harris-Transition

Avril Haines, Alejandro Mayorkas, Jake Sullivan, Linda Thomas-Greenfield,

John Kerry e Antony Blinken — gabinete nomeado nesta segunda (23)

pelo presidente eleito dos EUA, Joe Biden

(Foto: Montagem/Biden-Harris-Transition)


Veja os nomes anunciados nesta segunda para o gabinete de Biden:

 

Antony Blinken: ex-vice-secretário de Estado, foi nomeado para servir como secretário de Estado. Anteriormente ocupou cargos de relações exteriores no Capitólio, na Casa Branca e no Departamento de Estado.


Alejandro Mayorkas: ex-secretário adjunto do Departamento de Segurança Interna. Já foi aprovado pelo Senado dos EUA três vezes ao longo de sua carreira. É o primeiro latino e imigrante nomeado como secretário do Departamento de Segurança Interna.


Linda Thomas-Greenfield: embaixadora veterana com 35 anos no serviço de relações exteriores dos EUA. Trabalhou em quatro continentes. Foi indicada para servir como embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.


John Kerry: ex-secretário de Estado será o enviado presidencial especial para o Clima e fará parte do Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês). Com isso, será a primeira vez que o NSC incluirá um enviado dedicado às mudanças climáticas. Segundo a equipe de Biden, isso reflete o compromisso do presidente eleito de abordar as mudanças climáticas como uma questão urgente de segurança nacional. Kerry se candidatou a presidente em 2004, mas perdeu para o republicano George W. Bush, reeleito naquele ano.


Avril Haines: ex-vice-diretora da CIA e vice-conselheira de Segurança Nacional, será nomeada para atuar como diretora de inteligência nacional. Será a primeira mulher a liderar a comunidade de inteligência americana.


Jake Sullivan: será nomeado conselheiro de Segurança Nacional. É uma das pessoas mais jovens a ocupar essa função em décadas, aos 43 anos.


Segundo o jornal "The New York Times", a equipe reúne altos funcionários do governo Obama e a maioria trabalhou em conjunto no Departamento de Estado e na Casa Branca. Eles compartilham a ideia de política externa do Partido Democrata, que inclui cooperação internacional, fortes alianças e cautela quanto a intervenções estrangeiras após as guerras no Iraque e Afeganistão.

 

A imprensa americana havia divulgado no domingo (22) que Antony Blinken deveria ser indicado para o cargo de secretário de Estado, que é equivalente ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil. Ele substituirá Mike Pompeo, o maior braço-direito da política externa do governo de Donald Trump.

 

Anthony Blinken, futuro secretário de Estado de Biden, em foto de 2016 — Foto: Christian Hartmann/Reuters

Anthony Blinken, futuro secretário de Estado de Biden,

em foto de 2016 (Foto: Christian Hartmann/Reuters)

 

A escolha do experiente diplomata é uma decisão que pode marcar o retorno dos EUA ao multilateralismo, após o atual presidente americano ter se afastado dos aliados tradicionais do país.

 

Blinken, de 58 anos, é um dos principais colaboradores do democrata para política externa e foi o número dois do Departamento de Estado durante o governo de Obama, quando Biden era vice-presidente, e atuou como braço-direito de John Kerry — agora escolhido para ser o enviado especial para o clima.

 

O ex-secretário de Estado dos EUA John Kerry, que ocupou o cargo no governo Obama — Foto: Paul J. Richards/France Presse

O ex-secretário de Estado dos EUA John Kerry, que ocupou o cargo

no governo Obama (Foto: Paul J. Richards/France Presse)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O anúncio ocorre 20 dias após a eleição em que Biden derrotou Trump, embora o atual presidente ainda não tenha reconhecido a derrota.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.